Quando começa o inverno em 2022? Veja datas das estações

Apesar do fim do outono estar próximo, as temperaturas baixas devem permanecer por mais um tempo. Sucedendo o verão, essa estação teve seu início no dia 20 de março. Saiba quando começa o inverno em 2022.

Confira também quando começa o verão

Quando começa o inverno em 2022 no Brasil

A data de quando começa o inverno em 2022 no Brasil é dia 21 de junho, terça-feira, às 06h14. Essa estação tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, fenômeno que ocorre quando o hemisfério norte está mais inclinado em direção ao Sol. Em paralelo, no hemisfério norte, há o solstício de verão, que dá início à estação mais quente do ano nos países acima da linha do Equador.

Essa estação tem previsão para encerrar com o equinócio da primavera, no dia 22 de setembro, às 22h04, que dá início a temporada seguinte. No Brasil, as Regiões Sul e Sudeste são as mais afetadas pelas características do inverno em 2022, sofrendo quedas ainda maiores na temperatura, quando comparado com o outono.

Como será o inverno em 2022 no Brasil

Em 2022, o inverno no Brasil será marcado pelo fenômeno La Ninã, de acordo com informações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). As chances de manutenção desse evento meteorológico durante a estação são de 59%, o que vai fazer com que a água prevaleça fria em boa parte do ano, eventualmente chegando ao início de 2023.

Entre as consequências provocadas pela La Ninã no território brasileiro, a chuva deve ficar abaixo da média em áreas do centro e sul do Brasil entre os meses de maio e julho de 2022. Em contraponto, as localidades do Norte e costa do Nordeste devem contar com a ocorrência de chuva acima da média, também influenciada pelo fenômeno.

Além da queda considerável nas temperaturas, o inverno no Brasil também é caracterizado por baixa umidade do ar e pouca ou nenhuma ocorrência de chuva. A presença do ar seco costuma levar ao desenvolvimento de doenças respiratórias com maior facilidade. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são marcadas pelos baixos índices pluviométricos, e o Sudeste também percebe mais a queda nas temperaturas, junto com o Sul. Por outro lado, o Norte e o Nordeste não sentem diferenças muito bruscas na temperatura durante essa estação.

Início das próximas estações do ano

De acordo com dados do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, as datas de início para as próximas estações do ano são:

  • Inverno: dia 21 de junho, às 06h14;
  • Primavera: dia 22 de setembro, às 22h04;
  • Verão: dia 21 de dezembro, às 18h48;
  • Outono: dia 20 de março, às 18h25.

Leia também: Festival de inverno Bahia 2022: atrações e datas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes