Saúde na gravidez: alimentação e exercícios para fortalecer a imunidade

Durante a gestação, o sistema imune fica naturalmente mais debilitado. Por isso, é essencial adotar um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e atividades físicas regulares, que ajudam a fortalecer a saúde de mãe e bebê.

O corpo feminino passa por uma série de transformações durante a gestação. Afinal, ele precisa cuidar do bebê e se preparar para o parto e a amamentação. Além disso, o período traz uma alteração significativa em relação à imunidade da mulher. O sistema fica menos eficiente e, por isso, mais vulnerável a doenças. Neste artigo, você confere dicas importantes para manter a saúde na gravidez

 

A importância da saúde na gravidez

 

De acordo com o ginecologista Rodrigo da Rosa Filho, na gravidez o sistema imune trabalha de forma menos agressiva. Isso porque o organismo precisa evitar uma possível rejeição ao feto. “Assim, pode sofrer com infecções e complicações que colocam a saúde da mãe e do bebê em risco.” 

Então, para garantir a saúde na gravidez e fugir de complicações, é fundamental que tentantes e gestantes adotem cuidados especiais. O principal objetivo é, de fato, fortalecer a imunidade, o guardião natural que protege o corpo.

 

Foco na alimentação 

Saúde na gravidez
Imagem: reprodução / pinterest

 

Em primeiro lugar, é essencial adotar uma dieta saudável na gravidez. “A alimentação mantém e fortalece o organismo. Isso porque fornece os nutrientes para as funções orgânicas. Inclusive as imunológicas”, afirma a nutróloga Marcella Garcez.

Nesse sentido, o cardápio deve incluir alimentos ricos em diversos nutrientes. Como o betacaroteno, por exemplo. Presente no damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, goji berry e manga, se converte em Vitamina A. Essa substância melhora o sistema imune por conta da ação antioxidante, que diminui os danos às células. 

Quem também combate os radicais livres é a vitamina C, que se encontra, principalmente, nas frutas cítricas. “Repara e regenera os tecidos, protegendo contra doenças do coração. Auxilia também na absorção de ferro e na diminuição do colesterol total”, destaca a médica. 

Por outro lado, aveia, banana, abacate, cereais, sementes e nozes contêm vitamina B6. Ela participa de mais funções corporais que qualquer outro nutriente. Assim, ajuda a dar uma força extra para a saúde na  gravidez. “Mas, além das vitaminas, aposte em minerais. É o caso, por exemplo, do selênio. Ele deixa o organismo mais resistente.” Dessa forma, invista em itens como ovos, castanha-do-pará, arroz integral e sementes, entre elas o girassol.

Por fim, você deve beber bastante água e consumir probióticos. Iogurtes e kombucha são boas sugestões. “Lembre-se que esses e outros compostos bioativos não devem ser tomados de forma isolada. Ou seja, procure recomendação médica”, alerta Marcella. Isso porque, em excesso, os nutrientes podem causar prejuízos à saúde. O ideal é se concentrar nos alimentos in natura. “Uso de suplementos só se for orientado por um profissional.”

 

Exercícios para ter saúde na gravidez

Exercícios gestação
Imagem: reprodução / pinterest

 

Outro fator para a saúde na gravidez são os exercícios. Afinal, a prática regular estimula a produção dos linfócitos. Tais células atuam com o intuito de combater vírus, bactérias e outros agentes que podem causar doenças. 

“Apesar de importante, a atividade física na gravidez deve ser orientada pelo obstetra. Além disso, os exercícios devem ser leves, respeitando as limitações da gestante”, informa Rodrigo. Assim, dê preferência à caminhada, hidroginástica, natação, bicicleta e ioga. Mas, se você se sentir mal durante o exercício, com tontura e náuseas, consulte o médico.

Para completar os cuidados com a saúde na gravidez, faça atividades que aliviam o estresse. Além de prejudicar o bebê, a tensão emocional afeta a imunidade. Afinal, o hormônio cortisol inibe o sistema de defesa do organismo. Então, aposte em opções como meditação e leitura.

“Não fume nem consuma bebidas alcoólicas. Fora os riscos ao feto e à gestante, diminuem o sistema imune”, alerta o obstetra. “E, claro, se sentir que a imunidade está muito baixa ou tiver sintomas de alguma doença durante a gravidez, consulte o médico. Apenas ele pode indicar o melhor tratamento para o seu caso”, finaliza.

Fontes
Rodrigo da Rosa Filho, ginecologista e especialista em Reprodução Humana. Marcella Garcez, nutróloga.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes