Quando começa a Quaresma em 2023? Entenda como a data é escolhida

É tradição a Quaresma começar na Quarta-feira de Cinzas e seguir até Quinta-feira Santa (que, respectivamente, caem nos dias 22/02 e 06/04 de 2023)

Considerada um dos períodos mais importantes no calendário das religiões cristãs, a Quaresma é celebrada por milhões de pessoas em todo o mundo, mobilizando, principalmente, fiéis das igrejas católica, anglicana, ortodoxa e luterana. Com a duração de 40 dias litúrgicos, a Quaresma é um tempo de reflexão, penitência e jejum, que tem como objetivo preparar os fiéis para a Páscoa e celebrar a ressurreição de Jesus.

Quando começa e termina a Quaresma 2023?

Neste ano, de acordo com o calendário litúrgico (que reúne as datas de cerimônias, festas e solenidades da religião cristã), a Quaresma começa no dia 22 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e segue até dia 6 de abril (Quinta-feira Santa).

O calendário litúrgico, no entanto, não inclui os domingos na conta; por isso que, no calendário oficial, o período da Quaresma dura 47 dias, embora, para a Igreja Católica, tenha a duração de 40 dias.

No último dia da Quaresma, 6 de abril, a liturgia já começa a celebrar o ciclo pascal, iniciando-se com a Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa), passando pela Paixão do Senhor (popularmente conhecida como Sexta-feira Santa, que será comemorada em 2023 no dia 7 de abril) e seguindo até o domingo de Páscoa (9 de abril).

Leia também: Como a data muda todo ano, quando será o Carnaval de 2023?

O que representam os 40 dias da Quaresma?

A duração de 40 dias é especialmente importante na Bíblia, porque é justamente o período de tempo que duram várias passagens famosas do livro sagrado – como os 40 dias que Jesus passou no deserto, os 40 dias que Moisés passou com Deus no Monte Sinai e os 40 dias do dilúvio vivido por Noé.

Além disso, o número 40 também é significativo para a tradição judaico-cristã, visto que, na Bíblia, o povo judeu vagou durante 40 anos pelo deserto até chegar à terra prometida.

De acordo com a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Cúria Vaticana, a Quaresma deve ser vivida para “voltar o espírito para as realidades que são verdadeiramente importantes”. Durante essa época, a cor litúrgica adotada pelos sacerdotes da igreja é o roxo, que significa luto e penitência.

O que se faz na Quaresma?

Durante a Quaresma, os fiéis se dedicam a realizar práticas espirituais para se aproximar de Deus e preparar-se para a Páscoa, um dos eventos mais importantes do cristianismo, que é quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, três dias depois de sua crucificação.

Por isso, ao longo do período da Quaresma, parte dos fiéis opta por fazer jejum, renunciando a certos tipos de alimentos, pois essa atitude é entendida, dentro da tradição cristã, como uma renúncia às necessidades supérfluas da vida terrestre. Alguns jejuam durante todas as sextas-feiras da Quaresma. Já outros se envolvem em atividades de caridade e oração.

Algumas igrejas também oferecem retiros espirituais, meditações e confissões coletivas. O objetivo principal dessa época, segundo a liturgia, é promover a reflexão e a renovação espiritual, ajudando os fiéis a se concentrarem na sua fé e relação com Deus.

Quando começou a Quaresma?

Existem registros que remontam até o século II (período entre os anos de 101 e 200) e fazem referências à prática de jejum antes da Páscoa cristã. No século IV (entre os anos de 301 e 400), foi estabelecida a duração de 40 dias.

O que é a Quarta-Feira de Cinzas?

Comumente associada ao Carnaval, visto que é a data que encerra as festas dessa época no Brasil, a Quarta-Feira de Cinzas é, em sua essência, uma representação de antigos ritos cristãos nos quais aqueles considerados pecadores se convertem e se submetem à penitência, como explica o Diretório da Piedade Popular da Santa Sé.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes