Qual é a função do ministro da Fazenda, cargo de Fernando Haddad

Fernando Haddad será o próximo a assumir a pasta, mas o que ele terá que fazer?

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os primeiros nomes de seu ministério para o governo que vai assumir a partir do dia 1° de janeiro de 2023. Entre eles, está Fernando Haddad, escolhido para comandar a pasta da Fazenda, uma das mais importantes. Entenda qual é a função do ministro da Fazenda.

VEJA: assistir a diplomação do Lula

O que é o Ministério da Fazenda?

O Ministério da Fazenda é o órgão que define e executa a política econômica do país, além de ser responsável pelas contas da União, o que ocorre por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, e pelas questões relativas ao imposto de renda, por meio da Receita Federal. E tem mais: a Fazenda é importante para a definição do mercado de capitais e age estrategicamente para impulsionar a economia brasileira.

O Ministério da Fazenda é uma das pastas mais relevantes do governo federal. Seu representante é o ministro da Fazenda, cargo para o qual o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi anunciado por Lula durante discurso de divulgação dos primeiros ministros do governo a partir de janeiro.

O Ministério foi extinto em 2019 pelo atual presidente Jair Bolsonaro, que uniu a pasta com o Planejamento, a Indústria e Comércio Exterior e o Trabalho em uma única pasta: Economia. No entanto, Lula vai desmembrar o Ministério da Economia em Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior. Já o Ministério do Trabalho deve voltar a ser uma pasta exclusiva, com bastante peso político.

VEJA: Ministros do Lula: quem é quem no governo

Qual a função do ministro da Fazenda?

A função do ministro da Fazenda é definir as estratégias a respeito da economia do país. Quem deixa a pasta é Paulo Guedes. O trabalho de Haddad à frente da Fazenda será articular a política fiscal e a monetária. A primeira diz respeito ao orçamento de estrutura, ou seja, às receitas (que vêm sobretudo dos impostos) e aos gastos (pagamento de servidores, aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo).

Nesse sentido, portanto, a função do ministro da Fazenda é cuidar para que a conta não fique no vermelho, o que é chamado de déficit fiscal.

Já a política monetária está relacionada à gestão da moeda. A política monetária é representada, portanto, pelas escolhas do governo quando à liquidez na economia. Nesse sentido, inserir liquidez significa incentivar a produção a curto prazo, mas isso pode causar inflação. Retirar liquidez do mercado significa, por outro lado, tentar conter a inflação, o que pode diminuir a produção. É por isso que a função do ministro da Fazenda é considerada estratégica.

Por que Lula escolheu Fernando Haddad para a pasta?

O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad é formado em direito e tem mestrado em filosofia e economia, o que provavelmente foi levado em conta para a escolha de Lula. Haddad também teve atuação de destaque na pasta da Educação nos governos de Lula e Dilma Rousseff.

Foi como ministro da Educação que Fernando Haddad consolidou o ProUni, aumentando a oferta de vagas na educação superior para pessoas de baixa renda em um dos programas mais conhecidos do governo PT. Ele também implementou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Haddad já atuou como analista de investimento em um banco privado e foi consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Foi ele que elaborou a Tabela Fipe em 1998, que até hoje serve como referência de valores no mercado de veículos.

Além disso, ele foi subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo e, em 2003, foi assessor do Ministério do Planejamento, onde foi responsável por formatar a Lei de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes