Veja os trens movidos a energia solar ao redor do mundo

Os trens elétricos devem aumentar sua presença como meios de transporte sustentáveis de massa com a maior presença da energia solar.

As ferrovias são símbolos históricos da evolução tecnológica e , uma vez mais, apontam para mais uma grande transformação. As locomotivas elétricas movidas à energia solar começam a substituir aquelas intensivas em combustíveis fósseis - diesel.  Bem vindo a era das ferrovias solares!

As ferrovias do Reino Unido são os maiores consumidores de eletricidade

As ferrovias são uma das formas de transporte mais ecológicas, mas ainda assim, usam grandes quantidades de eletricidade. Nesse sentido, uma mudança importante está acontecendo em diferentes cantos do planeta. Fazendas solares localizadas ao lado das vias estão produzindo uma parcela da energia necessária para transportar milhares de pessoas e cargas.

Nesse exemplo de uma pequena fazenda solar próxima a uma estação ferroviária, tem-se 123 painéis solares pegando energia direto do Sol. Esses painéis solares alimentam diretamente o sistema de tração ferroviária por meio dos inversores.

Muitas ferrovias estão substituindo as locomotivas à diesel por trens mais limpos. No Reino Unido, a ferrovia já é o maior consumidor individual de eletricidade. Portanto, há uma motivação natural para obter mais de fontes renováveis, com grande destaque para a energia solar, cada vez mais presente, e mais barata.

As ferrovias solares ao redor do mundo

A Austrália já possui um trem que funciona inteiramente com energia solar. Suas baterias são carregadas por painéis no teto do trem e na estação. Na verdade, ele exporta 75% da energia que cria de volta para a rede. Mas este trem percorre apenas uma curta distância. Além disso, o armazenamento de energia elétrica ainda é limitado.

Ride in style offer 1000x0 c default Byron bay train at the north beach station 2200x0 c default

De fato, o modelo mais promissor não são os trens com painéis solares no teto. No entanto, o modelo com fazendas solares próximos às estações ou ao longo das vias férreas mostra-se como um caso de grande sucesso. De fato, não apenas um caso de sucesso, mas diversos empreendimentos bem sucedidos em diversos países. Enfim, os trens do futuro serão elétricos e movidos a energia solar.

 

Outro exemplo interessante vem do continente asiático. Na Índia,  quase 1000 estações têm painéis solares em seus rooves. Além disso, a Indian Railways planeja ser neutra em carbono até 2030. Isto é, a ferrovia solar pretende remover a mesma quantidade de dióxido de carbono, que libera no meio ambiente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes