Novo formato da Champions League: o que muda na competição

O torneio contará com 36 equipes a partir da temporada 2024/25, alterando também o formato dos jogos

Em meio a polêmica envolvendo a criação da Superliga, novo torneio que reúne grandes equipes da Inglaterra, Espanha e Itália, a UEFA anunciou o novo formato para a Champions League. De acordo com a entidade, as mudanças começarão a valer apenas na temporada de 2024/25. Então, veja como vai funcionar a maior competição do futebol internacional.

Como é o novo formato da UEFA Champions League?

A UEFA decidiu repaginar a Champions League, a competição que dá ao vencedor a tão sonhada orelhuda, uma bolada em dinheiro e, principalmente, o título de campeão da temporada.

Agora, ao invés de 32, serão 36 equipes dos mais diferentes países da Europa disputando não a fase de grupos, mas sim uma única fase da liga, incluindo todos os participantes, conhecida como "sistema suíço". Cada time vai jogar 10 jogos, ou seja cinco em casa e cinco fora, contra 10 adversários diferentes.

Os oito melhores da liga se classificam automaticamente para a fase do mata-mata, enquanto clubes que terminarem entre o nono e o 24º lugar jogam um play-off com jogos de ida e volta em busca das últimas oito vagas para as oitavas de final.

O meio de qualificação para participar da Champions League continua o mesmo, através do desempenho nas ligas nacionais de cada país. Além disso, os jogos vão continuar durante a semana, respeitando o calendário do futebol europeu.

Sem titulo 111
Divulgação oficial feita pela uefa sobre novo formato das competições (uefa site oficial / www. Uefa. Com)

Liga Europa também sofre mudanças em seu formato

Não só a Champions League sofrerá alterações em seu sistema de jogo. A Liga Europa, outra competição importante no futebol internacional, também vai mudar a partir da temporada 2024/25.

Serão oito jogos na primeira fase, ida e volta, com equipes diferentes. Entretanto, até o momento, a Liga Europa continua com 32 equipes, já que a UEFA deixou em aberto a possibilidade de alterar para 36 equipes.

Qual é a posição da UEFA sobre a Superliga?

Depois de doze clubes da Europa se unirem para formar a Superliga europeia, uma competição oposta a Champions League, a EUFA posicionou-se totalmente contrária, ameaçando banir as equipes que participarem do novo torneio.

Em comunicado divulgado nas redes sociais na última segunda-feira (19), a UEFA juntamente com a Federação Inglesa de Futebol, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e a Federação Italiana de Futebol (FIGC), mostraram-se contrárias a criação da Superliga, repudiando totalmente a maneira como tudo aconteceu.

Entre as providências, as equipes participantes estarão proibidas de participarem de qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, além do fato de jogadores não puderem mais representar as suas seleções em torneios como Copa do Mundo e Eurocopa.

 

+ Veja quanto ganha o campeão da Champions League de 2021

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes