Bolsonaro exibe globo para negar terraplanismo após crítica de Lula

O presidente Jair Bolsonaro fez a live semanal com um globo terrestre em sua mesa nesta quinta-feira (11/03). A escolha não foi por acaso, o presidente rebateu falas de Lula, que insinuou que Bolsonaro acreditara na terra plana.

Após aparecer usando máscara de proteção e discursar pró-vacinas contra COVID na última quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a surpreender durante uma transmissão ao vivo em seus canais oficiais na noite desta quinta-feira, 11 de março. Bolsonaro mandou mensagens diretas e indiretas ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Sentado em sua mesa, Bolsonaro rebateu os ataques feito por Lula durante seu primeiro discurso após a decisão do ministro Edson Fachin, do STF, em anular suas condenações feitas pela Operação Lava Jato, nos anos de 2018 e 2019. Na primeira declaração, Lula criticou o governo de Bolsonaro e também ironizou dizendo que o presidente acreditava em terraplanismo (teoria de que a terra é plana).

"O carniça [Lula] ontem falou que eu deveria procurar o Marcos Pontes para dizer para mim que a Terra é redonda", comentou Bolsonaro em resposta ao Lula, que por sua vez disse que o presidente era devoto do escritor Olavo de Carvalho, conhecido por comentar suposições sobre o Planeta Terra.

Imagem mostra jair bolsonaro usando máscara
O presidente jair bolsonaro durante cerimônia para sanção dos projetos de lei que ampliam a aquisição de vacinas pelo governo federal. (foto:marcelo camargo/agência brasil)

Indiretamente, Bolsonaro optou por deixar um globo terrestre em cima da sua mesa. Ele também argumentou dizendo que seu ministério da Ciência é melhor que era de Lula. "Olha a qualidade do meu ministro da Ciência e Tecnologia, e olha a qualidade do presidiário. Assim como todos os ministros meus e dos ministros do PT. Lá atrás, a especialidade era outra, com cinco dedos", completou.

No mesmo dia em que Lula fez seu primeiro pronunciamento após decisão da 2º turma do STF, Bolsonaro, depois de 36 eventos, voltou a usar máscara de proteção. O presidente já chegou a afirmar que a medida, esta que é comprovada pela OMS e a comunidade científica, é prejudicial à saúde e não previne no combate ao vírus.

O evento no Palácio do Planalto foi para anunciar a sanção de projetos de lei para a compra de mais vacinas pela União. Bolsonaro, que também já chegou a criticar a imunização com vacinas, e inclusive, disse que não se vacinaria, discursou em prol da imunização, após Lula criticar sua conduta na pandemia.

Bolsonaro x Lula em 2022

Apesar de ambos não terem oficializado a candidatura à presidência em 2022, a expectativa é que Bolsonaro tente seu segundo mandato no comando do Planalto. Ele que atualmente está sem partido político, pretende se filiar logo menos, e vem estudando qual seria o melhor para sua candidatura. Na live desta quinta-feira, o presidente chegou a afirmar que está conversando com o PSL, partido que o elegeu em 2018.

Já Lula, que agora retomou seus direitos políticos e, portanto não será mais barrado pela Lei da Ficha Limpa, tem o caminho livre para buscar a presidência em 2022. Mas até o momento, o petista não oficializou que será candidato, inclusive, já apoiou publicamente a nomeação de Fernando Haddad para o PT.

Em recente entrevista ao portal UOL, Lula afirmou que se fosse preciso para combater o "bolsonarismo", avalaria sim se candidatar como presidente da República. Segundo ele, "tudo depende de como as coisas andarem até lá".

Crítica a Bolsonaro – pronunciamento de Lula realizado no dia 10 de março de 2021 em São Bernardo dos Campos, Grande SP.

“Eu quero conversar com a classe política. O povo elegeu quem ele quis eleger e temos que conversar com quem está lá para a gente ver se conserta este país. Eu preciso conversar com os empresários. Eu quero saber onde está a loucura deles de não perceberem que, se eles querem crescer economicamente, se eles querem que a Bolsa cresça, se eles querem que a economia cresça, é preciso garantir que o povo tenha emprego, que o povo tenha renda, que o povo possa viver com dignidade. Se não, não há crescimento. Ou será que vamos ficar refém do deus mercado, que só quer ganhar dinheiro não importa como? Quando é que vamos pensar nos debaixo primeiro?”.

Leia também:

Após crítica de Lula, Bolsonaro aparece usando máscara contra covid

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes