Saiba quem são os brasileiros que estarão na Eurocopa

Sete atletas com nacionalidade do país verde e amarelo disputam o principal torneio de seleções europeias neste ano; veja quem são.

A Eurocopa 2020 começa nesta sexta-feira (10) e, mesmo sendo uma competição com apenas seleções europeias, sete brasileiros estarão em campo. Cinco seleções do velho continente contam com jogadores que nasceram no país do futebol ou que são filhos de pais tupiniquins e poderiam vestir a camisa verde e amarela. Confira então os brasileiros presentes na Eurocopa.

Itália terá três brasileiros na Eurocopa

Turquia e Itália fazem o jogo de abertura da Eurocopa 2020, nesta sexta-feira (10), às 16h (horário de Brasília). A seleção italiana é justamente a que conta com mais jogadores brasileiros em seu elenco. Os atletas Jorginho, Emerson Palmieri e Rafael Tolói, ambos nasceram no país tupiniquim, mas vestem a camisa da Squadra Azzurra e estarão nesta edição do torneio.

O volante do Chelsea é natural de Imbituba-SC, mas mudou-se para a Itália em 2007 e fez a base no Verona. O lateral esquerdo, companheiro de Jorginho na equipe inglesa, é de Santos-SP e começou sua carreira na equipe da Vila Belmiro. Com passagens pelo Palermo e Roma, o atleta chegou a jogar pela Seleção Brasileira nas categorias de base, mas se naturalizou italiano. Por fim, Rafael Tolói é de Glória D'Oeste-MT, também passou pelo time canarinho na base, mas atualmente atua pelos italianos.

Jorginho e emerson palmieri jogam pela seleção da itália
Jorginho e emerson palmieri jogam pela seleção da itália (foto: twitter/@chelseafc)

Mário Fernandes joga como lateral direito e é natural de São Caetano do Sul-SP. O atleta fez sua base no Grêmio e chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira principal. No futebol russo desde 2012, o jogador decidiu tirar a cidadania do país e esteve na Copa do Mundo de 2018, defendendo a seleção russa.

O paranaense Marlos é natural de São José do Pinhais. O atleta fez sua base no Coritiba e após brilhar no profissional do Coxa, foi comprado pelo São Paulo. Depois de três temporadas no Tricolor, o Metalist Kharkiv, da Ucrânia, adquiriu os direitos do atleta, mas em 2014 o meia foi para o poderoso Shakhtar Donetsk. Sem muitas chances na Seleção Brasileira, o meia tirou a cidadania ucraniana e será mais um brasileiro na Eurocopa.

Marlos jogou no são paulo antes de brilhar na ucrânia
Marlos jogou no são paulo antes de brilhar na ucrânia (foto: twitter/@fcshakhtar)

Pepe joga por Portugal desde 2007

O zagueiro Pepe já atua pela Seleção Portuguesa desde 2007. O defensor natural de Maceió-AL, iniciou sua carreira no Corinthians Alagoano, mas com 17 anos mudou-se para Portugal, afim de melhores oportunidades. Atuou pelo Marítimo B e depois pelo Marítimo. Após se destacar na equipe, jogou no Porto e chegou ao Real Madrid onde atuou por 10 anos.

Depois de sair da equipe Merengue, jogou no Bestikas até retornar ao Porto em 2019. Pela seleção lusa, disputou as Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018, além das Euro de 2008, 2012 e 2016. Neste último, o brasileiro venceu a Eurocopa com os portugueses.

Pepe já jogou três copas do mundo por portugal
Pepe já jogou três copas do mundo por portugal (foto: twitter/@officialpepe)

Por fim, Thiago Alcântara é outro jogador que estará na Eurocopa. Embora seja filhos de brasileiros - seu pai Mazinho foi jogador e esteve com a Seleção Brasileira no título de 1994 - Thiago não nasceu em terras tupiniquins. O atual meia do Liverpool é natural de San Pietro Vernotico, Itália, mas possui cidadania brasileira por conta dos pais.

Entretanto, o jogador não serve à seleção italiana, mas sim a Espanha. Isso porque, passou a maior parte de sua infância no país espanhol e estará junto da seleção do país na Eurocopa.

Thiago alcântara estará na eurocopa pela seleção espanhola
Thiago alcântara estará na eurocopa pela seleção espanhola (foto: twitter/@thiago6)

+ Qual a maior goleada da Copa do Brasil? Veja a lista das 10 maiores

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes