Quando começa o outono em 2024? Veja datas das estações do ano

Nova estação vai começar com onda de calor

Já estamos perto de dar adeus ao verão e as boas-vindas ao outono, estação que tradicionalmente traz um clima ameno a parte do país. Para aqueles que não veem a hora de viver em temperaturas mais baixas e sonham com o ar bucólico da estação, se prepare que a data está chegando.

Como vai ser o outono 2024?

Com duração de três meses, o outono vai começar às 00h06 (horário de Brasília) do dia 20 de março até às 17h51 (horário de Brasília) do dia 20 de junho, e a partir desse dia a tendência é de que o clima quente e úmido e as chuvas comessem a diminuir.

Diferentemente de anos anteriores, em 2024 o frio da estação deve demorar um pouco mais para chegar e a explicação está o El Niño, cuja influência manterá atmosfera aquecida. Nas primeiras semanas do outono, parte do Brasil vai enfrentar uma nova onda de calor, o que tirará aquela cara de meia estação, mas o calorão deve ir embora até o final de março.

Mas isso não significa calorão durante toda a estação: a previsão indica chuvas intensas nas regiões Sul e Sudeste. Em contrapartida, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste devem apresentar menos chuvas em comparação a outros anos.

Início das próximas estações do ano

De acordo com dados do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, as datas de início para as próximas estações em 2024 são:

Outono: dia 20 de março, às 00:06h
Inverno: dia 21 de junho, às 17:51h
Primavera: dia 22 de setembro, às 09:44h
Verão: dia 21 de dezembro, às 06h21

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes