Energia

Energia limpa: Apple promete ser neutra em carbono até 2030

A gigante do setor de tecnologia, Apple assumiu o compromisso de eliminar a pegada de carbono de toda a sua cadeia de valor, incluindo fornecedores e parceiros.

Escrito por

A gigante Apple, uma das empresas líderes do segmento de tecnologia e com valor de mercado superior a 1,6 trilhões de dólares, inova mais uma vez. No dia 21 de julho, a empresa assumiu o compromisso de tornar toda a sua cadeia de valor neutra em emissões de carbono até 2030.

Inovação verde é uma oportunidade de negócios

Primeiramente, a Apple já tinha alcançado a marca de neutralidade de carbono em seus ativos corporativos. E agora busca zerar a pegada de carbono em toda sua cadeia de valor. A cadeia de valor da Apple inclui todos os seus prédios corporativos, suas fábricas, suas cadeias de suprimentos e todo o ciclo de vida de seus produtos. Dessa forma, todo dispositivo Apple vendido terá ZERO impacto ambiental. Para termos um parâmetro sobre a importância do compromisso é o fato que antecipa metas estabelecidas pela ONU em 20 anos.

"Os negócios tem uma oportunidade fantástica de ajudar a construir um futuro mais sustentável", disse o CEO da Apple, Tim Cook. "As inovações de nossa jornada ambiental não são boas apenas para o planeta. Elas nos ajudaram a fazer produtos mais eficientes e trazer novas fontes de energia limpa. Ações climáticas podem ser a nova fundação de uma nova era de inovação, criação de empregos e crescimento econômico durável".

Apple e 10 parceiros estão investindo cerca de 300 milhões de dólares para desenvolver 1 gw de projetos de energia limpa: solar e eólica

O plano de 10 anos para zerar a pegada de carbono

Vamos aos principais pilares do plano divulgado pela empresa. O plano com ações para os próximos 10 anos, detalha iniciativas para, primeiramente, reduzir 75% das emissões até 2030, enquanto desenvolve soluções inovadoras para remoção de carbono para os 25% restantes. As principais ações são:

1. Produtos projetados para baixo carbono:

Apple continuará sua política de uso de materiais recicláveis e de baixo carbono em seus produtos. Algumas inovações no processo de reciclagem, merecem destaque como a automação com robôs para recuperação de materiais. Um robô chamado "Dave" desmonta o iPhone para melhor recuperar materiais chaves, tais como: terra rara e tungstênio, enquanto também possibilita a recuperação do aço por outro robô chamado "Daisy", na etapa seguinte de desmontagem dos celulares. Acima de tudo, todos os atuais dispositivos iPhone, iPad, Mac e Apple Watch são feitos com materiais reciclados.

2. Eficiência energética:

Apple buscará reduzir o consumo de energia em suas instalações e ajudará a mudança em sua cadeia de suprimentos. O número de instalações participando do programa de eficiência energética chegou a 92 prédios em 2019. Os resultados impressionam: cerca de 779mil toneladas de CO2 evitados e mais de 27 milhões de dólares economizados.

3. Energia limpa e renovável:

As operações da Apple permaneceram atendidas 100% por energia renovável e buscará atingir toda a cadeia de suprimentos com energia limpa. Hoje cerca 70 fornecedores já atuam com 100% de energia limpa na linha de produção da Apple. Além disso, a Apple já possui mais de 1GW de capacidade instalada com projetos solares e eólicos.

4. Inovação nos processos e materiais:

Inovações tecnológicas já estão sendo implementadas, como por exemplo: o primeiro processo de alumínio livre de carbono que serão insumo para o MacBook Pro.

5. Remoção de carbono:

Por fim, a Apple está investindo em florestas e outras soluções naturais para remover o carbono da atmosfera - investimentos em restauração e proteção de florestas e ecosistemas naturais já alcançou mais de 1 milhão de acres na China, nos EUA, na Colombia e no Quênia.

Bom exemplo de energia limpa é para ser seguido

Grandes empresas com operação no Brasil anunciaram recentemente investimentos relevantes em energia solar. Shell, Ambev e Vivo, por exemplo, possuem operações movidas com energia solar e demonstram que todos podem sair ganhando com a adoção das melhores práticas de energias renováveis.

A SUNWISE, empresa especializada em energia solar distribuída, reforça que a energia solar não está de forma alguma restrita às grandes corporações. De fato, seu modelo inovador de compartilhamento de fazendas solares possibilita que residências, comércios e indústrias atendidas em baixa tensão na área de concessão da CEMIG possam aderir à energia solar. Dessa forma, sem investimento algum, essas pessoas conseguem reduzir seus gastos de energia e contribuir para o meio ambiente.

Em suma, a energia solar é mais que uma ótima oportunidade de negócios. É uma oportunidade para todos participarem com a recuperação verde - compartilhando economias e aumentando o impacto positivo ao meio ambiente.

 

Última modificação em 29/07/2022 11:38

Dirceu Azevedo

Empreendedor de impacto e especialista em novos modelos de negócios que unem alto potencial de crescimento, inovação tecnológica e impacto positivo no meio ambiente.

Compartilhe
Escrito por