Conheça Toto Wolff, o chefão da Mercedes na Fórmula 1

Austríaco é responsável pelo sucesso da marca na modalidade do automobilismo nos últimos anos

Quem assiste o espetáculo da Fórmula 1 aos finais de semana, nem imagina o que acontece nos bastidores da competição. Equipes gigantescas e funcionários designados para cada uma das funções são necessários para que o show aconteça de forma clara, segura e perfeita. Uma figura tem se destacado nos últimos anos pelo seu grande investimento no automobilismo mas, principalmente, a paixão. Conheça Toto Wolff, o chefão da Mercedes.

Quem é Toto Wolff, o número 1 da Mercedes?

Você provavelmente nunca ouviu falar de Torger Christian Wolff. Mas, se é apaixonado por Fórmula 1, conhece o nome Toto Wolff. O austríaco nascido em Viena, na Áustria, em 12 de janeiro de 1972, é descrito pelo site oficial da Mercedes como o CEO, chefe de equipe e co-proprietário da Mercedes-AMG Petronas F1. Hoje, aos 49 anos, detém 33% dos direitos da empresa.

Com origem humilde, foi nas pistas que tudo começou para Toto. Aos 17 anos, ele se apaixonou pelo automobilismo ao assistir o amigo competir em Nürburgring, na Alemanha. Três anos depois, passou a disputar ralis nacionais, carros de turismo e campeonatos mundiais de corrida GT, de acordo com o portal oficial da Mercedes. Em seu currículo, contabiliza 24 Horas de Nürburgring e Spa, na Bélgica, as 6 Horas, além de ser vencedor geral das 24 Horas em Dubai.

O austríaco decidiu abandonar as pistas em 1994 já que não obteve grande sucesso e, dessa maneira, passou a se dedicar aos negócios. Saiu da Universidade de Viena onde estudava economia e negócios para criar a sua primeira empresa de capital de risco com foco em tecnologia. Depois, em 2004, fundou a Marchsixteen, empresa de investimentos.

Toto surpreendeu o mercado e também a si mesmo já que os negócios prosperavam de vento em poupa. Em 2006, ele e o sócio Hans-Werner Aufrecht decidiram criar a HWA-AG, empresa focada em engenharia do automobilismo com forte ligação com a DTM, a Deutsche Tourenwagen Masters, Mercedes-Benz, mais de 450 vitórias em corridas de Fórmula 3 e um dos programas de corrida para clientes GT.

A ligação de Toto com a Fórmula 1 deu os primeiros passos em 2009 quando criou uma empresa para gerenciar pilotos de corrida. Depois, no mesmo ano, comprou 15% das ações na Williams F1 Team e, tornando-se também em 2012 diretor executivo da marca, conquistando a última vitória no Grande Prêmio da Espanha.

Em 2013, Toto passou a trilhar os caminhos na Mercedes onde assumiu o cargo diretor da Mercedes-Benz Motorsport, com responsabilidade pelos programas de automobilismo da empresa. A partir daí, a equipe alemã cresceu cada vez mais sob o comando de Toto na Fórmula 1 e Mercedes-EQ Fórmula E.

Sem titulo 170
Toto e lewis hamilto, parceiros de equipe. Foto: mercedes-amg petronas / reprodução @mercedesamgf1

A era Mercedes de Toto Wolff

A parceria entre o austríaco e a Mercedes pode ser traduzida com a palavra sucesso. Desde 2013, quando a negociação entre os dois lados aconteceu e Toto tornou-se o chefe da equipe na modalidade, a Mercedes conquistou sete duplas consecutivas no Campeonato Mundial, tornando-se a equipe de maior sucesso na história da Fórmula 1.

Segundo os dados oficiais disponíveis no site da Mercedes, de 2014 ao final de 2020, o time obteve 102 vitórias em corridas, uma porcentagem de vitórias de mais de 70%, com 9 títulos da competição.

Em 2008, o caminho de Toto cruzou com o de Lewis Hamilton, jovem piloto que sonhava em ter uma grande carreira no esporte. Dessa maneira, em 2008, o garoto finalmente estreou nas pistas mais famosas da Fórmula 1 e não parou mais.

Hoje, Lewis contabiliza 7 títulos mundiais da Fórmula 1 entre os anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. Já no campeonato de construtores, a Mercedes contabiliza 7 títulos, de 2014 até 2020.

Qual é o patrimônio de Toto Wolff?

Wolff contabiliza 30% das ações da Mercedes e isso é muito dinheiro. Mas antes mesmo de chegar até a equipe alemã, ele contava com 15% das ações da Williams. Mas ao partir para a rival, optou por vender a sua parte para investidores.

Em 2014, ele finalmente vendeu as ações ao encontrar o executivo de saúde norte-americano Brad Hollinger, que comprou 5% dos direitos. De acordo com a Forbes, a equipe na época valia $ 380 milhões de dólares.

O patrimônio de Toto, segundo o jornal inglês Daily Express UK, equivale $450 milhões de dólares, ou seja, mais de 230 milhões em reais na cotação atual em setembro de 2021. O seu salário é de 8 milhões de euros por ano, mais de 49 milhões de reais.

Toto é casado?

Toto é casado desde 2011 com Susie Wolff, uma ex-piloto de testes da Fórmula 1 que, hoje, é chefe da equipe da Rokit Venturi Racing na Fórmula E da Mercedes. Da união, nasceu Jack em 10 de abril de 2017, hoje com 4 anos.

Entretanto, Susie é a segunda mulher de Toto. Ele foi casado por 10 anos com Stephanie, com quem teve dois filhos, Benedict e Rosa. Como o CEO não possui redes sociais e são raros os momentos através da Mercedes, praticamente não se encontram fotos da vida pessoal do austríaco.

O empresário e diretor se divide com a família entre Londres, Suíça e os mais diferentes lugares do mundo aos finais de semana de provas. Nas redes sociais, os torcedores da Mercedes parecem adorar Toto, já que o transformam em memes e brincadeiras em todas as oportunidades.

Toto wolff e esposa
Toto, susie e jack, filho do casal. Foto: twitter reprodução / @susie_wolff

Leia também - Maiores campeões da Fórmula 1: confira quem lidera o ranking 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes