Bolsonaro questiona eficácia das máscaras e faz campanha contra

O presidente comentou que estudos comprovam “efeitos colaterais das máscaras”, mas não completou o discurso já que “tudo deságua nele”. As declarações foram dadas na última live de quinta-feira (25/02), dia em que Brasil registrou o maior número de mortes provocadas pela Covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu uma declaração polêmica em relação ao uso de máscaras contra a Covid-19 em sua live semanal, transmitida na noite da última quinta-feira (25/02), no canal no Youtube. Bolsonaro falou sobre um suposto estudo que prova efeitos colaterais das máscaras, e também questionou as medidas mais restritivas de isolamento social.

Porém, o que mais chamou atenção, foi que o discurso do presidente aconteceu justamente no dia em que o Brasil registrou um número elevado de mortes por causa da Covid-19, assunto que ser foi citado por Bolsonaro. Segundo o consórcio de imprensa, o país registrou 1.582 óbitos no dia 25 de fevereiro. Até então, o dia mais letal tinha sido 29 de julho de 2020,  quando 1.554 brasileiros morreram diagnosticados com o novo coronavírus.

O que pensa Bolsonaro sobre o uso de máscaras

Em seu discurso, o presidente afirmou que tem uma opinião polêmica sobre a proteção com máscaras, recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o início da pandemia. Confira abaixo a declaração dada pelo presidente do Brasil durante a live:

"Começa a aparecer estudos sobre o uso de máscaras. Uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais a crianças. E levam em conto vários itens como irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de percepção de felicidade (...) Não vou entrar em detalhes, porque tudo deságua em críticas em mim. Eu tenho a minha opinião sobre máscaras, que cada um tenha a sua. Mas a gente aguarda um estudo mais aprofundado sobre isso por parte de pessoas competentes”.

 

Bolsonaro crítica as medidas restritivas

"Quem quer auxílio emergencial e a cidade está fechada. Vão cobrar do prefeito, vão cobrar do governador, já que ele quer que você fique em casa eternamente e quer mandar a conta para nós [governo federal] pagarmos", afirmou Bolsonaro também durante a última live.

A fala do presidente acontece no momento em que milhares de estados e municípios adotam medidas mais restritivas em relação a pandemia da Covid-19. No estado de São Paulo, por exemplo, a partir desta sexta-feira (26/02) passa a valer o toque de recolher a partir das 23h até 5h.

Bolsonaro também defendeu que o brasileiro "que voltar a trabalhar", e ironizou: "Eu teria o maior prazer de pagar eternamente um salário para todo mundo viver numa boa, sem trabalhar, mas isso não existe".

Aglomerações

Imagem de bolsonaro praia
(foto reprodução/são chico online/facebook)

O nome de Jair Bolsonaro está ligado às aglomerações. Isso porque o presidente já causou duas situações controvérsias em relação ao distanciamento social. A primeira delas aconteceu no dia 1º de janeiro, quando Bolsonaro causou aglomeração na Praia Grande, litoral de São Paulo. De jet-ski, o presidente abraçou apoiadores e tirou fotos com banhistas.

O mesmo se repetiu no último dia 15 de fevereiro, quando seria comemorado o feriado de Carnaval. Desta vez o presidente causou tumulto na Praia da Enseada, em Santa Catarina. Novamente Bolsonaro desceu de seu jet-ski e resolveu cumprimentar os banhistas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes