Novela Gênesis: quantos anos José do Egito ficou preso

Confira o que aconteceu na história bíblica.

Na novela Gênesis, José (Juliano Laham) foi acusado de tentativa de abuso por Neferíades (Dandara Albuquerque) e parou na prisão. O rapaz ficará trancafiado por algum tempo, até que uma grande sorte cairá em seu colo. Confira quantos anos José do Egito ficou preso e como ele saiu da cadeia.

Quantos anos José do Egito ficou preso?

O rapaz ficou mais de 2 anos na prisão, no entanto, não é possível saber quanto tempo no total ele ficou no cárcere. Na Bíblia, é revelado que José do Egito continuou preso durante dois anos depois que ele interpretou o sonho do padeiro, que morreu, e do copeiro, que voltou ao seu cargo junto ao faraó. Porém, não há nenhuma passagem que conte quanto tempo José ficou na cadeia desde que foi acusado pela esposa de Potifar até o dia em que conheceu o padeiro e o copeiro atrás das grades.

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

De acordo com a Bíblia, José do Egito morreu aos 110 anos de idade. Quando faleceu, ele foi embalsamado e colocado em um caixão egípcio.

Cena da prisão
José levou surra de potifar (val perré) e foi levado para a cadeia - foto: tv record/reprodução

Como ele saiu da cadeia

Durante os anos que José do Egito ficou preso, o filho de Jacó ganhou a confiança do carcereiro do local, a ponto de se tornar responsável pelos demais prisioneiros.

Enquanto cumpria sua pena e cuidava das tarefas que exercia na cadeia, José do Egito conheceu o padeiro e o copeiro do faraó do Egito. Eles foram presos e durante o tempo encarcerados tiveram sonhos estranhos. Com o dom de interpretação, José ajudou os dois e informou que o padeiro morreria em alguns dias, já o copeiro voltaria ao seu posto logo.

As interpretações estavam corretas e José do Egito pediu para que o copeiro se lembrasse dele quando voltasse a trabalhar com o faraó. Dois anos se passaram com José do Egito ainda preso, até que o faraó é atormentado por sonhos. O acontecimento faz com que o copeiro relembre o que viveu com José e conta tudo para o soberano, que o convoca o rapaz.

A partir daí a vida de José do Egito muda, depois de anos preso ele se torna um ajudante do faraó ao contar-lhe o que os sonhos significam. Ele recebe o cargo de governador, ganha uma esposa, casa e começa a trabalhar pela prosperidade do Egito, que em alguns anos passará por uma grande crise.

Confira como foi a prisão do rapaz:

Ficção

Na Bíblia não é revelado o motivo específico que fez o faraó mandar o padeiro e copeiro para a prisão, a única informação no livro de Gênesis é que ambos "ofenderam o seu senhor". Porém, na novela da Record, é possível que o personagem do padeiro seja morto porque é o traidor do reino.

Nos últimos capítulos, Atarum (Sacha Bali) foi promovido por Adurrá (Ricardo Lyra) a padeiro mor. Se ninguém mais ocupar este cargo, é provável que José tenha interação com Atarum na cadeia, quando Sheshi descobrir a verdade - Na Bíblia, não há nenhuma citação do nome Atarum, ele é um personagem fictício criado pelos autores do folhetim.

Atarum e o traidor do farao em genesis
Personagem é responsável por mais de uma morte na novela - foto: tv record/reprodução

 

Relacionado - Asenate fica com quem no final?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes