Libertadores: 4 brasileiros disputam última vaga; veja as chances

Santos, Corinthians, Athletico-PR e RB Bragantino duelam por uma vaga no torneio continental; saiba o que cada clube precisa para chegar à Libertadores.

Faltando duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, a competição desta temporada não é apenas imprevisível por conta da pandemia do coronavírus. Dentro de campo, o campeonato se mostra um dos mais disputados da era dos pontos corridos. Isso porque até o momento, três equipes brigam pelo título, cinco pelo rebaixamento e quatro pela última vaga da Libertadores.

Inter, Flamengo Atlético-MG, São Paulo e Fluminense já garantiram a vaga no torneio continental, pelo Brasileirão. Já o Palmeiras, campeão da Libertadores de 2020, tem passaporte carimbado na disputa por conta do título. Então, restam duas vagas para o futebol nacional.

Uma será destinada ao campeão da Copa do Brasil, no qual Palmeiras e Grêmio fazem a final. Como o Alviverde é o sexto colocado e já está garantido na Libertadores, uma nova vaga no Brasileirão abre para o sétimo colocado. Como o Grêmio ocupa atualmente esta posição, também se garante na Libertadores. Com ambas equipes com vaga garantida, independente do campeão da Copa do Brasil, abrirá uma vaga para o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro.

Nesta disputa, Corinthians, Santos, Athletico-PR e RB Bragantino brigam para definir quem representará o Brasil no torneio continental. No entanto, apenas um conseguirá a vaga.

O que cada clube precisa para conseguir a vaga?

Santos: Atualmente em oitavo lugar, o Peixe é o favorito para disputar a Libertadores, pois só depende de si. Uma vitória e um empate nas duas próximas rodadas já garantem o time da Vila no torneio, sem precisar "secar" ninguém. A equipe enfrenta o Fluminense, em casa, depois finaliza o Brasileirão contra o Bahia, fora.

Athletico-PR: Já o Furacão tem uma missão um pouco mais complicada. Para se garantir na competição, precisa vencer os dois próximos jogos, contra Grêmio e Sport, mas ainda precisa torcer por um tropeço do Peixe. Uma derrota no próximo jogo praticamente elimina as chances do Athletico-PR conseguir chegar à Liberta.

Corinthians: Com a derrota no clássico para o Santos, por 1 a 0, o Timão viu as chances de garantir vaga na próxima Libertadores reduzirem drasticamente. Agora, o clube precisa vencer seus dois próximos jogos (Vasco e Internacional), mas ainda precisará de uma combinação de resultados. O máximo de pontos que o Alvinegro pode chegar, é a 55. Ou seja, uma vitória do Santos na próxima rodada, já descarta a chance corintiana.

Corinthians precisa de uma combinação de resultados para conseguir a vaga na libertadores
Corinthians precisa de uma combinação de resultados para conseguir a vaga na libertadores (foto: rodrigo coca/corinthians)

RB Bragantino: Por fim, o RB Bragantino tem uma missão quase que impossível. Embora tenha a mesma pontuação que o Corinthians, o Massa Bruta fica atrás por conta do número de vitórias. Assim como o Timão, o máximo de pontos que a equipe de Bragança pode chegar, é 55. Então, mesmo que vença na próxima rodada, se o Peixe conseguir o triunfo diante do Fluminense, a equipe de Mauricio Barbieri dá adeus à chance da Libertadores.

Próximos jogos dos concorrentes

  • Santos: Fluminense (C), Bahia (F)
  • Athletico-PR: Grêmio (F), Sport (C)
  • Corinthians: Vasco (C), Internacional (F)
  • RB Bragantino: Goiás (F), Grêmio (C)

Quais as chances de cada equipe?

De acordo com o setor de estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 98,1% de chance de ficar com a vaga na Libertadores. No Brasileiro, o clube só precisa de um empate em um dos dois próximos jogos. Mas o clube também tem a possibilidade de participar do torneio, pela Copa do Brasil.

Logo depois aparece o Santos com 77,2%, que assim como o Tricolor, só depende de si para conquistar a vaga. O Athletico-PR aparece com 17,9%, o Corinthians com 4,5% e por fim, o RB Bragantino tem 2,3%.

+ FIFA divulga parcial do ranking de seleções; veja a posição do Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes