Corpus Christi: 8 de junho é feriado, mas sexta emenda em SP?

Veja quais serviços vão aderir ao feriado prolongado de Corpus Christi

Em São Paulo, o dia 8 junho é feriado em celebração a Corpus Christi. A data católica cai em uma quinta-feira, mas como fica a sexta, 9? Veja o que abre e fecha nesse feriadão.

Dia 8 de junho celebra Corpus Christi

Corpus Christi - comemorado dia 8 de junho de 2023 - para a Igreja Católica é a celebração do sacramento da Eucaristia, a transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo. A celebração remonta ao século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV, com o objetivo de reforçar a devoção e a fé dos fiéis.

Essa é uma das datas mais significativas do calendário brasileiro, unindo tradições religiosas e manifestações culturais. A data é comemorada anualmente, sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em uma celebração que atrai a atenção de fiéis e curiosos em todo o país. Portanto, o dia de Corpus Christi muda a cada ano.

No Brasil, o feriado de Corpus Christi é marcado por uma série de tradições e rituais, como a confecção dos tapetes de rua. Milhares de pessoas se reúnem nas cidades para criar verdadeiras obras de arte com flores, serragem colorida, folhas e outros materiais, formando desenhos e figuras que representam símbolos religiosos.

Diversas cidades adotaram a data como feriado, a exemplo de São Paulo. No entanto, o dia 8 de junho não é um feriado nacional.

O feriado de Corpus Christi vai emendar em São Paulo?

Em São Paulo, o 8 de junho é feriado municipal, mas o 9 de junho é ponto facultativo, o que significa que nem todos os serviços vão operar normalmente. A prefeitura da capital paulista informou que no dia 9 de junho não haverá expediente, em razão da emenda do feriado de Corpus Christi. Quem trabalham em repartição pública federal também vai emendar com o fim de semana.

Já os bancos e a Bolsa de Valores brasileira, a B3, não vão aderir ao feriado prolongado de Corpus Christi. Eles fecham na quinta-feira (8) e reabrem na sexta-feira (9). As loterias também vão operar normalmente após o feriado, com o sorteio da Quina e Lotofácil, entre outras.

Em contrapartida, o rodízio municipal de veículos ficará suspenso na quinta e sexta-feira. A restrição de veículos conforme o final da placa volta a vigorar na segunda-feira, 12 de junho.

Veja como é o rodízio de SP:

Segunda-feira: não circulam veículos com placas de final 1 e 2;
Terça-feira: não circulam veículos com placas de final 3 e 4;
Quarta-feira: não circulam veículos com placas de final 5 e 6;
Quinta-feira: não circulam veículos com placas de final 7 e 8;
Sexta-feira: não circulam veículos com placas de final 9 e 0.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes