Ibovespa se descola de indicadores mais fracos nos EUA e abre em alta

Investidor espera manutenção dos juros nos EUA, após total de vagas de emprego criadas em abrir decepcionar

Depois de um fechamento volátil no pregão de ontem, o Ibovespa abriu com alta nesta sexta-feira, 7, se descolando dos resultados ruins do Relatório de Emprego, nos Estados Unidos, divulgado hoje. Em abril, foram criadas 266 mil vagas, abaixo da expectativa de analistas e economistas, que esperavam 978 mil novas vagas no período.

Ainda seguindo esse número inferior ao aguardado, a taxa de desemprego nos EUA também decepcionou. Ficou em 6,1%, enquanto o mercado cravava um recuo de 5,8%. É um pequeno retrocesso com o que foi visto em março, quando o desemprego nos Estados Unidos caiu de 6,2% para 6%. Com isso, investidores esperam que, com o desempenho fraco, o Federal Reserve não mexa na política monetária.

Vale lembrar que, durante a semana, os Estados Unidos divulgaram outros indicadores que também mexeram com o ânimo do mercado. Na véspera, o governo divulgou um total de pedidos de seguro-desemprego de 498 mil pedidos na semana encerrada em 1º de maio, em mais uma queda.

Também no cenário internacional, investidores acompanham a tensão no Reino Unido, onde começam a sair as primeiras pesquisas sobre a eleição parlamentar na Escócia, com foco na independência do País do Reino Unido. O movimento ganhou força desde 2016, quando grande parte dos escoceses foi contra o Brexit - saída do Reino Unido do bloco da União Europeia.

O Ibovespa operava em alta de 0,53%, aos 120.556 pontos, às 10h11 (horário de Brasília). Na outra ponta, o dólar cai 0,66% a R$ 5,243.

Ibovespa hoje, 7 de maio de 2021

A semana termina sem depoimentos, nesta sexta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, mas o tema continua pressionando o mercado, muito em decorrência dos depoimentos já ouvidos na semana. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu aos depoimentos prestados por ex-ministros da Saúde sobre a condução do governo durante a pandemia e à insistente tentativa do governo de defender o uso de cloroquina no tratamento da covid.

“Canalha é quem critica a cloroquina e a ivermectina e não apresenta uma alternativa”, disse o presidente. Depois, Bolsonaro voltou a falar que pode não haver eleições em 2022 caso o voto impresso não seja aprovado. "Única republiqueta do mundo, acho que talvez a única, é a nossa que aceita essa porcaria de voto eletrônico", afirmou.

Durante o dia o Ibovespa deve absorver o resultado das vendas do varejo, que recuaram 0,6% em março, ante fevereiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes