Fernando de Noronha pode ser 100% movida a energia solar

O arquipélago de Fernando de Noronha no estado de Pernambuco avança para eliminar combustíveis fósseis e estabelecer a energia solar como a única fonte de energia na ilha. De fato, o Programa Noronha Carbono Zero anunciado pelo governo em 2020 definiu as bases da transformação. Afinal, são diversas ações de sustentabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa. Incluindo, por exemplo: energia solar, baterias, veículos elétricos, dentre outras.

 

O exemplo de Fernando de Noronha

Definitivamente, Fernando de Noronha é um ativo da humanidade, que precisa ser preservado e apreciado por todos. Nesse sentido, o projeto Noronha Carbono Zero estabeleceu parcerias e implementou políticas ambientalmente favoráveis.

Por exemplo, o Decreto-Lei nº 16.810/20 regulou a entrada e circulação de carros a combustão na ilha. Assim, nenhum carro movido a gasolina, álcool e óleo diesel poderá entrar na ilha a partir de 2022.

O programa tem ainda um Termo de Cooperação Técnica entre o governo e a Celpe. O objetivo imediato é o acionamento de dois novos módulos de baterias solares fotovoltaicas. Nesse sentido, a previsão é reforçar o sistema de armazenamento na ilha e dobrar a utilização de energia limpa em horários de pico.

Sai energia termoelétrica, entra a energia solar

Uma das propostas sendo analisadas é a substituição da geração termoelétrica pela energia solar distribuída. Afinal, a maior parte da eletricidade de Fernando de Noronha vem de um conjunto de geradores a diesel que consome 450 mil litros por mês. Atualmente, apenas 10% da energia vem do sol.

Nesse sentido, avaliam a possibilidade de múltiplas instalações residenciais e comerciais nos telhados das pousadas. Além disso, o alto investimento necessário seria parcialmente suprido por financiamento. De fato, a parceria do banco Santander, que faz parte do projeto Noronha Carbono Zero, do governo de Pernambuco, é um pilar fundamental da iniciativa.

Dado o alto custo de geração termoelétrica, acredita-se que o retorno do investimento seja mais rápido. A estimativa atual é de 3 anos. Afinal a geração solar distribuída possibilita a redução da conta de luz e a economia obtida paga o financiamento necessário para a aquisição e instalação das placas solares.

 

Noronha tem ecoposto público para recarga de carros elétricos

A Administração de Fernando de Noronha colocou em funcionamento um ecoposto público para o carregamento de carros elétricos. O ecoposto pode abastecer até seis veículos ao mesmo tempo. Além disso, a energia solar abastece a recarga dos automóveis, por meio das placas fotovoltaicas instaladas na cobertura.

A inauguração do ecoposto faz parte do programa Noronha Carbono Zero. Entre outras ações, ele proíbe a entrada de veículos movidos a combustão na ilha, a partir de 2022. O objetivo é reduzir as emissões de gás carbônico (CO2). Atualmente, a ilha já conta com 30 carros elétricos em circulação e outros 130 veículos elétricos estão a caminho.

Além do Ecoposto, a ilha tem outros pontos para abastecimento de carros elétricos. São eles: Sueste, Conselho Distrital, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e Palácio de São Miguel, sede da Administração do distrito. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes