Novo formato da Champions League: o que muda na competição

O torneio contará com 36 equipes a partir da temporada 2024/25, alterando também o formato dos jogos

Em meio a polêmica envolvendo a criação da Superliga, novo torneio que reúne grandes equipes da Inglaterra, Espanha e Itália, a UEFA anunciou o novo formato para a Champions League. De acordo com a entidade, as mudanças começarão a valer apenas na temporada de 2024/25. Então, veja como vai funcionar a maior competição do futebol internacional.

Como é o novo formato da UEFA Champions League?

A UEFA decidiu repaginar a Champions League, a competição que dá ao vencedor a tão sonhada orelhuda, uma bolada em dinheiro e, principalmente, o título de campeão da temporada.

Agora, ao invés de 32, serão 36 equipes dos mais diferentes países da Europa disputando não a fase de grupos, mas sim uma única fase da liga, incluindo todos os participantes, conhecida como “sistema suíço”. Cada time vai jogar 10 jogos, ou seja cinco em casa e cinco fora, contra 10 adversários diferentes.

Os oito melhores da liga se classificam automaticamente para a fase do mata-mata, enquanto clubes que terminarem entre o nono e o 24º lugar jogam um play-off com jogos de ida e volta em busca das últimas oito vagas para as oitavas de final.

O meio de qualificação para participar da Champions League continua o mesmo, através do desempenho nas ligas nacionais de cada país. Além disso, os jogos vão continuar durante a semana, respeitando o calendário do futebol europeu.

Divulgação oficial feita pela UEFA sobre novo formato das competições (UEFA Site Oficial / www.uefa.com)

Liga Europa também sofre mudanças em seu formato

Não só a Champions League sofrerá alterações em seu sistema de jogo. A Liga Europa, outra competição importante no futebol internacional, também vai mudar a partir da temporada 2024/25.

Serão oito jogos na primeira fase, ida e volta, com equipes diferentes. Entretanto, até o momento, a Liga Europa continua com 32 equipes, já que a UEFA deixou em aberto a possibilidade de alterar para 36 equipes.

Qual é a posição da UEFA sobre a Superliga?

Depois de doze clubes da Europa se unirem para formar a Superliga europeia, uma competição oposta a Champions League, a EUFA posicionou-se totalmente contrária, ameaçando banir as equipes que participarem do novo torneio.

Em comunicado divulgado nas redes sociais na última segunda-feira (19), a UEFA juntamente com a Federação Inglesa de Futebol, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e a Federação Italiana de Futebol (FIGC), mostraram-se contrárias a criação da Superliga, repudiando totalmente a maneira como tudo aconteceu.

Entre as providências, as equipes participantes estarão proibidas de participarem de qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, além do fato de jogadores não puderem mais representar as suas seleções em torneios como Copa do Mundo e Eurocopa.

 

+ Veja quanto ganha o campeão da Champions League de 2021

 

Você pode gostar também
buy cialis online