Quem é o maior campeão da Concacaf? Veja a lista até 2021

Competição disputada entre equipes da América do Norte, Central e o Caribe, e três países da América do Sul.

A Liga dos Campeões da Concacaf é uma competição disputada por equipes da América do Norte, Central e o Caribe e por três nações da América do Sul: Guiana, Suriname e a Guiana Francesa. O torneio ocorre de forma oficial desde 1962, mas ao longo dos anos já teve nome e formato alterados. No entanto, quem é o maior campeão da Concacaf?

Quem é o maior campeão da Concacaf?

Quem é o maior campeão da concacaf
Com sete títulos, américa do méxico é então o maior campeão da liga dos campeões da concacaf - foto: america/divulgação

O time mexicano América é o maior vencedor do Concacaf. O clube tem ao longo da competição sete títulos (1977, 1987, 1990, 1992, 2006, 2015, 2016) e nenhum vice. No entanto, os mexicanos possuem uma ampla soberania na competição. Das 57 edições disputadas até então, o país latino-americano venceu 36.

No total, 25 clubes já conquistaram o título do principal torneio entre equipes da América Central e do Norte. Na sequência estão os costa-riquenhos, que já ganharam o torneio seis vezes, seguido por El Salvador que tem três troféus.

Já o Suriname, Guatemala, Honduras, Trindad e Tobago, Estados Unidos e Haiti possuem dois títulos, cada.

Desde a temporada 2008-09, quando o formato da competição foi alterado, o maior campeão da Concacaf é o clube mexicano do Monterrey. O clube conquistou quatro títulos desde então, sendo três canecos consecutivos 2010-11, 2011-12 e 2012-13.

Quem é o atual campeão da Concacaf?

O atual campeão da Concacaf é a equipe do Tigres, que possui um título e está longe de ser o maior vencedor. Com o título de 2020, a equipe mexicana ganhou o direito de disputar o Mundial de Clube e terminou a competição em segundo lugar, ao perder a final para o Bayern de Munique por 1 a 0.

Na semi, o time mexicano eliminou o Palmeiras ao vencer pelo placar mínimo de 1 a 0. Já em sua partida de estreia na competição, a equipe passou pelo Ulsan Hyundai ao ganhar o embate por 2 a 1.

O que significa as siglas Concacaf?

Concacaf é a abreviação de Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, entidade que organiza a competição. Fundada em 1961, a confederação organiza a Liga dos Campeões da Concacaf, além das Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe para definição dos representantes na Copa do Mundo.

Com funciona a Liga dos Campeões da Concacaf?

A edição de 2021 da Liga dos Campeões da Concacaf foi composta por 16 equipes e ocorreu no formato eliminatório. Em virtude da pandemia de Covid-19, o torneio que estava programado para iniciar em fevereiro de 2021, começou em abril, mas define o seu grande campeão no mês de outubro.

O sorteio definiu os confrontos das oitavas de final e todo o chaveamento da competição. Na decisão, que ocorre em jogo único, estão duas equipes mexicanas: Monterrey x América. Quem vencer o confronto será o grande campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2021.

Por ter a melhor campanha, a equipe de Monterrey decide o título em casa, no Estádio BBVA Bancomer, dia 28 de outubro, mas às 23h (horário de Brasília).

Entre os participantes, a organização dividiu as equipes em dois potes para realização do sorteio. No pote 1 ficaram:

  • Cruz Azul (México)
  • Monterrey (México)
  • América (México)
  • Portland Timbers (Estados Unidos)
  • Toronto FC (Canadá)
  • Philadelphia Union (Estados Unidos)
  • Columbus Crew SC (Estados Unidos)
  • Atlanta United (Estados Unidos)

Por outro lado, no segundo pote estavam as equipes do:

  • León (México)
  • Saprissa (Costa Rica)
  • Marathón (Honduras)
  • Alajuelense (Costa Rica)
  • Olimpia (Honduras)
  • Atlético Pantoja (República Dominicana)
  • Real Estelí (Nicarágua)
  • Arcahaie (Haiti)

 

LEIA TAMBÉM

+ Neymar, CR7 e Messi: lista dos finalistas do ‘Bola de Ouro 2021’

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes