Quando começa o inverno em 2022? Veja datas das estações

Apesar do fim do outono estar próximo, as temperaturas baixas devem permanecer por mais um tempo. Sucedendo o verão, essa estação teve seu início no dia 20 de março. Saiba quando começa o inverno em 2022.

Quando começa o inverno em 2022 no Brasil

A data de quando começa o inverno em 2022 no Brasil é dia 21 de junho, terça-feira, às 06h14. Essa estação tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, fenômeno que ocorre quando o hemisfério norte está mais inclinado em direção ao Sol. Em paralelo, no hemisfério norte, há o solstício de verão, que dá início à estação mais quente do ano nos países acima da linha do Equador.

Essa estação tem previsão para encerrar com o equinócio da primavera, no dia 22 de setembro, às 22h04, que dá início a temporada seguinte. No Brasil, as Regiões Sul e Sudeste são as mais afetadas pelas características do inverno em 2022, sofrendo quedas ainda maiores na temperatura, quando comparado com o outono.


Como será o inverno em 2022 no Brasil

Em 2022, o inverno no Brasil será marcado pelo fenômeno La Ninã, de acordo com informações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). As chances de manutenção desse evento meteorológico durante a estação são de 59%, o que vai fazer com que a água prevaleça fria em boa parte do ano, eventualmente chegando ao início de 2023.

Entre as consequências provocadas pela La Ninã no território brasileiro, a chuva deve ficar abaixo da média em áreas do centro e sul do Brasil entre os meses de maio e julho de 2022. Em contraponto, as localidades do Norte e costa do Nordeste devem contar com a ocorrência de chuva acima da média, também influenciada pelo fenômeno.


Além da queda considerável nas temperaturas, o inverno no Brasil também é caracterizado por baixa umidade do ar e pouca ou nenhuma ocorrência de chuva. A presença do ar seco costuma levar ao desenvolvimento de doenças respiratórias com maior facilidade. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são marcadas pelos baixos índices pluviométricos, e o Sudeste também percebe mais a queda nas temperaturas, junto com o Sul. Por outro lado, o Norte e o Nordeste não sentem diferenças muito bruscas na temperatura durante essa estação.

Início das próximas estações do ano

De acordo com dados do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, as datas de início para as próximas estações do ano são:

  • Inverno: dia 21 de junho, às 06h14;
  • Primavera: dia 22 de setembro, às 22h04;
  • Verão: dia 21 de dezembro, às 18h48;
  • Outono: dia 20 de março, às 18h25.

Leia também: Festival de inverno Bahia 2022: atrações e datas

Você pode gostar também