Quando é a páscoa em 2023 e por que muda a cada ano?

Para os católicos, a ressurreição representa o triunfo do bem sobre o mal, o pecado, a morte e o corpo físico.

Período com significado para cristãos e de muito chocolate nas prateleiras, a Páscoa é um uma das mais importantes para religiosos e a economia, por isso, todos os anos, pessoas correm para o calendário no intuito de saber qual será o dia da celebração. Em 2023, a Páscoa será celebrada no dia 9 de abril, domingo, após a Sexta-feira Santa.

Considerada “feriado móvel”, todos os anos a data é celebrada em datas diferentes e se torna uma referência para outros feriados importantes, como o Carnaval e Corpus Christi, por exemplo.

Em 2023, enquanto para os católicos a Páscoa será no domingo de 9 de abril, para a Igreja Ortodoxa Oriental a celebração ocorrerá em 16 de abril (data do calendário Juliano convertida para o calendário gregoriano)

No Brasil, os feriados são na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa e o cristão relembra a morte de Jesus, conhecida também por Sexta-Feira da Paixão.

Para os cristão e judeus, essa é uma das datas mais importantes do calendário. No cristianismo ela representa a ressurreição de Cristo, no judaísmo a data está ligada à libertação dos hebreus da escravidão.

VEJA | oração da quaresma 

Como se sabe a data da Páscoa?

O Domingo de Páscoa ocorre sempre no primeiro domingo após a Lua Cheia Pascal . O que é a Lua Cheia Pascal? Este é especificamente o primeiro domingo após a lua cheia que ocorre em ou após o equinócio de março ou primavera .

Enquanto o Natal é fixado em um calendário solar (e próximo ao solstício de inverno), a Páscoa é baseada nos ciclos lunares do calendário judaico. Na religião cristã, a Última Ceia (que foi a refeição final que Jesus compartilhou com seus apóstolos antes de sua crucificação) foi uma festa da Páscoa. É porque a Páscoa é baseada em um mês lunar (que tem 29,5 dias) que a data da Páscoa pode realmente variar.

SAIBA: por que comemos peixe na sexta-feira santa

A Páscoa é feriado?

A Páscoa não é um feriado nacional, apenas uma data comemorativa durante as comemorações da Semana Santa e é uma celebração religiosa que marca a ressurreição de Jesus.

No entanto, a data pode ser definida com feriado estadual ou municipal, desde que algumas regras sejam seguidas. No caso dos estados, apenas um feriado é permitido – a data magna. Já os municípios têm autonomia para definir até quatro feriados religiosos. Por isso, em muitas cidades, embora não seja feriado nacional, a data é definida como um dia oficial de folga.

QUANDO É FERIADO EM 2023?

07/04/23: Sexta-feira Santa / Paixão de Cristo (sexta-feira)
09/04/23: Páscoa (domingo)
21/04/23: Tiradentes (sexta-feira)
01/05/23: Dia do Trabalho (segunda-feira)
08/06/23: Corpus Christi (quinta-feira)
07/09/23: Independência do Brasil (quinta-feira)
12/10/23: Nossa Sra. Aparecida (quinta-feira)
02/11/23: Finados (quinta-feira)
15/11/23: Proclamação da República (quarta-feira)
25/12/23: Natal (segunda-feira)

O que é a celebração?

A Páscoa é um feriado cristão que celebra a crença na ressurreição de Jesus Cristo. No Novo Testamento da Bíblia, diz-se que o evento ocorreu três dias depois que Jesus foi crucificado pelos romanos e morreu por volta de 30 dC

O feriado conclui a “Paixão de Cristo”, uma série de eventos e feriados que começa com a Quaresma — um período de 40 dias de jejum, oração e sacrifício — e termina com a Semana Santa, que inclui a Quinta-feira Santa (a celebração da Última Ceia de Jesus com seus 12 Apóstolos, também conhecida como “Quinta-feira Santa”), Sexta-feira Santa (na qual A crucificação de Jesus é observada) e o Domingo.

No Novo Testamento (1 Coríntios 5:7), Paulo conecta o Cristo ressurreto à Páscoa. Ele se refere a Jesus como o cordeiro pascal que foi sacrificado para a salvação de seu povo. Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos durante a Páscoa, então faz sentido que a Festa da Ressurreição esteja ligada ao feriado judaico. Hoje, os cristãos celebram o “mistério pascal”.

Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes