Contas de energia em alta; entenda o que motivo

A inflação dos preços é uma das grandes preocupações atuais. Afinal, o ritmo de vacinação e proteção contra a covid avança, a economia dá sinais de recuperação e a vida das pessoas tende a voltar ao normal paulatinamente. No entanto, a inflação assusta os brasileiros, que tiveram queda de renda e observam que os produtos e serviços estão cada dia mais caros. Nesse contexto, a conta de energia é a grande vilã nos últimos meses, dada a crise hídrica e os reajustes das bandeiras tarifárias.

VEJA: Receita já tem calendário da restituição do Imposto de Renda 2023

Inflação bate recorde com alta das contas de energia

A inflação oficial medida pelo IPCA já acumula 8,35% nos últimos 12 meses. Assim, o atual patamar de inflação é o maior dos últimos 5 anos. Praticamente todos os produtos e serviços tiveram alta de preço nos últimos meses. Em todas as regiões do país!

O custo de vida do brasileiro segue pressionado principalmente pelos itens de energia: gás, energia elétrica.e combustíveis. Afinal, observamos um aumento de quase 44% em 12 meses.

As contas de energia elétrica devem seguir pressionando o bolso dos brasileiros. Isto por que a crise hídrica e as bandeiras tarifárias mais altas devem permanecer até o mês de novembro, quando inicia o período chuvoso. Nesse sentido, os brasileiros estão pagando taxas extras nas suas contas de energia elétrica desde dezembro de 2020.

Encruzilhada energética

A energia continuou subindo muito por conta da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que passou a vigorar em junho e acrescenta R$ 6,243 à conta de luz a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em maio, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, cujo acréscimo é menor (R$ 4,169).

En julho, a Aneel aprovou um aumento de 52% na taxa da bandeira vermelha patamar 2, que deve pressionar ainda mais o orçamento das famílias e das empresas. Pior, a agência sinalizou a possibilidade de novos aumentos em agosto, dependendo do avanço da crise hídrica, do nível dos reservatórios e da necessidade de despacho termelétrico.

A questão energética desempenha um papel crítico nesse momento. A recuperação econômica tão aguardada deve pressionar a demanda de energia e elevará os preços. Assim, a energia pode representar um freio, seja através de racionamento, seja através de tarifas mais caras.

Energia solar

As fontes renováveis, com destaque para a energia solar e eólica, surgem como uma possível resposta. Afinal a geração de energia aproveitando a irradiação solar ou a velocidade dos ventos,  ajudam a economizar água dos reservatórios e minimizam a necessidade do despacho termelétrico.

Recentemente, a energia solar por assinatura vem ganhando destaque. Afinal trata-se de uma possibilidade de gerar sua própria energia elétrica, sem a necessidade de investir na aquisição e instalação de placas fotovoltaicas. Essa nova modalidade é baseada no compartilhamento de fazendas solares. A SUNWISE é uma empresa especializada na energia solar por assinatura e oferece economias e sustentabilidade para milhares de famílias e empresas no estado de Minas Gerais.

A SUNWISE destaca que possui planos que protegem o bolso dos consumidores contra os aumentos nas contas de luz. Quanto mais as contas sobem, maiores são as economias com a energia solar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes