Quando começa as oitavas de final da Copa do Mundo 2022 no Catar

Saiba quando as oitavas de final na Copa do Catar vão começar e quem já está classificado

Trinta e duas seleções disputam a fase de grupos na Copa do Mundo do Catar, mas só dezesseis avançam para as oitavas de final. Em cada chave, somente os dois melhores disputarão a primeira etapa do mata-mata em partida única, seguindo o chaveamento da FIFA. Entenda como funciona as oitavas, a data e quais seleções já estão dentro.

 

LEIA TAMBÉM:

Data das oitavas de final da Copa do Mundo 2022

Os jogos das oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA estão marcados para os dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro no Catar e contará com 16 seleções.

Com o calendário já definido, as seleções seguem o chaveamento imposto pela FIFA no sorteio realizado em abril deste ano. Na primeira fase do mata-mata, o líder do grupo A, por exemplo, vai jogar contra o segundo colocado do grupo B, e assim sucessivamente até o grupo H.

Serão oito jogos no total, dois por dia divididos em duas faixas: 12h e 16h, horário de Brasília, além de estádios completamente diferentes.

Confira a tabela completa com todas as datas das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

 

SÁBADO (03 de dezembro):
Holanda x Estados Unidos - 12h
Argentina x Austrália - 16h

DOMINGO (04 de dezembro):
França x Polônia - 12h
Inglaterra x Senegal - 16h

SEGUNDA-FEIRA (05 de dezembro):
Japão x Croácia - 12h
Brasil x Coreia do Sul - 16h

Terça-feira (06 de dezembro):
Marrocos x Espanha - 12h
Portugal x Suíça - 16h

Como funciona as oitavas da Copa do Mundo?

Ao fim da terceira e última rodada na fase de grupos, dezesseis seleções se classificam para as oitavas de final, a primeira etapa do mata-mata no torneio da FIFA, sendo os líderes de cada grupo e os segundos lugares.

O chaveamento das oitavas de final na Copa do Mundo segue o seguinte formato: o 1º B x 2ª A, enquanto o 1º C joga contra o 2º D e assim sucessivamente até o grupo H, o último na chave.

As oitavas são disputadas em partida única, ou seja, quem vencer passa para as quartas na Copa do Mundo. Porém, em caso de empate no tempo normal, a prorrogação será iniciada. Se a igualdade persistir, aí a disputa de pênaltis entre as seleções define quem avança.

Os oito vencedores vão para as quartas de final, onde seguem o chaveamento definido pela FIFA.

Países classificados para as oitavas de final da Copa do Mundo

Brasil, Portugal, França, Holanda e Senegal se classificaram para as oitavas da Copa do Catar. A situação nos outros grupos segue embolada.

  • FRANÇA (grupo D)

Pelo grupo D, os franceses venceram a Austrália na primeira rodada por 4 a 1, enquanto na segunda superaram os dinamarqueses por 2 a 1, com dois gols de Mbappé. Líder com 6 pontos, o resultado colocou os Le Bleus na próxima fase com uma rodada de antecedência.

  • BRASIL (Grupo G)

O resultado desta segunda-feira, no Estádio 974, garante que o Brasil, pentacampeão mundial, se classifique confortavelmente para as oitavas de final, faltando ainda um jogo pela fase de grupos do torneio contra Camarões.

  • PORTUGAL (Grupo H)

portugal se juntou à França e ao Brasil para confirmar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA no Catar na segunda-feira, depois de derrotar o Uruguai por 2 x 0 em sua segunda partida do Grupo H, no Lusail Stadium na segunda feira.

Dois gols de Burno Fernandes, incluindo um gol de pênalti nos acréscimos do segundo tempo, levaram Portugal ao topo do Grupo H, com todas as seleções restantes ainda nebulosas sobre seu destino até a última rodada.

  • HOLANDA (Grupo A)

O elenco holandês venceu o Catar na terceira e última rodada da fase de grupos para carimbar o seu passaporte até as oitavas. O elenco busca o primeiro título mundial da sua história.

  • SENEGAL (Grupo A)

De virada, o Senegal venceu Equador na última rodada do grupo A para se juntar as outras seleções nas oitavas de final. O elenco africano garantiu-se na vice-liderança com 6 pontos, duas vitórias e uma derrota.

  • INGLATERRA (Grupo B)

Com 7 pontos conquistados em duas vitórias e um empate, a Inglaterra garantiu a liderança no grupo B da Copa do Mundo no Catar e carimbou o passaporte até as oitavas.

  • ESTADOS UNIDOS (Grupo B)

A equipe norte-americana conquistou a vaga na última rodada da Copa do Mundo. Diante do Irã, venceu por 1 a 0, para confirmar o seu espaço na próxima fase com 5 pontos em segundo lugar.

  • ARGENTINA (Grupo C)

Os hermanos conquistaram o seu espaço nas com emoção. Foram 6 pontos na liderança, deixando para trás as outras três seleções.

  • POLÔNIA (Grupo C)

Na terceira e última rodada da fase de grupos, os poloneses perderam para a Argentina, mas mesmo assim conquistaram a vaga nas oitavas como segundo colocado.

  • AUSTRÁLIA (Grupo D)

Com a vitória diante da Dinamarca na terceira e última rodada, passou como segundo colocado no grupo D com o total de 6 pontos acumulados.

  • JAPÃO (Grupo E)

Os japoneses surpreenderam ao vencerem os espanhóis e, dessa maneira, passar em primeiro lugar no grupo E na Copa do Mundo.

  • ESPANHA (Grupo E)

Os espanhóis garantiram a vaga nas oitavas, mas em segundo lugar no grupo E.

  • MARROCOS (Grupo F)

A seleção de Marrocos é outra grande surpresa da Copa do Mundo do Catar. O elenco árabe passou em primeiro no grupo F.

  • CROÁCIA (Grupo F)

Atual vice-campeão do mundo, a Croácia também está classificada para as oitavas de final do Mundial da FIFA, mas em segundo lugar. O elenco é um dos favoritos à alcançar a grande final.

  • SUÍÇA (Grupo G)

Na última rodada, a Suíça ganhou da Sérvia de virada e conquistou a classificação para as oitavas em segundo lugar, atrás do Brasil.

  • COREIA DO SUL (Grupo H)

Os sul-coreanos foram outra grande surpresa da Copa do Mundo. O elenco se garantiu nas oitavas depois de superar Portugal na última rodada do grupo H.

Como assistir aos jogos das oitavas na Copa do Mundo?

Assim como na fase de grupos, todos os jogos da Copa do Mundo do Catar serão transmitidos na Globo, na TV aberta, além do SporTV. Entre as plataformas, dá para assistir no GloboPlay, o portal GE, o canal do Casimiro e o FIFA+ em todo o Brasil.

Na TV aberta, os torcedores poderão acompanhar o embate ao vivo e de graça. Já no SporTV, somente assinantes tem acesso aos canais da emissora.

Todas as plataformas digitais,  GloboPlay, o portal GE, os canais do Casimiro e o FIFA+ exibem de graça as partidas do Mundial em todos os dias.

Oitavas de final
Oitavas serão em dezembro. Foto: dci / tássio mourão

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes