Novela Gênesis: quantos anos José do Egito ficou preso

Confira o que aconteceu na história bíblica.

Na novela Gênesis, José (Juliano Laham) foi acusado de tentativa de abuso por Neferíades (Dandara Albuquerque) e parou na prisão. O rapaz ficará trancafiado por algum tempo, até que uma grande sorte cairá em seu colo. Confira quantos anos José do Egito ficou preso e como ele saiu da cadeia.

Quantos anos José do Egito ficou preso?

O rapaz ficou mais de 2 anos na prisão, no entanto, não é possível saber quanto tempo no total ele ficou no cárcere. Na Bíblia, é revelado que José do Egito continuou preso durante dois anos depois que ele interpretou o sonho do padeiro, que morreu, e do copeiro, que voltou ao seu cargo junto ao faraó. Porém, não há nenhuma passagem que conte quanto tempo José ficou na cadeia desde que foi acusado pela esposa de Potifar até o dia em que conheceu o padeiro e o copeiro atrás das grades.

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

De acordo com a Bíblia, José do Egito morreu aos 110 anos de idade. Quando faleceu, ele foi embalsamado e colocado em um caixão egípcio.

cena da prisão
José levou surra de Potifar (Val Perré) e foi levado para a cadeia – Foto: TV Record/Reprodução

Como ele saiu da cadeia

Durante os anos que José do Egito ficou preso, o filho de Jacó ganhou a confiança do carcereiro do local, a ponto de se tornar responsável pelos demais prisioneiros.

Enquanto cumpria sua pena e cuidava das tarefas que exercia na cadeia, José do Egito conheceu o padeiro e o copeiro do faraó do Egito. Eles foram presos e durante o tempo encarcerados tiveram sonhos estranhos. Com o dom de interpretação, José ajudou os dois e informou que o padeiro morreria em alguns dias, já o copeiro voltaria ao seu posto logo.

As interpretações estavam corretas e José do Egito pediu para que o copeiro se lembrasse dele quando voltasse a trabalhar com o faraó. Dois anos se passaram com José do Egito ainda preso, até que o faraó é atormentado por sonhos. O acontecimento faz com que o copeiro relembre o que viveu com José e conta tudo para o soberano, que o convoca o rapaz.

A partir daí a vida de José do Egito muda, depois de anos preso ele se torna um ajudante do faraó ao contar-lhe o que os sonhos significam. Ele recebe o cargo de governador, ganha uma esposa, casa e começa a trabalhar pela prosperidade do Egito, que em alguns anos passará por uma grande crise.

Confira como foi a prisão do rapaz:

Ficção

Na Bíblia não é revelado o motivo específico que fez o faraó mandar o padeiro e copeiro para a prisão, a única informação no livro de Gênesis é que ambos “ofenderam o seu senhor”. Porém, na novela da Record, é possível que o personagem do padeiro seja morto porque é o traidor do reino.

Nos últimos capítulos, Atarum (Sacha Bali) foi promovido por Adurrá (Ricardo Lyra) a padeiro mor. Se ninguém mais ocupar este cargo, é provável que José tenha interação com Atarum na cadeia, quando Sheshi descobrir a verdade – Na Bíblia, não há nenhuma citação do nome Atarum, ele é um personagem fictício criado pelos autores do folhetim.

Personagem é responsável por mais de uma morte na novela – Foto: TV Record/Reprodução

 

Relacionado – Asenate fica com quem no final?

Você pode gostar também
buy cialis online