Eleições 2022: quais são os partidos que apoiam Bolsonaro

Este ano, três siglas declararam apoio oficial à candidatura do presidente do Brasil.

Nas eleições, nem todos são adversários, candidatos e partidos fazem alianças para conseguir mais votos. Por exemplo, o PL, o PP e o Republicanos, em 2022, são os partidos que apoiam Bolsonaro na corrida para presidência. Isso significa, que as siglas vão auxiliar nas campanhas do presidente, além de manifestar apoio aos candidatos para governador, senador e deputados de sua coligação. As coligações tiveram até o dia 5 de agosto deste ano para serem registradas. 

Este ano, os eleitores brasileiros devem votar em candidatos para os cargos de: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e, se necessário, o segundo turno será dia 30 do mesmo mês. A votação acontece das 8h às 17h, segundo horário de Brasília.

Partidos que apoiam Bolsonaro

PL - O partido de Jair Bolsonaro (PL), neste ano, é o Partido Liberal (PL), registrado em 2006. A legenda política se alinha ao espectro político da direita e apoia, principalmente, o liberalismo econômico. Atualmente, o PL conta com um governador estadual, 9 senadores, 78 deputados federais e 50 estaduais. Em 2022, o partido lançou 13 candidaturas para governo, nos estados de Roraima, Pará, Tocantins, Goiás, Piauí, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Jair Bolsonaro se filiou ao PL no final de 2021, após ficar dois anos sem partido, com sua saída do PSL. 

PP - O Progressistas (PP) é um partido de direita, que segue os preceitos do liberalismo econômico. Foi fundado em 1995 e atualmente é um dos maiores partidos políticos do Brasil. O PP tem, em atuação no país, 2 governadores, 6 senadores, 55 deputados federais e 70 estaduais. Nestas eleições, o PP divulgou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) e faz parte dos partidos que apoiam sua reeleição. Em 2022, o partido lançou candidaturas para quatro estados brasileiros: Acre, Roraima, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Partidos que apoiam Bolsonaro - Republicanos

O Republicanos é um partido de direita no Brasil, fundado em 2005. A princípio, o partido se chamava Partido Municipalista Renovador (PMR), apenas em 2019 foi batizado com seu nome atual. Seus valores são abertamente conservadores e religiosos, o partido segue também a ideologia do liberalismo econômico. Atualmente, o Republicanos possui 2 governadores, 1 senador, 43 deputados federais e 42 estaduais no Congresso Federal. Em 2022, o partido lançou candidatos para os governos de Tocantins, São Paulo e Santa Catarina. 

PTB não apoia Bolsonaro

Havia expectativa de que o PTB se aliasse ao PL e apoiasse a candidatura de Jair Bolsonaro (PL). Já que o ex-presidente do partido, Roberto Jefferson, é grande aliado do presidente e apoia seu governo abertamente. Contudo, a sigla decidiu lançar o nome de Jefferson na disputa presidencial. No dia 1° de setembro, no entanto, o candidato teve sua candidatura cassada pelo TSE, por conta de seu envolvimento no escândalo do Mensalão. O PTB, então, divulgou o nome de Padre Kelmon para engrossar a corrida presidencial pelo partido, neste ano. 

Divisões políticas

Embora o PP e o Republicanos tenham se manifestado oficialmente em favor da candidatura de Bolsonaro, essa união não ocorre 100% em todos os estados. Os três partidos (PL, PP e Republicanos) apenas apoiam os mesmos candidatos ao governo nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Amapá. 

Em alguns lugares do Brasil, os partidos competem entre si nas disputas governamentais, como é o caso de Santa Catarina em que os candidatos Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Espiridião Amin (PP) se enfrentam na disputa para governador. Além disso, mesmo com o posicionamento oficial dos partidos, alguns deles manifestaram apoio a Lula ou candidatos do PT nas eleições estaduais. Por exemplo, no Rio Grande do Norte, o Republicanos apoia a candidatura de Fátima Bezerra ao governo, candidata do PT. O mesmo ocorre em Pernambuco, o partido declara apoio a Danilo Cabral (PSB) para governador e a Lula para presidente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes