Chegamos ao fim da era do petróleo?

As fontes renováveis pedem passagem e entregam benefícios econômicos, ambientais, sociais e geopolíticos com a substituição do petróleo

O petróleo moveu o século 20. Influenciou a liberdade das pessoas, as guerras, as economias e as geopolíticas. No entanto, tudo indica que a transição para uma nova era de energia limpa está mais próxima. A crise econômica gerada pela pandemia acelerou o processo. Nesse sentido, o consumo de petróleo caiu mais de 20%, os preços despencaram e poucos acreditam em uma recuperação completa.

Sinais de novos tempos

Sinais marcantes dos novos tempos são notórios. De um lado, vivenciamos a saída da ExxonMobil do índice Dow Jones. De outro lado, as ações de empresas de energia limpa valorizaram mais de 45% em 2020. Além disso, observamos a maior conscientização da sociedade, os planos de recuperação econômica com medidas climáticas, e os compromissos dos países para reduzir as emissões.

As perspectivas da transição para uma nova matriz energética são positivas para a saúde das pessoas e para a estabilidade política e econômica das nações. No entanto, a mudança envolve grandes riscos. Uma mudança lenta aumenta os riscos de eventos catastróficos decorrentes da mudança climática. Enquanto que uma mudança desordenada pode gerar instabilidade política e econômica dos petroestados e aumentar dependência das cadeias de suprimentos-verdes chinesas.

Os benefícios de uma nova matriz energética limpa

Atualmente, os combustíveis fósseis respondem por 85% da demanda energética. Simultaneamente, são responsáveis por 2/3 das emissões e pela poluição que mata mais de 4milhões de pessoas por ano nas grandes cidades. Além disso, o petróleo é fonte de instabilidade geopolítica - os EUA ainda possuem mais de 60.000 tropas no Oriente Médio. As economias dessas regiões não tiveram incentivos para se desenvolver e diversificar. Agora com o preço do barril de petróleo em $40, as pressões internas serão maiores, dado que algumas operações são inviáveis economicamente o preço inferior a $70-80.

Adiante temos uma nova matriz energética. As fontes renováveis devem suprir 50% do consumo global até 2050. A geração de energia zero-carbono deve mitigar os desastres climáticos. A fontes energéticas mais diversificadas devem reduzir as tensões geopolíticas. Além disso, os preços da eletricidade também tendem a ser menos voláteis - sem cartéis - e dependentes de regulações locais e ganhos de eficiência com avanços tecnológicos.

Os riscos presentes na transição

Como mencionado, o domínio chines sobre as cadeias de suprimentos das tecnologias de energia limpa embute um risco. Atualmente, a China produz 72% dos módulos fotovoltaicos mundiais, 69% das baterias de íon-lítio e 45% das turbinas eólicas. Além disso, ela controla o refino de minerais críticos da energia limpa, como cobalto e lítio.

O outro grande risco é a transição dos petroestados, que possuem 8% do PIB mundial e cerca de 900 milhões de habitantes. Nesse sentido, a redução da demanda e do preço do ouro negro impacta arrecadação dos países que precisaram encontrar novas fontes de receitas e um novo equilíbrio de gastos públicos.

Por fim, os riscos mencionados não devem desacelerar a mudança. O risco climático deve ser priorizado e os investimentos precisam aumentar rapidamente. Afinal, a meta de 2°C exige investimentos em energia solar e eólica da ordem de $750 bilhões, 3x superiores ao nível atual.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes