Entenda porque a Honda suspendeu a produção em Manaus

A fabricante Honda Brasil, anunciou nesta sexta (22) a paralisação de produção da sua fábrica em Manaus, capital amazonense. A crise de Covid-19 que afeta a cidade foi o motivo da decisão.

A montadora de automóveis e motocicletas, Honda, divulgou nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, que o complexo de Manaus irá paralisar temporariamente sua produção de motos em virtude da pandemia da Covid-19, que levou a capital amazonense a maior crise do país nos últimos tempos.

De acordo com a fabricante, a pandemia ocasionou falta de insumos para a produção, e por isso, a empresa irá pausar suas produções a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, até o dia 3 de fevereiro. A retomada da fabricante deve acontecer a no dia 4 de fevereiro, mas somente se as circunstâncias estiverem melhores, segundo informou através do comunicado oficial.

A Honda prometeu que não deixará os funcionários de Manaus desamparados. Durante o período de paralisação, os funcionários das áreas administrativas e produtivas entrarão em férias coletivas, "permanecendo um contingente mínimo de pessoas para a realização de atividades essenciais", acrescentou a nota.

Imagem mostra complexo da honda em manaus
(foto: honda brasil/divulgação)

Honda em Manaus

A fabricante japonesa de automóveis e motocicletas é uma das maiores no Brasil. Em Manaus, a empresa abriu a primeira fábrica ainda na década de 1960, e desde lá empregou diversos setores, sendo então uma das principais fontes econômicas e de desenvolvimento na região.

Hoje, o maior complexo fabril é em Manaus, com cerca de 7.000 funcionários. Há apenas de dois anos, a fabricante teve um investimento de R$ 500 milhões  para modernizar a produção. Segundo apontou a revista EXAME, atualmente a marca japonesa é líder absoluta em motos no país, com  80% de participação de mercado.

Situação de Manaus com a Covid-19

Avião da fab
Fab inicia transporte de pacientes de manaus (am) para outras cidades (foto: divulgação/força áerea brasileira)

Até esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, o estado do Amazonas registrou  mais de 6 mil óbitos em virtude da Covid-19. O mês de janeiro já bateu recorde de internações pela doença na região.  Em Manaus a situação é mais crítica, já que nas últimas semanas, os leitos hospitalares sofreram com a falta de oxigênio e insumos.

Em lockdown, o comércio está proibido até o dia 31 de janeiro, entretanto, as fabricantes e montadoras não foram afetadas com a decisão. Todo o estado também está com toque de recolher de 19h às 6h.

Além do colapso causado no sistema de saúde de Manaus pela falta de cilindros de oxigênio, o estado também sofre com o "sumiço" das doses de vacina CoronaVac. Os municípios do Amazonas receberam 282.320 doses da vacina, 26 mil a mais que o previsto, porém apenas 221.593 mil foram distribuídas. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), doou 50 mil doses do imunizante fabricado pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, para o estado, ou seja, o Amazonas teria um total de 332 mil doses da vacina, mas que não foram distribuídas.

Relação com a saída da Ford

Cerca de 5 mil funcionários foram impactados no Brasil e na Argentina, com a saída da montadora Ford, anunciada no dia 11 de janeiro. Entretanto, o encerramento da empresa não teve ligação com a crise de Covid-19, como a Honda. A Ford anunciou o fim da produção de carros e o fechamento de algumas de suas fábricas, nas cidades de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).

Em nota, a companhia disse que a decisão de suspender a fabricação de automóveis no país é uma das medidas do plano de foco em produtos lucrativos para margem corporativa EBIT de 8%, a fim de gerar “fluxo sustentável de caixa” para a empresa. A partir de agora, a Ford irá oferecer produtos importados “de alto valor agregado”, “conectados” e “cada vez mais eletrificados”.

A Ford estava no Brasill desde 1919. A empresa também alegou que a decisão de colocar um fim na produção de carros no país faz parta da "reestruturação global".

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes