VÍDEO: Ciro Gomes declara apoio a Lula no segundo turno das eleições 2022

O ex-candidato à presidência pelo PDT afirmou que vai endossar a posição de seu partido no segundo turno.

Um dos nomes mais esperados para declarar sua posição no segundo turno, Ciro Gomes declara apoio a Lula em vídeo publicado em suas redes sociais na terça-feira, 4. O candidato à presidência pelo PDT no primeiro turno afirmou que acompanha a decisão de seu partido em apoiar o PT no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

Embora Ciro não tenha citado Lula em sua fala, ficou subentendido que seu apoio vai para o petista, já que esta foi a decisão tomada por sua sigla. Com a segunda etapa das eleições, o candidato do PT busca aliados para fazer frente contra Bolsonaro no dia 30 de outubro. A posição de Ciro, que teve 3% dos votos no domingo (2), pode ser decisiva para a transferência de seus votos a Lula nesse segundo turno.

Confira também:

Debate Lula e Bolsonaro 

Como denunciar fake news pela internet

Ciro Gomes declara apoio a Lula

Após o PDT decidir, em reunião na terça-feira (4), que apoiaria o candidato Lula (PT) no segundo turno eleitoral de 2022, Ciro Gomes (PDT) confirmou que endossa a decisão. Ciro gravou um vídeo afirmando que apoia a escolha de seu partido e que o apoio ao PT nessa etapa da eleição foi decidido de forma unânime entre os membros da legenda.

Em seu pronunciamento, o candidato do primeiro turno afirma que esta é a última saída para as eleições de 2022 e que acha que Lula e Bolsonaro são opções insatisfatórias aos brasileiros. "Frente às circunstâncias, é a última saída"., argumenta Ciro.

O pedetista ainda garantiu, em seu vídeo, que não vai assumir nenhum cargo político em qualquer governo que vença as eleições 2022.

"Adianto que não pleiteio e nem aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre, ao lado da sociedade e, em especial, da juventude, lutando por transformações profundas (...)", completa. O político ainda finaliza dizendo que vai fiscalizar e acompanhar as ações da próxima gestão, que se inicia em 2023.

Confira a fala de Ciro na íntegra:

“Meus amigos e minhas amigas, acabamos de realizar uma reunião da executiva nacional ampliada do PDT, em que, por unanimidade, nós tomamos uma decisão. E eu gravo esse vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, PDT. Frente às circunstancias, é a última saída. Lamento que a briga democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias. Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas sim, no seu absoluto fracasso da nossa democracia em construir um ambiente de oportunidades, que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo. Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora. Espero que essa decisão ajude a oxigenar temporariamente que seja a nossa democracia. Mas se não houver a busca efetiva de novos ares, de novos instrumentos, estaremos à mercê de um respirador artificial frágil e precário, limitadíssimo no tempo e no espaço. Pelo Brasil, minha luta e do PDT seguirão sempre firmes. Não aceitaremos imposições ou cabrestos de quem quer que seja. Adianto que não pleiteio e nem aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre ao lado da sociedade, em especial, da juventude, lutando por transformações profundas, como as que propusemos durante nossa campanha. E ao povo brasileiro, me dirijo, fiquem certos de que, como sempre fiz, vou fiscalizar, acompanhar e denunciar qualquer desvio do governo que assumirá em janeiro, assim como vou seguir estudando e apresentando ideias para recuperar nosso país.”, disse Ciro em seu vídeo de cerca de dois minutos.

Confira o vídeo:

No Title

Pronunciamento - "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT".

Ciro nas eleições 2022

Ciro Gomes (PDT) se candidatou à presidência da República mais uma vez esse ano. Contudo, o pedetista optou por uma campanha isolada dos demais participantes, se afirmando como uma opção fora da polarização entre Lula e Bolsonaro. O então candidato, durante seu período eleitoral, fez duras críticas aos seus adversários mais bem posicionados.

Ao final do primeiro turno, Ciro foi o quarto nome mais votado entre os brasileiros, ficando com 3.599.287 votos ou 3%. Pouco a sua frente, Simone Tebet (MDB) teve 4% dos votos (4.915.306). Os candidatos mais votados foram Lula (PT) com 48% (57.259.504) votos válidos e Bolsonaro (PL) que somou 43,2% (51.072.345) dos votos.

Divergências com Lula

Além das críticas feitas a Lula durante sua campanha, Ciro Gomes afirmou que jamais apoiaria o PT na eleição. No dia 1° de outubro, véspera do primeiro turno, o então candidato afirmou, em carreata em Fortaleza, que só daria apoio ao Partido dos Trabalhadores "em outra encarnação".

No domingo (2), Ciro se pronunciou dizendo que estava preocupado com o país e que o Brasil se encontrava em uma situação ameaçadora. O então candidato pediu mais tempo para tomar sua posição em relação ao segundo turno.

A candidata Simone Tebet (MDB) também alegou, na noite de domingo (2), que iria se pronunciar mais tarde e, até o momento, ainda não disse para quem vai seu apoio nesta etapa. Os partidos PDT, Cidadania, PCO e PCB declaram apoio a Lula no segundo turno.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes