Rússia fora da Copa do Mundo 2022: entenda a expulsão da seleção

Seleção está fora da disputa em 2022 após a invasão de tropas russas na Ucrânia no último dia 24 de fevereiro

A Rússia está oficialmente fora da Copa do Mundo de 2022. A decisão foi comunicada pela FIFA na segunda-feira, 28 de fevereiro, por decisão unanime entre o Conselho da FIFA e o Comitê Executivo da UEFA após a invasão de tropas russas na Ucrânia. A competição vai acontecer em novembro deste ano. Entenda porque a Rússia está fora da Copa e o que acontece com a equipe agora.

 

VEJA:

Final da Copa do Mundo 2022

Argentina é campeã da Copa do Mundo 2022

Rússia está fora da Copa 2022

Depois de garantir vaga na semifinal da repescagem das Eliminatórias, a Seleção da Rússia foi suspensa da Copa do Mundo do Catar, marcada para novembro de 2022. A decisão foi tomada após a reunião entre o Conselho da FIFA e o Comitê Executivo da UEFA pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, formalizada logo após a invasão das tropas militares russas em todo o país.

A resolução também se aplica para todas as equipes russas que disputam as competições da UEFA, como Champions League, Liga Europa e a Conference League. A suspensão é válida até novo aviso da FIFA. Dessa maneira, a seleção nacional e as equipes só poderão disputar quando a entidade decidir.

Assim como no masculino, a Seleção da Rússia Feminina também está impedida de jogar. Em julho, está fora da Eurocopa que será disputada na Inglaterra. Portugal é quem deve entrar na vaga do time.

Confira a seguir a nota oficial da FIFA em respeito a suspensão da Rússia.

 

"Na sequência das decisões iniciais adoptadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, que previa a adopção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação em ambos competições da FIFA e da UEFA até novo aviso.

Estas decisões foram adoptadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos de decisão de ambas as instituições sobre assuntos tão urgentes.

O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos".

FIFA Media on Twitter: "FIFA/UEFA suspend Russian clubs and national teams from all competitions▶️ https://t.co/Q2htzW3W9z pic.twitter.com/LFo1bUtqmm / Twitter"

FIFA/UEFA suspend Russian clubs and national teams from all competitions▶️ https://t.co/Q2htzW3W9z pic.twitter.com/LFo1bUtqmm

Rússia nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Após disputar dez rodadas nas Eliminatórias da Copa do Catar pela Europa, a Rússia terminou em segundo lugar no grupo H com 22 pontos, ou seja, venceu sete partidas, empatou uma e perdeu duas, ficando atrás somente da Croácia, que se garantiu de maneira direta até a competição da FIFA.

Após o sorteio realizado pela UEFA, a entidade responsável por organizar as Eliminatórias para a Copa no continente, ficou definido que a Rússia enfrentaria a Polônia na semifinal do torneio, onde o vencedor segue até a final para jogar contra Suécia ou República Tcheca.

Entretanto, com a guerra dos russos com a Ucrânia, jogadores da Polônia se mostraram contrárias à ideia de entrar em campo contra o adversário. A Federação da Polônia de Futebol se pronunciou em 27 de fevereiro e mostrou não querer jogar. Jogadores do time nacional, como Robert Lewandowski, também se mostraram contrários a opção de jogar.

Com a decisão da FIFA e UEFA, a Polônia ganhou por 3 a 0, com o WO, e avança para a final da repescagem eliminatória da temporada. Agora, vai enfrentar a Suécia ou República Tcheca.

O que acontece com as equipes russas?

Se a Seleção da Rússia está fora das Eliminatórias e da Copa do Mundo, as equipes russas também foram excluídas de disputar torneios da UEFA como a Champions, Liga Europa e a Conference League.

A equipe de Spartak Moscow, da capital do país, foi oficialmente eliminada da Liga Europa. O elenco se classificou após terminar em primeiro lugar no grupo C com 10 pontos, e enfrentaria o RB Leipzig nas oitavas após o sorteio da UEFA na última semana.

Agora, o time alemão avança de maneira direta para as quartas de final.

O que diz a Rússia sobre a suspensão?

Horas depois da decisão da FIFA e da UEFA sobre a suspensão da Rússia na Copa do Mundo e também das equipes do país, a Federação de Futebol da Rússia se pronunciou de maneira contrária as decisões das entidades.

A FUR ainda pode recorrer no TAS, o Tribunal Arbitral do Esporte, onde se a guerra entre os dois países cessar, as suspensões podem cair e, então, os elencos recuperarem os direitos de jogarem.

Confira a seguir o pronunciamento da Federação da Rússia.

 

"A União de Futebol da Rússia (FUR) se opõe categoricamente à decisão da FIFA e da UEFA de suspender todas as equipes russas das competições internacionais até novo aviso.

Acreditamos que essa decisão é tanto uma violação de todos os padrões e princípios que regem a competição internacional quanto contra o espírito esportivo e o jogo limpo.

É explicitamente discriminatório e afeta um enorme número de atletas, treinadores e treinadores, dirigentes de clubes e seleções e, mais importante, milhões de torcedores russos e internacionais, cujos interesses, certamente, devem ser a prioridade de todas as organizações esportivas internacionais.
Ações desse tipo são extremamente divisivas para a comunidade esportiva internacional, que até agora sempre aderiu aos princípios de igualdade, respeito mútuo e independência da política.

A FUR reserva-se o direito de contestar esta decisão da FIFA e da UEFA, de acordo com a lei desportiva internacional".

 

Leia também:

Grenal é adiado após confusão em ataque ao ônibus do Grêmio

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes