Eleições 2022: qual a multa por não votar neste ano, segundo o TSE

Eleitores ausentes no dia de votação e que não justificarem o não comparecimento ficarão em débito com a justiça.

Os eleitores que não comparecerem às urnas no dia de votação, devem justificar seu voto. Aqueles que perderem o prazo ficam sujeitos ao pagamento da multa eleitoral. Veja qual a multa por não votar neste ano e como é feito o pagamento nas eleições 2022.

Qual a multa por não votar neste ano - Eleições 2022

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o valor da multa eleitoral varia de 3% a 10% do valor de 33,02 UFRIs (Unidade Fiscal de Referência). Então, a quantia cobrada vai de R$ 1,05 e R$ 3,51.

Os eleitores que não votarem e não justificarem no prazo estipulado, estarão sujeitos a pagar a multa este ano. Vale lembrar que o eleitor deve pagar a multa por cada turno que não comparecer e não justificar ausência.

Ficam isentas de pagar a multa as pessoas que declarem estado de pobreza perante o juízo eleitoral de sua federação. O voto no Brasil é obrigatório para pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos. Cidadãos analfabetos, indivíduos com mais de 70 anos ou que tenham entre 16 e 17 anos, não precisam votar. Contudo, esses grupos têm direito ao voto e podem votar caso desejem.

3 formas de justificar o voto na justiça eleitoral

O eleitor pode justificar seu voto no dia de votação ou depois do pleito, respeitando o prazo de 60 dias após a realização do turno eleitoral.

Justificar o voto no dia de votação: Se o eleitor estiver fora de seu domicílio eleitoral, ele pode ir a uma seção eleitoral na cidade em que estiver e fazer a justificativa. Para isso, o cidadão deve ir a um local de votação com documento com foto e buscar pela seção de justificativa eleitoral.

Também é possível justificar através do aplicativo e-título na seção de justificativa. Mas, de acordo com o TSE, o cidadão só pode justificar o voto no dia da votação se ele estiver fora de seu município eleitoral. Justificativas feitas dentro do município em que a pessoa vota não serão aceitas se feitas no dia da eleição.

Passado o dia de votaçãoPassado o dia da eleição, o eleitor pode justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título ou via Sistema Justifica, sem necessidade de comparecer ao cartório eleitoral. Para isso, ele precisa enviar os documentos que comprovem o motivo de seu não comparecimento.

Vale lembrar que o prazo para a justificativa é de 60 dias após o pleito em que o indivíduo não compareceu. Por exemplo, se o eleitor estiver com COVID-19 no dia de votação, ele deve encaminhar seu atestado médico à justificativa. Além disso, o eleitor deve fazer uma justificativa separada para cada turno faltoso.

Aplicativo e-título

O aplicativo funciona como um título e documento digital, que contém as informações eleitorais do cidadão. É possível baixá-lo na App Store para IOS ou no Google Play para usuários de Android. Após fazer o download, o eleitor deve colocar seus dados, como nome e CPF, em seguida responder algumas perguntas de verificação, como bairro onde morou ou telefone que usava. Feito isso, o aplicativo está liberado para o uso.

Qual a multa por não votar neste ano
Eleitores podem justificar o voto por meio do aplicativo e-título. - foto: marcello casal jr/agência brasil/reprodução

Como pagar multa?

Primeiramente, o eleitor deve verificar se existe algum débito com a Justiça Eleitoral em seu nome. A consulta é feita no site do TSE, na sessão “quitação de multa”.

Caso exista uma dívida, o cidadão deve escolher entre as opções “Emitir GRU” para o pagamento via boleto, ou “Pagar” para realizar o pagamento através do Pix ou cartão de crédito.

Caso opte por pagar no boleto, o eleitor deve pagar a guia em uma agência do Banco do Brasil. Quem optar pelo Pix ou cartão de crédito, o pagamento será feito pelo PagTesouro.

Após pagar a multa, é preciso apenas aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral na qual o eleitor estiver inscrito.

O que acontece se não pagar a multa em 2022?

Quem não justificar ausência na votação de 2022 e não pagar multa, sofre algumas sanções por parte do governo. Para quem não compareceu em 2020, essas sanções foram suspensas, mas o TSE não afirmou nada sobre estender essa isenção às próximas votações. Por isso, quem não votar este ano, fica sujeito a:

  • Impossibilidade de tirar passaporte;
  • Impossibilidade de pegar empréstimo na Caixa Econômica Federal, em institutos de previdência social ou qualquer empresa de crédito mantida pelo governo;
  • Impossibilidade de tirar certidão de quitação eleitoral;
  • Impossibilidade de renovação de matrícula em institutos de ensino do governo;
  • O eleitor que trabalhar na área pública, não poderá receber remuneração ou proventos do emprego;
  • Proibição de participar de concursos públicos.

O eleitor que não votar, não justificar ausência nem pagar a multa por três eleições seguidas, tem seu título cancelado. Cada turno conta como uma eleição.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes