Eleições 2022: Partidos que apoiam Lula no segundo turno

As legendas estão debatendo para quem vão declarar apoio na segunda etapa eleitoral.

Os partidos que apoiam Lula no segundo turno ainda não foram 100% definidos. A expectativa é que nesta semana, as legendas tomem suas posições, que podem ser favoráveis ao candidato Lula (PT), ao candidato Bolsonaro (PL) ou mesmo neutra.

O PT conquistou apoio dos partidos PC do B, PSOL, PV, Solidariedade, Rede, Avante, PSB, Agir e Pros no primeiro turno.

Partidos que apoiam Lula no segundo turno

Até o momento, o PCB e o PDT foram os únicos partidos que manifestaram, oficialmente, apoio a Lula no segundo turno.

PCB

O PCB declarou no domingo (2), por meio de nota em seu site, que iria apoiar o petista para que Bolsonaro não vença as eleições. “O PCB se posiciona nesse segundo turno de maneira nítida: pelo voto em Lula para derrotar Bolsonaro”, afirma a nota. O partido ainda afirmou que embora tenha diferenças com Lula e o PT, vai apoiar o candidato, pois Bolsonaro tem um gestão que “flerta com o fascismo”.

PDT

Já o PDT decidiu, por unanimidade, nesta terça-feira (4) que vai apoiar Lula no segundo turno. O partido lançou Ciro Gomes como candidato na corrida presidencial, mas ele não conseguiu chegar ao segundo pleito. O anúncio foi feito logo após a reunião da sigla.

Ciro acatou a posição do partido e afirmou que dará apoio crítico a Lula, por ele ser o candidato "menos pior". A sigla ainda pediu para que o PT acatasse três propostas em seu programa para declarar o apoio, que foram aceitas.

As propostas foram: Um programa para zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e a implantação de educação em tempo integral nas escolas.

Cidadania

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que seu partido irá apoiar Lula no segundo turno. Segundo Freire, a decisão foi quase unanime, com apenas 3 votos favoráveis à neutralidade. O presidente ainda alegou que Bolsonaro “representa risco ao Estado Democrático de Direito”.

A sigla coligou com o MDB e o PSDB para apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno.

Outros partidos

Ainda de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo o MDB deve fazer sua escolha até quarta (5). O PSBD também decidindo sua posição.

MDB

O MDB tem membros favoráveis tanto a Lula quanto a Bolsonaro dentro da sigla, então, seu posicionamento ainda é uma dúvida.

Em São Paulo, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), defendeu que a sigla apoie a candidatura do candidato bolsonarista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no segundo turno para o governo paulista. Contudo, a candidata Tebet pode optar por seguir ou não o posicionamento do partido.

Posição de Ciro Gomes

Após o fim do primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) afirmou que precisaria de mais algumas horas para tomar uma posição sobre o segundo turno. O candidato falou que estava muito preocupado com o Brasil e que o país está em uma situação “complexa, desafiadora e ameaçadora”.

Ciro finalizou dizendo que necessitaria de mais um tempo para divulgar sua posição. Após a decisão do PDT, o ex-candidato também declarou apoio a Lula, de forma crítica.

Posição de Simone Tebet

Tebet ainda não declarou para quem vai seu apoio no segundo turno. Mas em seu pronunciamento de domingo (2), a senadora afirmou que não vai se omitir e, em breve, irá divulgar sua posição.

“Não esperem de mim omissão, tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Eu só espero que vocês entendam que esse não é qualquer momento no Brasil”, afirmou Tebet.

A candidata do MDB encerrou a corrida presidencial em terceiro lugar com 4% dos votos válidos.

Posição de Soraya Thronicke

A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) também está sendo questionada a respeito de para quem vai seu apoio no segundo turno. Soraya alegou que vai se posicionar junto ao partido, que ainda não disse qual será sua posição.

O presidente da sigla, Luciano Bivar, apenas afirmou em nota que sua legenda vai trabalhar "sempre em defesa da democracia, do Estado de Direito e daqueles que querem o Brasil mais próspero, mais justo e mais sereno".

Soraya teve 0,5% dos votos válidos no primeiro e ficou na quinta posição na corrida presidencial.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes