Veículos elétricos ameaçam monopólios de usinas elétricas nos EUA

Nova regulação permite que instalações solares residenciais e baterias de veículos elétricos vendam energia elétrica no mercado de atacado de energia norte-americano.

Uma nova ameaça para as tradicionais usinas de energia elétrica ganham espaço no mercado norte-americano. Nessa semana o Senado aprovou uma nova regulação que permite que a energia elétrica gerada pelos painéis solares dos telhados das residências ou armazenada na baterias dos veículos elétricos possa ser comercializada no mercado de energia dos EUA.

Instalações solares residenciais e veículos elétricos vão transformar o setor elétrico dos eua; fonte: financial times

Energia solar residencial e veículos elétricos entram no jogo

Primeiramente, a mudança deve acelerar os investimentos em novos projetos de energia solar e armazenamento nas casas e empresas de todo o país. Em seguida, o novo desafio ao modelo tradicional de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica deve trazer inúmeras inovações aos consumidores. "Recursos de energia distribuídos nas casas, empresas e comunidades em todo o país passam desapercebidos. Mas possuem grande poder de transformação", comenta Mr Chatterjee, chairman do FERC, Federal Energy Regulatory Commission.

A transformação para uma matriz mais limpa, com energia renovável, passará pelos painéis solares, baterias e gestão de demanda. A propósito, a gestão de demanda permite que os consumidores recebam para reduzir seu consumo, reduzindo a pressão de demanda da rede elétrica. Além disso, os veículos elétricos funcionam como baterias, que quando estacionados e plugados a rede podem alimentar o sistema quando necessário.

A maior competição no mercado de eletricidade deve contribuir para reduzir custos e aumentar a confiabilidade do sistema. Além, é claro, do enorme benefício com a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Nova regulação aumenta o valor da energia solar distribuída

Em suma, a nova regulação permitirá que empresas unam eletricidade e outros serviços de energia elétrica de milhares de indivíduos. E vendam nos mercados atacadista regulado, que se extende de Chicago à California. Estima-se que os recursos de energia distribuídos - pequenas instalações de 1kW até 10MW - atinjam 380 GW em 2025. Enfim, trata-se de uma escala significativa quando comparada à capacidade atual de 1.100 GW das usinas de energia elétrica.

Finalmente, a regulação deve ainda criar novos empregos e aprimorar economias locais. Além disso, deve permitir que a energia solar atenda cerca de 20% da geração elétrica dos EUA até 2030.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes