Corpus Christi é feriado em SP em 2022 ou ponto facultativo?

Corpus Christi será celebrado em 16 de junho

A próxima possibilidade de descanso do calendário é o dia de Corpus Christi, em 16 de junho, considerado feriado municipal e estadual em diversas localidades do Brasil. Mas, você sabe se Corpus Christi é feriado em SP? Conheça mais sobre a data e sua origem.

Corpus Christi é feriado em SP?

Corpus Christi não é feriado em SP em 2022. Neste ano, a comemoração religiosa vai cair no dia 16 de junho, e é considerada ponto facultativo no calendário nacional. Ou seja, é uma data opcional, em que fica a cargo da empresa decidir se será um dia de trabalho ou não. No entanto, muitos estados e municípios costumam incluir a comemoração religiosa no calendário de feriados oficiais, como é o caso das cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Mas, em 2022, o cenário será diferente para os paulistanos. Em 2021, por conta da pandemia de covid-19, a prefeitura de SP emitiu um decreto que antecipava os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra do ano passado e deste ano, assim como o Aniversário de São Paulo de 2022, para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril de 2021. A ação foi uma das tentativas para conter o avanço do vírus na capital, aumentando a possibilidade de isolamento social por parte da população. Dessa forma, as instituições que aderiram ao megaferiado na época vão ter dias de descanso a menos em 2022.

Corpus Christi no Brasil

No Brasil, o dia de Corpus Christi é feriado municipal em diversas cidades. Em função da grande tradição católica no país, há várias práticas que foram consolidadas nessa celebração religiosa. Uma delas é a procissão realizada nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Além disso, alguns municípios costumam realizar a produção de tapetes, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Eles são confeccionados nas ruas, a partir do uso de diversos produtos, como, por exemplo, serragem, areia, flores e borra de café.

O que se comemora em Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi não é feriado em SP em 2022, mas continua carregando grande importância para a Igreja Católica, sendo também celebrado em algumas igrejas anglicanas e luteranas. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Essa data tem como objetivo comemorar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, ritual sagrado instituído por Jesus durante a realização da Última Ceia.

Mas o surgimento da data da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo se deu quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. Entre as possíveis origens do dia de Corpus Christi, está a história de um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado em questionamento sobre a presença de Cristo no pão consagrado. Com isso, ele decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Passando por Bolsena, na Itália, enquanto era celebrada a Santa Missa, a dúvida surgiu novamente.

No entanto, na hora da Consagração, a resposta lhe veio em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, o sanguíneo e a toalha do altar. Diante disso, a pedido do Papa Urbano IV, os objetos milagrosos foram para Oviedo, na Espanha, em solene procissão, que foi a primeira com sinais de Eucaristia.

Próximos feriados nacionais em 2022

De acordo com a portaria nº 14.817, lançada pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, neste ano vamos ter 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos. Entre eles, o dia de Corpus Christi não é feriado em SP, mas continua como ponto facultativo em algumas localidades. Confira quando serão os próximos dias de descanso em 2022:

  • 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Acesse também: Virada Cultural 2022 está de volta: atrações e programação de shows

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes