Veja as datas dos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa 2022

Partidas atrasadas da competição deverão prejudicar os clubes brasileiros com jogadores convocados; entenda por que e saiba quando o Brasil joga.

Devido o agravamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as partidas das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 precisaram ser adiadas. No entanto, em pré-acordo entre Conmebol e Fifa, essas partidas estão previstas para setembro e outubro, o que pode prejudicar diversos clubes brasileiros. Entenda por que e veja as datas das Eliminatórias da Copa.

Data das Eliminatórias pode prejudicar equipes brasileiras

Com os jogos atrasados das Eliminatórias pré-agendados para os meses de setembro e outubro, a Fifa precisará aumentar as datas que os jogadores ficarão disponíveis para suas seleções de nove para 12 dias. A previsão da entidade organizadora do futebol sul-americano, é que as partidas das Eliminatórias sejam: 2, 6 e 10 de setembro, além então de 7, 11 e 15 de outubro.

O fato impactará diretamente as equipes brasileiras, que podem perder seu atletas nos duelos de Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Isso porque, a CBF já informou que não paralisará as competições nacionais nas datas Fifa.

Brasil teve partidas contra colômbia e argentina, adiados
Brasil teve partidas contra colômbia e argentina, adiados (foto: lucas figueiredo/cbf)

Os atletas convocados por Tite, que atuam no Brasil, já perderiam a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil e a 20ª rodada do Brasileirão. No entanto, com o aumento das datas, os atletas também ficarão de fora do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, previsto para setembro.

Para o mês de outubro, os atletas já perderiam as partidas da 24ª e 25ª rodada do Brasileirão, mas agora, também ficam fora da 26ª.

Por que Conmebol adiou jogos das Eliminatórias da Copa?

O Brasil tinha data marcada para retornar seus jogos: dia 26 de março. A seleção entraria em campo para jogar contra a Colômbia, em Barranquilla, e quatro dias depois receberia a Argentina, no Recife. Ambas partidas pelas Eliminatórias da Copa. No entanto, a Conmebol decidiu adiar os confrontos.

Isso porque alguns países como a Inglaterra, exigiam que jogadores passassem por uma quarentena de 10 dias após voltarem da América do Sul. Com essa medidas, diversos atletas perderiam jogos importantes por seus clubes, que então não os liberariam para as partidas das seleções. Diante deste cenário e com o agravamento da pandemia de Covid-19, a Conmebol adiou os confrontos.

Último jogo do brasil nas eliminatórias ocorreu no dia 17 de novembro, com vitória contra o uruguai
Último jogo do brasil nas eliminatórias ocorreu no dia 17 de novembro, com vitória contra o uruguai (foto: lucas figueiredo/cbf)

Quais serão os jogos do Brasil nas Eliminatórias?

Nos meses de setembro e outubro, a Seleção Brasileira realiza as partidas das rodadas: 9, 10, 11 e 12, além dos jogos atrasados da 5ª e 6ª rodada. A ordem dos confrontos ainda não está definida, mas a tendência é os duelos adiados ocorram um em cada mês.

Setembro

  • Chile x Brasil - 9ª rodada
  • Brasil x Peru - 10ª rodada
  • Colômbia x Brasil - 5ª rodada

Outubro

  • Venezuela x Brasil - 11ª rodada
  • Brasil x Uruguai - 12ª rodada
  • Brasil x Argentina - 6ª rodada

No entanto, antes desses confrontos, o Brasil entra em campo pelas Eliminatórias da Copa, nas datas de maio e junho, previstas para 31 de maio a 8 junho. Pela 7ª rodada da competição, a equipe de Tite encara o Equador, no Beira-Rio. Já na rodada 8, a equipe viaja à Assunção, no Paraguai, para enfrentar a seleção da casa.

Logo em seguida, o time verde e amarelo parte rumo à Colômbia para a disputa da Copa América, de 14 de junho à 10 de julho.

Data das Eliminatórias da Copa

Logo após a conclusão das partidas de outubro, a Seleção volta a se reunir em novembro, para mais duas rodadas. O fato se repete em uma data extra no calendário, prevista para janeiro/fevereiro para mais dois confronto. E, por fim, mais dois jogos ocorrem em março, quando definirá as quatro equipes classificadas à Copa do Mundo, e o quinto colocado que irá para a repescagem.

Tite volta a convocar seleção para os jogos de junho
Tite volta a convocar seleção para os jogos de junho (foto: lucas figueiredo/cbf)

Como está a classificação das Eliminatórias?

Com quatros jogos disputados, o Brasil lidera a competição com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Na sequência está a Argentina com 10, seguida pelo Equador (9), Paraguai (6), e por fim o Uruguai (6), fecha o G-5. Abaixo da Celeste está Chile e Colômbia, ambos com quatro pontos, e a Venezuela com 3. Nas últimas posições, o Peru está em nono com um, assim como a Venezuela, com a mesma pontuação, mas em décimo lugar.

+ Brasileirão 2021: veja quando começa, onde assistir e premiação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes