Entenda como funciona as oitavas de final da Sul-americana 2021

Fase de grupos da competição classifica apenas os líderes de cada chave à próxima fase, enquanto demais classificados são oriundos da Libertadores; confira.

A Copa Sul-americana está na reta final de sua fase de grupos e algumas equipes já garantiram sua vaga às oitavas de final. Diferentemente da Libertadores, apenas o líder de cada chave avança à próxima fase, que ainda conta com as equipes que ficarem em terceiro lugar no principal torneio entre clubes do continente. Confira então quem está com a vaga garantida e como funciona as oitavas de final da Copa Sul-americana 2021.

Veja como funciona as oitavas da Sul-americana 2021

As oitavas de final da Copa Sul-americana 2021 tem um sistema diferente do adotado na Libertadores. Ao invés dos dois primeiros de cada grupo avançarem à próxima fase, apenas o líder continua na competição. Então, oito equipes avançam à fase do mata-mata, enquanto as oito vagas restantes ficam com os terceiros colocados da Liberta.

Até o momento, dois brasileiros já estão classificados às oitavas de final: Grêmio e RB Bragantino. Enquanto o Tricolor Gaúcho ainda joga na rodada, mas não pode ser ultrapassado, o Massa Bruta fechou a fase de grupos na liderança ao vencer o Tolima por 2 a 1 e o Emelec perder para o Talleres por 4 a 1.

Rb bragantino garantiu sua vaga às oitavas de final da sul-americana 2021
Rb bragantino garantiu sua vaga às oitavas de final da sul-americana 2021 (foto: twitter/@rebullbraga)

Por outro lado, Atlético Goianiense e Corinthians já não chegam às oitavas de final. O Dragão encerrou sua participação na fase de grupos com a segunda posição de seu grupo, enquanto o Timão ainda joga na rodada, mas não chega à pontuação do líder Peñarol e, por isso, apenas cumpre tabela na rodada.

Athletico e Ceará ainda sonham com a vaga e dependem apenas de si. Para o Furacão, um empate basta para conquistar a classificação, já o Vozão precisa da vitória, mas para não depender de ninguém e se garantir na próxima fase.

A situação do Bahia é a mais complicada até então. Para conquistar a vaga, precisa vencer o Montivideo City Torque e torcer então por uma derrota do Independiente para o lanterna da chave, Guabirá.

Bahia tem dura missão para avançar na sula
Bahia tem dura missão para avançar na sula (foto: felipe oliveira/@ecbahia)

Brasileiros da Libertadores na Sul-americana

Dos sete clubes brasileiros na Libertadores, apenas Internacional e Santos podem jogar a Sul-americana, visto que os outros cinco já estão classificados às oitavas de final do torneio. No entanto, o Colorado está próximo de avançar na competição e precisa apenas de um empate em casa.

Por outro lado, o Peixe não terá vida fácil e precisa vencer o Barcelona-EQU, além de torcer por um tropeço do Boca Juniors para avançar às oitavas da Libertadores. Caso fique em terceiro lugar, sua posição atual, o clube garante a vaga na Copa Sul-americana.

Sorteio das oitavas de final da Sul-americana

O sorteio das oitavas de final da Sul-americana 2021 ocorre possivelmente no mesmo dia da Libertadores, dia 1º de junho. Nele, equipes que terminarem na liderança de seus grupos ficarão no pote 1 e decidirão o confronto em casa, enquanto os clubes oriundos da Libertadores pertencerão ao pote 2.

As equipes do Libertad, Bragantino e Grêmio estão com a primeira posição de seus grupos garantidos na Sul-americana e com a vaga às oitavas de final.

Já pela Libertadores, Junior Barranquilla, Sporting Cristal e América de Cali estão na terceira posição, com a vaga assegurada então na Sula.

Paraguaios do libertad estão classificados na sul-americana
Paraguaios do libertad estão classificados na sul-americana (foto: twitter/@libertad_guma)

Pote 1 (classificados):

  • Bragantino (BRA)
  • Grêmio (BRA)
  • Libertad (PAR)

Disputam classificação:

  • Rosario Central (ARG) ou Huachipato (CHI)
  • Ceará (BRA), Arsenal (ARG) ou Bolívar (BOL)
  • Athletico/PR (BRA) ou Melgar (PER)
  • Peñarol (URU) ou River Plate (PAR)
  • Independiente (ARG) Montevideo (URU) e Bahia (BRA)

Pote 2 (terceiros colocados da Libertadores):

  • América de Cali (COL)
  • Sporting Cristal (PER)
  • Junior Barranquilla (COL)

Podem chegar em 3º:

  • Independiente Del Valle (EQU) ou Universitario (PER)
  • Olimpia (PAR) ou Always Ready (BOL)
  • Boca Juniors (ARG), Santos (BRA) ou The Strongest (BOL)
  • LDU (EQU) ou La Calera (CHI)
Santos pode jogar a sul-americana se ficar em terceiro em seu grupo na libertadores
Santos pode jogar a sul-americana se ficar em terceiro em seu grupo na libertadores (foto: twitter/@santosfc)

+ Oitavas de final da Libertadores 2021: como funciona e data do sorteio

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes