Quem foi campeão da Sul-Americana 2022: del Valle conquista 2º título

Independiente Del Valle e São Paulo disputaram final da Copa Sul-Americana 2022 neste sábado, na Argentina

O Independiente Del Valle é quem foi campeão da Sul-Americana 2022! O elenco venceu o São Paulo por 2 x 0 neste sábado, 1º de outubro, e conquistou o segundo título da competição! O palco do confronto foi o Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, enquanto os gols foram de Lautaro Díaz e Lorenzo Faravelli.

O primeiro título do Independiente Del Valle na Sul-Americana foi conquistado em 2019, quando ganhou do Colón na final.

Quem foi campeão da Sul-Americana foi Independiente del Valle

Ao vencer o São Paulo por 2 x 0 neste sábado, o Independiente Del Valle é quem foi campeão da Copa Sul-Americana 2022! Em jogo realizado na Argentina, em 1º de outubro, o elenco equatoriano levanta o troféu pela segunda vez na história. O primeiro título foi conquistado em 2019, no Estádio General Pablo Rojas.

O time campeão do Independiente Del Valle, comandado por Martín Anselmi, foi para campo com: Ramírez; Chávez, Segovia, Schunke, Carabajal, Fernández; Angulo Solorzano, Faravelli, Pellerano; Díaz e Sornoza.

 

PRIMEIRO TEMPO DA FINAL DA COPA SUL-AMERICANA:

Sábado, tarde quente no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. Nas arquibancadas, a torcida do São Paulo transparecia com as camisas brancas e tricolor, nas cores preto, vermelho e branco.

Os times entraram em campo para a execução do hino brasileiro e equatoriano. Na torcida, o barulho crescia e estava cada vez mais alto. Início de jogo, o Tricolor buscou logo de cara abrir o placar, mas esbarrou na boa marcação.

Aos 11 minutos, a primeira boa oportunidade do jogo saiu dos pés de Lautaro Díaz. Na defesa, Felipe Alves trabalhou bem com o pé direito e impediu o ataque. Porém, o elenco são paulino tomo um baque minutos depois. Com 13 minutos no relógio, a defesa do São Paulo errou a saída, não fez o corte e Lautaro, dentro da área, recebeu de Faravelli onde, em chute cruzado, abriu o placar.

A partir daí, o Del Valle ampliou o seu domínio na final. Calleri respondeu para o Tricolor aos 16, mas o chute foi muito fraco. Aos 17, Sornoza de fora da área mandou direto para o goleiro Felipe Alves que defendeu.

Principal jogador de ataque dos brasileiros, Calleri aos 19 minutos chegou bem na área, mas acabou desarmado pela defesa rival. Foi assim até o apito do intervalo, com o argentino pressionando a defesa dos equatorianos.

A última oportunidade saiu aos 38, com o impedimento marcado. No finalzinho do primeiro tempo, o Del Valle pouco apareceu. Com o apito, os jogadores foram para o vestiário.

Assista ao gol de Lautaro Díaz.

SEGUNDO TEMPO DA FINAL DA COPA SUL-AMERICANA:

Se no primeiro tempo o desempenho do São Paulo foi morno, o do início do segundo foi completamente diferente, em clima quente entre os jogadores. Com apenas 1 minuto, Rodrigo Nestor levou perigo para o goleiro Ramírez.

Na sequência, Igor Vinícius cruzou bem na cabeça de Calleri, mas o atacante mandou a bola na trave. Novamente aos 4, o argentino sozinho na pequena área mandou a bola pertinho do gol.

A postura do São Paulo mostrou-se completamente diferente, com pressão total em cima do Independiente Del Valle. Pablo Maia em chute cruzado, aos 8 minutos, mandou a bola para a direito do gol.

Se o Tricolor quis jogo, o Independinete mostrou-se mais resistente e catimbeiro, enquanto aguardou pelo tempo passar para se manter na vantagem do placar. Luciano apareceu aos 19 em desvio, mas mandou para tiro de meta.

O jogo ia se resolvendo para o São Paulo, mas aos 21 minutos o Del Valle conseguiu ampliar o placar com Faravelli. A jogada começou com Sornoza e, desta vez, foi Lautaro quem deu o passe para Lorenzo Faravelli e, em grande espaço na defesa tricolor, marcou o segundo gol.

Confira como foi o gol do Faravelli.

 

O São Paulo se recuperou rápido com Calleri. Ramírez defendeu, mas o argentino ainda fez falta na área dos equatorianos. Rogério Ceni trocou jogadores para

Para evitar o terceiro, Felipe Alves pulou para defender o chute de João Ortiz. Na reta final da partida, o ataque do São Paulo tentou se recompor e buscar a reação, mas a desorganização da formação atrapalhou em cada lance. Éder chegou bem aos 36, mas estava impedido.

Galoppo, aos 40 minutos, teve praticamente a última chance do São Paulo em chute cruzado próximo da trave direita do Del Valle. Os brasileiros seguiram na busca pelo gol, enquanto o elenco equatoriano apenas se segurou na defesa.

Seis minutos de acréscimos. Se a situação poderia piorar para o São Paulo, Calleri recebeu o segundo amarelo após falta e foi expulso. Em sequência, Diego Costa também foi expulso porque também tinha amarelo. Diego acertou o rosto de Ayoví.

Sem tempo para mais nada, quem foi campeão da Sul-Americana 2022 foi o Independiente Del Valle em placar de 2 x 0, com gols de Lautaro Díaz e Faravelli.

 

+ Premiação da Sul Americana 2022: quanto ganha o campeão?

Quantos títulos da Sul-Americana tem o Independiente del Valle?

Agora que venceu a final de 2022, o Independiente Del Valle tem dois títulos na Copa Sul-Americana. O primeiro troféu foi conquistado em 2019, contra o Colón, da Argentina.

O elenco equatoriano venceu o Unión de Santa Fé na primeira fase, para depois passar pelo Universidad Católica, do Chile, com extrema facilidade nos dois jogos. Classificado para as oitavas de final, o elenco passou pelo Caracas e depois o Independiente, elenco argentino, nas quartas de final.

Na semifinal, venceu o Corinthians após uma vitória e um empate na volta, pronto para carimbar o passaporte para a definição da final da temporada.

O Estádio General Pablo Rojas, Assunção, no Paraguai, recebeu a disputa do Independiente del Valle e Colón no dia 9 de novembro. O grupo equatoriano abriu o placar com León, com o segundo aos 41 minutos com Sánchez.

No segundo tempo, Olivera descontou para o Colón mas nos acréscimos, Dájomea fechou o placar em 3 x 1, para dar o troféu inédito ao Independiente del Valle.

Quem foi campeão da sul-americana
Equipe venceu em 2019. Foto: reprodução / independiente del valle @idv_ec

+ Saiba qual vai ser o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022 

Maiores campeões da Copa Sul-Americana

Agora que você já sabe quem foi campeão da Sul-Americana em 2022, vai descobrir também os maiores campeões da história no torneio.

Boca Juniors, Independiente (Argentina), Athletico PR e Independiente Del Valle são os maiores campeões da Copa Sul-Americana, com dois títulos para cada.

Dezessete equipes já levantaram o troféu da competição. A primeira edição, idealizada pela Conmebol, aconteceu em 2002, com a vitória do San Lorenzo, da Argentina, diante do Atlético Nacional, da Colômbia.

Logo após os quatro maiores campeões, outras treze equipes também estão na lista, incluindo o Internacional e a Chapecoense.

Quer saber quem são os todos os campeões da Sul-Americana? Confira a lista completa.

 

  • Boca Juniors – 2 títulos (2004 e 2005)
  • Independiente del Valle – 2 títulos (2019 e 2022)
  • Independiente – 2 títulos (2010 e 2017)
  • Athletico PR – 2 títulos (2018 e 2021)
  • LDU Quito – 1 título (2009)
  • River Plate – título (2014)
  • Lanús – 1 título (2013)
  • San Lorenzo – 1 título (2002)
  • Cienciano – 1 título (2003)
  • Pachuca - 1 título (2006)Arsenal – 1 título (2007)
  • Internacional – 1 título (2008)
  • São Paulo – 1 título (2012)
  • Universidad de Chile – 1 título (2011)
  • Santa Fé – 1 título (2015)
  • Chapecoense – 1 título (2016)
  • Defensa y Justicia – 1 título (2020)

 

Leia também: Onde vai ser a final da Libertadores 2022? Vai mudar de lugar? 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes