Jeans sustentável da Renner chama a atenção de investidores

As empresas varejistas estão cada vez mais abertas às práticas sustentáveis em resposta ao maior apelo junto aos consumidores, fornecedores e investidores.

As empresas varejistas estão cada vez mais abertas às práticas sustentáveis. A novidade é a maior receptividade por parte dos consumidores, fornecedores e investidores. Um forte exemplo dessa tendência são as lojas Renner. A varejista de moda adotou a energia solar para abastecer suas lojas, reduziu o consumo de água na sua linha de produção e revisitou as parcerias com fornecedores.

Os compromissos sustentáveis da Renner

A varejista de moda tem metas significativas de ampliar a sustentabilidade de sua cadeia produtiva, das peças de roupa e de suas lojas. Nesse sentido, entre os objetivos estão reduzir 20% das emissões de gases de efeito estufa e suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis. Além disso, a empresa deseja chegar a 80% das vendas de peças com algum atributo de sustentabilidade, sendo 100% com algodão certificado.
Nesse sentido, as vendas de peças de roupa com alguma característica sustentável atingiu o patamar de 125 milhões de peças vendidas em novembro. Um exemplo é o Re Jeans. Lançado pela primeira vez em 2018 e com uma nova coleção em 2020, o jeans consome 44% menos água na produção e lavagem. A peça também usa algodão reciclado feito de retalhos que sobraram de sua cadeia produtiva.

Sustentabilidade ganha espaço na bolsa de valores

A Lojas Renner integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores (ISE B3) pelo 7o. ano seguido. Assim como, a empresa também está pelo 6o. ano consecutivo entre as mais sustentáveis do mundo, conforme o Índice Dow Jones, sendo a única brasileira com atuação no varejo.

Além disso, a companhia ainda está bem posicionada no índice S&P/B3 Brasil ESG, lançado este ano pela B3 e a S&P Dow Jones. O indexador utiliza critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança para selecionar empresas brasileiras para sua carteira.

Parceria sustentável com seus fornecedores

O envolvimento com todos os fornecedores é estratégico. A cadeia de fornecimento sustentável mostra que é possível fabricar roupas com um impacto menor como também é possível escalar esses métodos. Apesar de inicialmente, a empresa reportar custos de produção maiores, ela também constatou mais adiante oportunidades de corte de custos e geração de novas receitas.

Enfim, soluções de sustentabilidade podem reduzir custos, como gastos com água ou energia, e gerar novas receitas, como a venda de retalhos para a indústria de reciclagem de tecidos.

Lojas sustentáveis com energia solar

A Lojas Renner neutraliza 100% das suas emissões dos gases de efeito estufa desde 2016. Atualmente, 44,3% da energia da empresa já é proveniente de fontes renováveis de baixo impacto, como energia solar e de pequenas centrais hidrelétricas.

Uma das iniciativas para alcançar o objetivo de lojas abastecidas com 75% de energia renovável são as fazendas solares. Nesse sentido, 3 plantas de energia solar já abastecem 8 lojas, das mais de 392 da marca Renner. Além disso, recentemente, a empresa inaugurou uma nova planta solar no Distrito Federal, para abastecer três lojas na região. De fato, a perspectiva de economia nos custos da conta de energia elétrica das três unidades é de 18% ao ano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes