Doação de cobertores em SP: 7 lugares para levar casacos e alimentos

Os termômetros podem chegar a 3ºC  na Capital no inverno.

A nova onda de frio que chegou esta semana a São Paulo tem se mostrado, até então, a pior de todo o inverno paulistano. As temperaturas estão em queda e pode chegar a gear na região metropolitana. Para ajudar as pessoas em situação de rua, grupos e entidades se uniram para realizar doação de cobertores em SP.

Frio intenso em SP

A Defesa Civil emitiu um alerta sobre as baixas temperaturas previstas para o Estado nesta semana. Estas baixas temperaturas acontecem em decorrência de uma onda polar que atingiu as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A previsão é de que os termômetros só voltem a registrar temperaturas mais altas a partir do dia 1º de agosto.

Neste período, a recomendação das autoridades é de se manter agasalhado e redobrar a atenção com as crianças e idosos que são mais suscetíveis às doenças do frio.

O alerta da Defesa Civil também chama atenção para os cuidados com animais domésticos, como cachorros e gatos que também sentem frio e necessitam de abrigo.

Só neste ano, segundo o Movimento Estadual da População de Rua, pelo menos 13 pessoas morreram de frio na Capital.

Diante deste cenário de frio intenso, veja onde você pode doar agasalhos e cobertores para ajudar quem mais necessita. Lembrando que as roupas e cobertores devem estar limpos e em bom estado.

Doação de cobertores em sp
Foto: reprodução

Onde fazer as doação de cobertores em SP

Além de estarem limpas, a doação deve ser de peças em bom estado. Você também pode adotar a prática de carregar um agasalho a mais e oferecer caso encontre uma pessoa em situação de rua. Listamos abaixo iniciativas públicas, privadas e de organizações não-governamentais de onde você pode doar roupas de frio, calçados, cobertores e mantas em São Paulo.

Anjos das Ruas - doação de cobertores em SP

O projeto existente desde 2015 nasceu com amigos que queriam transformar o mundo em um lugar melhor. "Anjos das Ruas" está toda semana nas ruas, como o nome já diz, da região central de São Paulo entregando refeições, kits de higiene e cobertores.

Onde doar: Pelo site https://campanha.lepinenxovais.com.br/. No link você seleciona as peças que deseja comprar para doação e no final do pedido utiliza o código spanjodasruas

Casa de Oração do Povo da Rua

A Casa de Oração do Povo da Rua é uma igreja que "nasce" da rua. O espaço ecumênico de oração está desde o início da pandemia com diversas ações voltadas à população que mais necessita, principalmente agora, no frio.

Onde doar: Rua Djalma Dutra, 3 esquina com a 25 de Janeiro (Luz, Centro de São Paulo)

Você pode doar indo pessoalmente até a sede ou transferir qualquer valor para:

Mitra Arquidiocesana de São Paulo
Banco Bradesco
Agência 0124
Conta Corrente 53148-0
Telefones de contatos são: (11) 3106-5531 e (11) 994279070.

Cruz Vermelha - doação de cobertores em SP

Desde 2009 a Campanha do Agasalho da Cruz Vermelhe São Paulo é uma iniciativa que apoia e leva calor em tempos de frio para milhares de pessoas que sofrem com as baixas temperaturas. Você pode doar roupas, calças, sapatos, cobertores e mantas. Este ano, além de agasalhos, a Cruz Vermelha também está recebendo kits de higiene.

Onde doar: Na sede da Cruz Vermelha, que fica na Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis). No site você também visualiza todos os demais pontos de coleta no mapa da Cruz Vermelha (clique aqui).

Paróquia São Miguel Arcanjo

A paróquia São Miguel Arcanjo tem um trabalho reconhecido de solidariedade, principalmente pela figura do Padre Júlio Lancellotti. Neste inverno, a paróquia está com uma campanha de doação de agasalhos, roupas, meias, tocas, cobertores e alimentos.

Onde doar: Rua Taquari, 1100 (Belenzinho, Centro de São Paulo)
Você também pode doar transferindo qualquer quantia para a conta da organização:
Banco Bradesco| Ag: 0299
Cc: 034857-0 |
Cnpj: 63.089.825/0097-96
Chave Pix: 63.089.825/0097-96

Sefas (Serviço Franciscano de Solidariedade)

O Serviço Franciscano de Solidariedade tem uma luta reconhecida no combate à fome, violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: idosos sozinhos, imigrantes e refugiados, crianças pobres, população em situação de rua e pessoas com hanseníase.

Onde doar: Na sede do Sefas, que fica na Rua Rodrigues dos Santos, 831, no Brás, em São Paulo.

Estações e terminais - doação de cobertores em SP

As doações também podem ser realizadas em estações da CPTM, metro e terminais de ônibus de quase toda a grande São Paulo.

Estações da CPTM: Todas as estações das linhas 7 - Rubi, 8 - Diamante (exceção das estações Amador Bueno e Santa Rita), 9 - Esmeralda, 10 - Turquesa, 11 - Coral, 12 - Safira e 13 - Jade.

Estações da Via Quatro e da Via MobilidadeTodas as estações das linhas 4 - Amarela e 5 - Lilás.

Estações do MetrôTodas as estações das linhas 1 - Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha e 15 - Prata.

Terminais da EMTU: terminais São Mateus, Santo André Oeste, Santo André Leste, São Bernardo do Campo, Piraporinha, Diadema, Jabaquara, Taboão, CECAP, Vila Galvão, Luiz Bortolosso, Cotia e Carapicuíba.

 

Tendas da Prefeitura de SP

Por conta da queda brusca na temperatura, a Prefeitura de São Paulo montou uma operação de emergência pela cidade oferecendo local da para dormir, refeições e agasalhos.

Serão cinco tendas de acolhimento espalhadas na Capital para atender a população em situação de rua em parceria com a Cruz Vermelha. A expectativa é de conseguir servir 5 mil pratos de sopa por noite, além de distribuir mais de 3 toneladas de roupas e cobertores.

Além de atendimento médico, na área das tendas, a Prefeitura também prevê ônibus para encaminhar as pessoas que quiserem até os abrigos.

Veja onde estão montadas as tendas:

Praça da Sé;
Praça Princesa Isabel (Luz);
Praça Barão de Tietê (Mooca);
Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro);
Praça Miguel Dell’erba (Lapa).

Relacionado - Onde doar sangue em SP? Veja endereços e requisitos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes