Novela Reis: como Bate-Seba morreu na Bíblia?

Personagem é interpretada por Paloma Bernardi em Reis e vai ser substituída por atriz mais velha no futuro da trama.

Atualmente interpretada pela atriz Paloma Bernardi na novela Reis, Bate-Seba está vivendo um pesadelo na trama da Record. Casada com Urias (Roger Gobeth), ela se deitou com Davi e engravidou do rei. Nos próximos capítulos, a moça passará por dificuldades e sua gestação terminará em tragédia. Será que Bate-Seba morre? Relembre como foi sua trajetória na Bíblia.

História, filhos, casamento e como Bate-Seba morreu na Bíblia

A Bíblia não descreve como e quando Bate-Seba morreu. No entanto, a impressão que as escrituras deixam é que a mulher viveu muitos anos, até mais do que Davi, que morreu por volta dos 70 anos da idade.

No livro de primeira Reis, é relatado que Bate-Seba estava viva durante o final do reinado de Davi, que só deixou o trono já na velhice, e esteve ao lado do filho Salomão, que assumiu o lugar do pai. Após a morte de Davi, que é descrita no segundo capítulo do livro, Bate-Seba continua viva e aparece em mais algumas passagens.

Durante o tempo em que ficou casada com Davi, Bate-Seba teve cinco filhos, mas apenas quatro deles sobreviveram ao parto e são citados por nome na Bíblia. Os herdeiros do casal foram Simeia (ou Samua), Sobabe, Natã e Salomão, o mais famoso deles.

O primeiro filho do casal morreu pouco depois de nascer por punição de Deus, que se enfureceu com os pecados cometidos por Davi para ficar com Bate-Seba. O rei se fascinou pela beleza da mulher enquanto ela ainda era casada com Urias, um dos homens de seu exército.

Em seguida, Davi a levou para a cama e a mulher engravidou. Após perceber o erro, ele tentou apagar a situação armando para que Urias se deitasse com a esposa e acreditasse que o filho era seu. No entanto, o soldado se negou a ir para a cama enquanto seus colegas soldados sofriam na guerra. Sem novos planos, Davi mandou seu comandante Joabe colocar Urias no campo mais perigoso do campo de batalha e o marido de Bate-Seba acabou morto.

Após o período de luto de Bate-Seba por Urias é que Davi a tomou como esposa. No entanto, Deus resolveu castigá-los pelas transgressões e o bebê não sobreviveu. Depois deste momento trágico, Deus ouviu as súplicas e pedidos de perdão de Davi e o casal teve mais filhos, além de um longo casamento.

*Bate-Seba também pode ter a grafia Bateseba, Betsabé, Batseba ou Betseba em algumas traduções.

**Bíblia versão online da Almeida Corrigida Fiel e estudos do Estilo Adoração foram consultados.

Novela reis
Bate-seba na novela reis da record tv - foto: reprodução/record

 

Veja também - Filhos de Davi na Bíblia: conheça toda a descendência do Rei

Troca de atrizes: quem vai interpretar Bate-Seba na próxima fase de Reis?

A atriz Paloma Bernadi, de 38 anos de idade, vai ser substituída por Anna Lima, de 49 anos, no elenco da novela Reis. O final da atual sétima temporada e o começo da oitava temporada da trama bíblica contará com uma passagem de 15 anos. A nova fase se chamará A Consequência e tem previsão de começar a partir da segunda quinzena de julho.

A carreira de Anna Lima começou no mundo da música, como backing vocal de Gabriel, o Pensador, com quem foi casada durante 10 anos e teve dois filhos. Sua vida na atuação teve início dois anos antes do divórcio com Gabriel, quando fez participações em duas séries da Globo, Por Toda Minha Vida (2007) e Carga Pesada (2007).

Suas aparições em novelas começaram logo em seguida e ela esteve em Desejo Proibido (2007 - 2008), Beleza Pura (2008). A artista ganhou mais destaque em Caminho das Índias (2009), em que foi a terapeuta Ciça, e depois em Araguaia (2010 - 2011), em que viveu Lenita, a manicure do salão de beleza de Beatriz (Eva Wilma).

Após trabalhar também em Malhação (2012) e Joia Rara (2013), ela esteve em Sol Nascente (2016), seu último projeto na TV Globo. Na trama ela interpretou Paula, amiga de de Elisa (Luma Costa) e Dora (Juliana Alves), uma mulher que sabia curtir a vida e também os homens.

Foi em 2018 que Anna Lima migrou para a Record TV. Ela atuou na novela Jesus - atualmente em reprise de segunda a sexta após a exibição de Reis - em que viveu Joana de Chuza, uma judia que era influenciada pela cultura romana. Agora em 2023, ela estreia na pele de Bate-Seba na temporada A Consequência de Reis.

Troca de atrizes
Anna lima (à direita) ficará no lugar de paloma bernardi (à esquerda) em reis. Na imagem da direita, a atriz de 49 anos está no set da oitava temporada junto de petrônio gontijo, que viverá a versão mais velha de davi - foto: reprodução/record/instagram/@annalima_real

 

Leia também - Quileabe morre em Reis: veja outros filhos de Davi que também morreram

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes