Ano Novo de Copacabana em 2022: programação, fogos e shows

A festa se tornou oficial somente na década de 1990 durante a gestão de César Maia

Viver a experiência  do Ano Novo de Copacabana é um desejo de milhões de brasileiros e não é à toa que, para o Réveillon de 2022-2023 são esperados dois milhões de pessoas nas areias da praia mais famosa do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, a celebração, que começou nos anos 1970, cresceu e hoje é considerada a maior festa da virada do Brasil.

Como será o ano novo de Copacabana em 2022?

Ano novo de copacabana
Ano novo de copacabana no rio de janeiro- foto: pixabay

Por dois anos consecutivos, 2020 e 2021, a festa oficial do Ano Novo em Copacabana não foi realizada por causa da pandemia de Covid-19. No ano passado, houve queima de fogos, mas foram adotados protocolos de segurança. Além disso, os shows foram proibidos e a prefeitura restringiu o transporte público para o bairro.

Agora, a festa da virada mais famosa do Brasil está de volta e vai contar com dois palcos, um em frente ao hotel Copacabana Palace (Palco Copacabana) e outro em frente à Avenida Princesa Isabel (Palco Carioca). As atrações confirmadas para o evento são:

Palco Copacabana – Zeca Pagodinho, Iza, Alexandre Pires, bateria da Grande Rio e DJs.

Palco Carioca – Mart’nalia, Gilsons, Bala Desejo, bateria da Beija-Flor e DJs.

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que para garantir a segurança no Ano Novo de Copacabana para as mais de duas milhões de pessoas que devem ir à praia neste ano, serão montadas 30 bases da Polícia Militar ao longo da orla. A estrutura contará ainda com 800 banheiros químicos. A concessionária que administra o metrô do Rio de Janeiro anunciou um esquema especial para a virada, que vai começar às 19h do dia 31 de dezembro e terminar às 5h da manhã do dia 1° de janeiro.

Neste ano, a tradicional queima de fogos terá duração de 12 minutos e será piromusicada, ou seja, sincronizada com músicas. Além disso, a queima de fogos será tecnológica, com acionamento via sistema GPS e fogos mais brilhantes e menos barulhentos, respeitando uma regra aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade no início de dezembro de 2022.

O trânsito nas principais ruas do bairro costuma ser interrompido já na manhã do dia 31 de dezembro e até o transporte público fica restrito – normalmente, a partir das 20h, os ônibus ficam impedidos de circular pelo bairro e, portanto, o metrô é a única opção para quem precisa circular por ali. Moradores, trabalhadores e hóspedes da região têm autorização para circular de carro, táxi ou carro de aplicativo desde que apresentem um comprovante.

Quando começou a festa de Ano Novo em Copacabana?

A comemoração da chegada no novo ano em Copacabana começou nos anos de 1970, quando praticantes da umbanda e do candomblé iam até a praia para levar oferendas para Iemanjá antes da meia-noite da virada.  Com o passar dos anos, mais grupos começaram a frequentar a praia na noite do dia 31 de dezembro e, a partir da década de 1980, restaurantes e hotéis passaram a realizar queimas de fogos de olho no turismo.

Mas foi somente na gestão de César Maia, na época prefeito pelo PMDB, que a festa de Ano Novo em Copacabana passou a ser oficialmente realizada pela prefeitura da capital fluminense. No primeiro Réveillon oficial, realizado no dia 31 de dezembro de 1992, Jorge Ben e Tim Maia foram as atrações, cujo objetivo era evitar que todos saíssem da praia no mesmo horário, evitando complicações no trânsito da região. E deu certo, o que levou a prefeitura a seguir organizando a festa.

No final de 1993, o ano novo de Copacabana recebeu 3,5 milhões de pessoas foram até a praia de Copacabana para assistir ao show do cantor Rod Stewart.

De 1994 para 1995, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola fizeram uma homenagem a Tom Jobim, mas até a virada de 2000 para 2001 os shows de música ficaram suspensos. No último, um acidente com fogos deixou um morto e, por isso, a partir do ano seguinte os fogos de artifício passaram a ser colocados em balsas, longe da areia.

Com a consolidação da queima de fogos como uma atração do Réveillon de Copacabana, o Ano Novo ganhou ares de grande evento, que até hoje atrai pessoas de diversas partes do mundo e, nesse sentido, concorre diretamente com o Carnaval. Em toda a história do Ano Novo em Copacabana, artistas nacionais e internacionais já se apresentaram nos palcos montados na areia. Roberto Carlos, Black Eyed Peas, David Guetta e Anitta estão entre os principais nomes que já passaram pelo evento.

VEJA:

Vai na Fé: um guia da nova novela da Globo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes