Agendamento Auxílio Brasil: saiba como fazer para receber

Cadastro para o novo Bolsa Família é feito apenas presencialmente

Os pagamentos do substituto ao Bolsa Família começam nesta quarta-feira (17). No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas, incluindo sobre agendamento do Auxílio Brasil para entrar na fila do programa. 

Nesta primeira parcela, serão beneficiados apenas quem já recebia o Bolsa Família - cerca de 14,6 milhões de famílias. No entanto, o governo tem a intenção de atender até 17 milhões de pessoas até o final de dezembro. 

A expansão da base de beneficiários depende justamente da inscrição no Cadastro Único, que só pode ser presencial, por isso muitas pessoas têm feito fila nos postos de atendimento para tentar entrar no programa - principalmente com o fim do Auxílio Emergencial. Saiba como é feito o agendamento Auxílio Brasil. 

Como fazer o agendamento do Auxílio Brasil?

Além de atender aos requisitos do Auxílio Brasil, é preciso ter um cadastro em dia no CadÚnico – o que só é possível presencialmente. 

Em algumas unidades, no entanto, só é possível fazer a inscrição mediante agendamento. A pessoa deve buscar uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou postos de atendimento para entender como prosseguir com o agendamento Auxílio Brasil. Também é possível buscar informações na Prefeitura, em caso de dúvida. 

Após realizar o agendamento Auxílio Brasil, a pessoa passa por uma entrevista no CRAS para conhecer o perfil socioeconômico da família e entender se ela enquadra-se nos requisitos do programa. Isso pode levar cerca de 1 hora, então é necessário se planejar para não atrasar outros compromissos pessoais. 

Quais documentos levar?

Entre os documentos necessários para levar no agendamento Auxílio Brasil, você deve ter CPF ou o título de eleitor. Carteira de trabalho, comprovantes de endereço (de preferência a conta de luz) e da matrícula escolar na educação básica das crianças e jovens de até 21 anos incompletos não são obrigatórios, mas ajudam.

Também não é preciso que todos os membros da família compareçam no dia. A pessoa que for ao agendamento Auxílio Brasil torna-se a Responsável pela Unidade Familiar (RF) e deve levar apenas um documento dos demais integrantes da família (podendo ser: certidão de nascimento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor).

Caso falte algum documento, o cadastro deve obrigatoriamente ser finalizado pelo atendente. Mas, neste caso, a família fica impedida de receber benefícios, incluindo o Auxílio Brasil. Por isso, é necessário concluir a inscrição o quanto antes.

Leia também: 
Como consultar o Auxílio Brasil: veja se você tem direito ao benefício

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes