Diplomação do Lula como presidente: horário e onde assistir ao vivo hoje - 12/12

A solenidade na tarde desta segunda terá transmissão pelo Youtube

Será realizada na  tarde desta segunda-feira, 12 de dezembro, a solenidade de diplomação Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin como presidente e vice-presidente eleitos para o mandato de 2023-2026. O evento terá transmissão ao vivo e online.

Que horas é a diplomação do Lula?

A solenidade de diplomação de Lula e Alckmin pelo está marcada para às 14h (de Brasília) e será realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Os diplomas são assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que também abrirá a sessão solene e designará dois ministros do Tribunal para conduzirem Lula e Alckmin ao Plenário. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo farão parte da mesa oficial da solenidade.

Já a posse do Lula será realizada em 1 de janeiro de 2023.

Onde assitir?

A diplomação também será transmitida em tempo real pela TV Justiça e no canal do TSE no YouTube.

A diplomação está prevista na Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), além da resolução nº 23.674/2021 e resolução nº 23.669/2021.

Por que a diplomação é feita pelo TSE?

A normal prevê que O TSE seja o responsável por diplomar os candidatos eleitos para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da República

A entrega dos diplomas é indispensável para a posse, uma vez que é a confirmação de que os candidatos escolhidos cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.

De acordo com o Calendário Eleitoral deste ano, as solenidades de diplomação devem ocorrer até o dia 19 de dezembro.

A cerimônia de diplomação acontece desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a solenidade voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.

Confira quem são os ministros do Lula

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes