Não faltam recursos financeiros para negócios verdes

Projetos de energia renováveis e empresas verdes são alvo de investidores, que avaliam a mudança climática como uma oportunidade histórica

Negócios envolvendo energia renovável, equipamentos eficientes e meios de transportes limpos atraem as mentes e os bolsos dos investidores globais. Os chamados negócios verdes atraem investidores, que percebem a transição climática como uma oportunidade histórica de investimentos.

 

Novos negócios verdes podem surgir de qualquer lugar

De um quarto na Universidade de Stanford, 2 estudantes projetam um sistema de energia solar para o telhado de uma escola em Nairobi. O projeto funciona, a escola substitui o gerador a diesel e economiza dinheiro.  No entanto, a experiência motiva os estudantes a melhor todo o processo de projeto, licenciamento e instalação fotovoltaica. Surge a empresa Aurora Solar em 2013, que já faturou $ 50 milhões com mais de 4 milhões de projetos solares.

Qual o segredo do sucesso?

A resposta passa pelo financiamento verde. Nesse sentido, a queda dos preços dos equipamentos de geração de energia limpa e o aumento da conscientização com a mudança climática impulsionaram os investimentos verdes.

Os investidores verdes estão buscando não apenas empresas verdes estabelecidas, como também, startups. A Agência Internacional de Energia estima  que os investimentos globais em energia de baixo-carbono deverão crescer 2,5x até 2030. Atualmente, esses investimentos já são da ordem de $ 620 bilhões por ano.

Além disso, o novo presidente dos EUA, Joe Biden promete $ 2 trilhões de investimentos verdes nos próximos 4 anos de mandato.  O plano de investimentos de Joe Biden deve seguir para aprovação legislativa e poderá sofrer ajustes e cortes. No entanto, a iniciativa reforça uma mudança profunda de atitude na maior economia do mundo.

Provavelmente, o cenário nunca foi mais positivo para os negócios verdes ao redor do mundo.

A oportunidade vista pelos investidores verdes

Os investidores acreditam que a transição climática representa uma oportunidade de investimento histórica. De fato, os fundos de investimentos não param de crescer. Somente em 2020, observaram um crescimento de 96%.

Nesse sentido, há um fluxo potencial de migração de investimentos "sujos" para "limpos". Somente nessa semana, 2 fundos de pensão norte-americanos anunciaram o desinvestimento de $ 4 bilhões em ações de empresas de combustíveis fósseis.

Além disso, a criação de índices de investimentos sustentáveis aceleraram a adoção dos investimentos verdes pelas massas. Por trás dessa decisão de investimento, está também uma percepção que as empresas verdes estão melhores preparadas para os riscos climáticos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes