Quais times brasileiros têm Mundial? Veja o ranking de clubes até 2022

Até 2004 o Mundial de Clubes era conhecido como Taça Intercontinental

Ganhar o Mundial de Clubes é uma conquista que simboliza uma temporada excelente para o clube campeão. Afinal, para chegar até a competição, o time precisa faturar antes o título no seu continente. Neste texto, você descobre quais times brasileiros têm Mundial e relembra um pouco de cada uma dessas conquistas.

Antes disso, é importante entender que até 2004 o Mundial de Clubes era conhecido como Taça Intercontinental e, alguns clubes nacionais só obtiveram o título nessa época.

Excepcionalmente em 2000, e depois a partir de 2005, é que a Fifa assumiu o controle oficial da competição, dando o nome de Mundial de Clubes da Fifa. Em 2017, por fim, a entidade reconheceu todos os títulos anteriores a 2005 como Mundiais de Clubes também.

+ Em que ano o Brasil perdeu de 7x1 na Copa do Mundo? Relembre o pior dia da Seleção Brasileira

Quais times brasileiros têm Mundial de Clubes

Entre os times brasileiros que têm Mundial, um deles se destaca como o mais vitorioso. O São Paulo. É ele quem puxa a lista de brasileiros, como três títulos mundiais.

Em seguida, aparecem Corinthians e Santos, com duas taças. Na sequência, os clubes com apenas um título. Vamos ao ranking dos times brasileiros que têm Mundial abaixo:

São Paulo - Quais times brasileiros têm Mundial

O auge do São Paulo na esfera internacional ocorreu no início dos anos 90. Com duas conquistas seguidas da Copa Libertadores, nos anos de 1992 e 1993, a equipe paulista chegou a duas finais mundiais nesta fase.

Nas decisões, vitórias diante de Barcelona (1992) e Milan (1993). O grupo era comandado pelo célebre treinador Telê Santana, tendo como destaque em campo o meia Raí.

A terceira e última taça mundial erguida pelo Tricolor paulista foi em 2005. Na ocasião, o time triunfou contra o Liverpool por 1 a 0, após atuação irreparável do goleiro Rogério Ceni, hoje, treinador da equipe.

Com este título, o São Paulo ultrapassou o Santos como maior campeão mundial entre os brasileiros.

Santos - Quais times brasileiros têm Mundial

A era de ouro do Santos, encabeçada por Pelé, rende muitos frutos ao clube da Vila Belmiro.  Nos anos 60, o alvinegro praiano faturou conquistas em âmbito nacional, continental e ainda mundial.

À época chamada de Taça Intercontinental, a disputa foi vencida pelo Santos em 1962 e 1963. As finais que o alvinegro ganhou foram contra Benfica e Milan.

Contra os portugueses foram dois jogos, um no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e outro no estádio da Luz, em Lisboa. Em ambos, vitória santista e show do Rei Pelé: 3x2 em solo brasileiro e 5x2 em terras lusitanas. O camisa 10 balançou as redes duas vezes no jogo de ida e outras três na partida de volta.

Em 1963, diante do Milan, a dificuldade foi maior. Após dois jogos com o mesmo placar de 4 a 2 - um no estádio San Siro, Milão, e outro no Maracanã - o Santos venceu o confronto de desempate por 1 a 0, novamente no estádio carioca.

O autor do gol foi Dalmo, de pênalti, sob os olhares dos mais de 120 mil torcedores presentes.

Na era Neymar, o Santos voltou a uma decisão de Mundial de Clubes, porém não foi páreo para o fortíssimo Barcelona de Messi. O clube da Vila Belmiro perdeu por 4 a 0 na partida e amargou o vice-campeonato.

Corinthians - Quais times brasileiros têm Mundial

O Corinthians ostenta o posto de ter sido o primeiro campeão do Mundial de Clubes organizado pela Fifa, em 2000. Entre os clubes convidados, dois brasileiros: Corinthians e Vasco. A dupla, inclusive, fez a final, com título para o Corinthians, nos pênaltis.

Doze anos depois, foi a vez do Corinthians ser campeão em cima do poderoso Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante peruano e ídolo corintiano Paolo Guerrero.

Flamengo - Quais times brasileiros têm Mundial

Não tem como falar de títulos do Flamengo sem citar o craque Zico. Camisa 10 do rubro-negro carioca, ele foi o nome de maior destaque no clube durante os anos 80, tendo alcançado o Mundial em 1981. A partida foi um show flamenguista, com vitória por 3 a 0 contra o Liverpool, com gols de Nunes (duas vezes) e Adílio.

Esta foi a única conquista a nível mundial do Flamengo. A equipe passou perto de ser campeã mais uma vez em 2019, liderada pelo treinador português Jorge Jesus. Mas acabou sendo derrotada na prorrogação por 1x0. Curiosamente, a derrota foi para o mesmo Liverpool, dessa vez por 1 a 0, com gol do brasileiro Roberto Firmino.

Grêmio

Logo após a conquista do Mundial pelo Flamengo, outro brasileiro levou o título nos anos 80.

Em 1983, o Grêmio obteve a glória máxima ao superar o Hamburgo por 2 a 1. Mas a conquista veio com bastante dificuldade. Após 1 a 1 no tempo normal, o Tricolor gaúcho ampliou o placar na prorrogação para sair com o troféu. O nome do jogo foi Renato Gaúcho. O atacante balançou as redes no primeiro tempo e também no tempo extra, sendo o melhor em campo na partida.

A conquista demarcou o primeiro título mundial de um clube do Sul do Brasil.

O Grêmio fez outras finais de Mundial em 1995 e 2017, mas esbarrou nos europeus Ajax (na disputa de pênaltis) e Real Madrid, respectivamente.

Internacional

E o posto do Grêmio como único time do Sul campeão mundial foi quebrado pelo seu rival, o Internacional.

Em 2006, o Colorado alcançou um feito e tanto ao bater o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Eto'o. O clube ganhou de 1x0, com o tento sendo marcado por Adriano Gabiru.

A conquista rendeu ao Inter seu único título Mundial até hoje. A equipe ainda chegou novamente ao torneio em 2010, mas saiu derrotada antes mesmo da decisão, perdendo para o africano Mazembe na semifinal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes