Eleições: conheça os candidatos a senador BA 2022

Na Bahia, seis concorrentes disputam a cadeira no Senado; Otto Alencar, que tenta a reeleição, está em primeiro

Na Bahia, seis candidatos vão disputar a única vaga no Senado Federal pelo estado na eleição deste ano. A poucas semanas do primeiro turno, o Ipec divulgou uma pesquisa sobre os candidatos a senador BA 2022 e, de acordo com o levantamento realizado em 51 cidades do estado, o candidato do PSD, Otto Alencar, lidera as intenções de voto com 30%.

Com apoio do PT, Otto tenta a reeleição. Atrás dele, está Cacá Leão (PP), que é filho do vice-governador João Leão e deputado federal, com 11%. Além de Otto e Cacá, disputam a cadeira Raíssa Soares (PL), Marcelo Barreto (PMN), Tâmara Azevezo (PSOL) e Cícero Araújo (PCO).

Quem são os candidatos a senador BA 2022 - Eleições

Otto Alencar (PSD) – 555

Desde 2014, Otto Alencar ocupa uma cadeira no Senado Federal e um dos destaques de seu mandato é a participação na CPI da Covid-19. O candidato do PSD começou a carreira política em 1986, já foi deputado estadual por três mandatos, vice-governador da Bahia, secretário de Saúde, da Indústria, Comércio e Mineração e de Infraestrutura.

Otto é médico especializado em Saúde do Trabalho e já foi chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas. Agora entre os candidatos a senador BA 2022, chegou a ser convidado pelo ex-presidente Lula (PT) para disputar o governo do estado, segundo afirmou em entrevista a uma emissora de rádio, mas preferiu seguir o plano inicial.

Cacá Leão (PP) – 111

Filho do vice-governador João Leão, também do PP, Cacá Leão substituiu o pai na disputa pela cadeira baiana no Senado e agora figura entre os candidatos a senador BA 2022. Cacá tem apenas 43 anos, mas já foi deputado estadual e, desde 2010, ocupa uma vaga na Câmara dos Deputados, onde é vice-líder do partido.

Também na Câmara, Cacá integra diversas frentes parlamentares, foi o relator-geral do Orçamento da União em 2017 e, em 2019, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O candidato do PP ao Senado é formado em administração e planejamento municipal e tem pós-graduação em gestão pública.

Raíssa Soares (PL) – 22

Raíssa aparece em terceiro lugar na pesquisa do Ipec de 26 de agosto, é médica pós-graduada em medicina de família e, até novembro de 2021, foi secretária de Saúde de Porto Seguro. Ela é uma das duas mulheres que atualmente figuram entre os candidatos a senador BA 2022 e deixou a pasta para se candidatar a um cargo eletivo na eleição deste ano.

Segundo a Agência Senado, o destaque da atuação da candidata do PL como secretária de Saúde foi a defesa do chamado kit covid, que continha medicamentos sem comprovação científica para tratar a doença. Por causa disso, ela chegou a ser alvo de ação civil pública do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Marcelo Barreto (PMN) – 333

Residente de Porto Seguro, Marcelo Barreto ocupa o cargo de presidente municipal do PMN e tem uma carreira política ligada aos movimentos estudantil e sindical. Atualmente, ele integra o Comitê Gestor Estadual do programa do governo federal Luz para Todos, já que é funcionário da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) há 35 anos.

Formado em administração, Marcelo Barreto ficou com apenas 5% das intenções de voto na pesquisa do Ipec e, antes de chegar ao PMN, passou pelo PC do B, pelo PPL e pelo DC. Atualmente entre os candidatos a senador BA 2022, Barreto apoia a candidatura de ACM Neto (UB) ao governo do estado.

Tâmara Azevedo (PSOL) – 500

Socióloga especialista em políticas públicas de turismo, Tâmara Azevedo é a outra mulher que aparece entre os candidatos a senador BA 2022. É a primeira vez que ela disputa um cargo eletivo, mas a chapa concorre coletivamente e conta ainda com o Professor Max e Zem Costa, ambos do mesmo partido.

Tâmara faz parte do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e, na gestão de Lídice da Mata, atuou na Coordenação Setorial do Carnaval da Prefeitura de Salvador. Segundo o G1, como senadora ela pretende atuar com foco na representação de mulheres negras e indígenas e no aprofundamento de políticas públicas.

Cícero Araújo (PCO) – 290

Cícero aparece na última colocação da pesquisa sobre os candidatos a senador BA 2022, com apenas 4% das intenções de voto entre os baianos. Ele já disputou uma eleição como candidato a suplente de senador, em 2010, é formado em Educação Física e funcionário público aposentado.

De acordo com informações do G1, Cícero é a favor do fim do Senado Federal e acredita que um novo regime político seria benéfico para a população brasileira. Cícero atua no movimento sindical ligado aos servidores públicos estaduais e é fundador do PT em Salvador, tendo ingressado no PCO em 2016.

ACM Neto deve ser o novo governador da Bahia, segundo pesquisa

Em campanha desde o dia 16 de agosto, seis candidatos disputam o governo da Bahia na eleição deste ano, mesmo número de candidatos a senador BA 2022. A corrida pela cadeira de chefe do Executivo do estado tem uma figura conhecida da política baiana, o ex-prefeito de Salvador e ex-deputado federal ACM Neto (União Brasil), que aparece em primeiro lugar na pesquisa Real Time Data divulgada no início de setembro. O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, aparece em segundo lugar seguido de João Roma (PL).

Desde 2006, a Bahia vem sendo governada pelo partido do ex-presidente Lula – dois mandatos de Jaques Wagner e dois de Rui Costa, respectivamente. Segundo a pesquisa, ACM Neto deve ser eleito ainda no primeiro turno, já que tem 60% dos votos válidos e está na frente em todas as regiões do estado.

Veja também: Quem são os candidatos a governador SP 2022 + números

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes