Procon-SP e Enel chegam a acordo de parcelamento para contas de luz

Mais de 55 mil reclamações de consumidores paulistas motivaram acordo de parcelamento de contas de luz abusivas e suspensão do corte de fornecimento enquanto as contas são revisadas

Durante o período de pandemia, milhares de consumidores assustaram-se com a alta nas contas de luz. Inúmeras reclamações acumularam filas nas agências de atendimento das distribuidoras de energia por todo o país.

55 mil reclamações por cobrança abusiva somente em São Paulo

Somente em São Paulo, o Procon-SP apontou o quadruplicamento das queixas em julho, passando de 55 mil reclamações. O principal motivo das reclamações é a cobrança abusiva de valores que surpreenderam os consumidores paulistas. Embora o isolamento social tenha motivado maior uso de aparelhos elétricos em casa, os valores distorcidos das conta de luz assustaram milhares de pessoas.

Por outro lado, o fator causador do faturamento incorreto foi a cobrança pela média de consumo durante os meses críticos da pandemia, entre março e julho, quando a leitura direta do consumo das residências das pessoas foi impossibilitada pelo risco de contaminação aos leituristas.

Dessa forma, com a crise econômica e a consequente queda de emprego e renda da população, muitos alegaram não ter condições de pagar e sofriam com a ameaça de ter a luz cortada pela inadimplência.

 

Acordo prevê parcelamento das contas de luz em até 12 vezes

Nessa semana, o Procon-SP anunciou o acordo com a Enel-SP, distribuidora de energia que atende a capital paulista e mais 23 municípios da Grande São Paulo. Nesse sentido, o acordo estabeleceu a possibilidade de parcelamento automático do débito dos consumidores que registraram a queixa, evitando-se assim, a aglomeração e filas de consumidores na frente dos postos de atendimento da empresa. Além disso, ficou acordado também que a distribuidora de energia elétrica não fará cortes de energia até o final do mês de agosto.

O acordo vai proteger todos aqueles que formalizaram reclamações no Procon-SP até o dia 31 de agosto. Portanto, caso você também se assustou com a alta conta de luz e deseja uma flexibilização para permanecer em dia com a concessionária de energia, você ainda tem 2 semanas para formalizar a reclamação pelo site da entidade.

Veja abaixo os três pontos acordados entre o Procon-SP e a Enel-SP:

  1. Parcelamento de débitos em 12 vezes sem juros de forma automática para todas as contas em aberto com leitura até o dia 31 de agosto. Antes do acordo, para conseguir o parcelamento, o cliente precisava admitir que a cobrança estava correta.
  2. Cortes de energia estão suspensos até que as contas sejam revisadas. Antes do acordo, a distribuidora poderia cortar o fornecimento, deixando o cliente no escuro.
  3. Atendimento e informações adequada para todos os consumidores serão providenciados pela Enel-SP. Antes do acordo, filas eram comuns nos pontos de atendimento com consequente risco de contágio do covid-19. A empresa vai atender presencialmente mediante agendamento prévio pela internet, para evitar filas.

 

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