O rodízio de veículos está suspenso em São Paulo até quando?

Suspensão do esquema de revezamento de carros segue até janeiro nas principais vias da cidade

Com exceção do que ocorreu em 2020, todos os anos a prefeitura da capital paulista suspende o esquema de revezamento de veículos que podem transitar nas principais vias da cidade. A decisão é impulsionada pelas férias escolares e pelas festas de Natal e Ano Novo, que reduzem o movimento. Este ano o rodízio de carros está suspenso em São Paulo desde o dia 20 de dezembro. O sistema foi a maneira encontrada pelas autoridades para reduzir os congestionamentos, tão comuns na cidade, e a poluição atmosférica. Saiba mais sobre a suspensão.

Até quando o rodízio de veículos em São Paulo está suspenso?

A suspensão do rodízio de veículos em São Paulo começou poucos dias antes do Natal, no dia 20 de dezembro, e segue até o dia 16 de janeiro de 2022. O rodízio de veículos não está suspenso, no entanto, para veículos pesados (caminhões) e nem para as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Portanto, o retorno das restrições está programado para segunda-feira, 17 de janeiro, das 7h às 10h e das 17h às 20h. O rodízio deve ser respeitado de segunda a sexta-feira e, se for flagrado, o motorista paga uma multa no valor de R$ 130,16 e recebe quatro pontos na carteira. Se for flagrado duas vezes no mesmo dia, é penalizado em dobro.

Como funciona o rodízio?

O rodízio está suspenso em são paulo
O esquema funciona de segunda a sexta. Foto: pexels

Quando não está suspenso, o rodízio de veículos em São Paulo funciona da seguinte maneira: placas final 1 e 2 não podem circular às segundas-feiras; final 3 e 4 não circulam às terças; 5 e 6, às quartas; quem tem carro com placa final 7 e 8 está proibido de trafegar às quintas-feiras e às sextas não circulam as placas 9 e 0.

Dias de rodízio em São Paulo

  • Finais 1 e 2: das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda-feira
  • Finais 3 e 4: das 7h às 10h e das 17h às 20h de terça-feira
  • Finais 5 e 6: das 7h às 10h e das 17h às 20h de quarta-feira
  • Finais 7 e 8: das 7h às 10h e das 17h às 20h de quinta-feira
  • Finais 9 e 0: das 7h às 10h e das 17h às 20h na sexta-feira

São isentas as pessoas com problemas de saúde que comprometam a mobilidade, em tratamento de doença grave ou quem faz o transporte delas, médicos e serviços públicos e/ou essenciais, como coleta de lixo, correios, serviços funerários, manutenção de rede elétrica, transporte escolar, transporte público, motos, entre outros. Carros de outras cidades não são isentos.

Quais são as áreas restritas?

A área em que há restrições de circulação é compreendida como Centro Expandido e inclui o Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes