Como saber o valor da restituição do imposto de renda 2021?

Veja como fazer consulta, como saber o valor da restituição do imposto de renda 2021 e data de pagamento

Os lotes de restituição do imposto de renda de 20221 liberados pela Receita Federal são um alívio financeiro para mais de 358 mil brasileiros. Ao todo serão repassados R$ 562 milhões diretamente para as contas bancárias dos contribuintes. Mas afinal, quem pode receber? E mais, como saber o valor da restituição do imposto de renda 2021?

LEIA TAMBÉM | Auxílio emergencial de 500 reais em 2021? O que se sabe até agora 

Para responder a esses questionamentos primeiro precisamos entender o que é o Imposto de Renda para pessoa física. de forma geral, o Imposto de Renda nada mais é do que um tributo cobrado pelo Governo Federal sobre todo e qualquer rendimento dos cidadãos. O valor arrecadado é revertido para os cofres públicos para o orçamento de programas sociais, obras de infraestrutura e outros gastos governamentais.  

Veja como fazer consulta, como saber o valor da restituição do imposto de renda 2021 e a data de pagamento

O valor da restituição do imposto de renda 2021 está diretamente relacionado ao quanto foi pago no ato da declaração do IRPF ou de quanto foi retido na fonte. Mesmo que o pagamento seja feito apenas para aqueles que tenham pago a mais, o valor da restituição irá variar para cada contribuinte. 

Alguns gastos como despesas com saúde, educação e ainda parte das despesas com dependentes como filhos podem ser deduzidos do valor a ser pago pelo Imposto de Renda. Assim, há milhões de casos onde os cidadãos pagam uma quantia maior do que deveriam ao Imposto de Renda. 

VEJA TAMBÉM | Novo salário mínimo 2022: Aposentados do INSS vão ganhar mais

Além disso, parte dos trabalhadores possuem o Imposto de Renda retido na fonte, isso significa que ao receberem os salários, o pagamento já vem com o desconto do valor a ser usado para quitar o IRPF. 

Dessa forma, ao fazer a declaração do Imposto de Renda e colocar os gastos a serem deduzidos, milhões de brasileiros terão dado mais dinheiro à Receita Federal do que deveriam. Assim, para solucionar o problema, a entidade criou o sistema de restituição do imposto de renda, para devolver o montante que foi enviado a mais pelos contribuintes. 

Quem declara imposto de renda nas primeiras semanas do processo, tem o direito de serem restituídos nos primeiros lotes de restituição e assim recebem o dinheiro mais cedo. O lote de restituição que o cidadão irá receber não influencia no valor a ser recebido. 

Como fazer a consulta da restituição do imposto de renda 2021 na Receita Federal?

O processo de consulta serve também para que cada contribuinte saiba exatamente o valor da restituição do imposto de renda 2021 e a partir de quando ela estará disponível na conta. A consulta é feita de forma online, pelo site ou pelo aplicativo de celular "Meu imposto de renda" e apresenta a situação da restituição do IRPF 2021 na hora. 

>> Ao acessar o site da Receita Federal, o contibruinte precisa descer a tela até encontrar o campo "Consultar restituiçãp de imposto de renda" 

>> O campo funciona como um botão e irá levar o usuário para uma outra página, onde poderá informar seus dados para consulta

 >> A consulta exige que a pessoa informa:  Número do CPF Data de nascimento Ano da declaração do imposto de renda

 >> Além disso é preciso digitar corretamente o campo com código de letras e números que será exibido pelo site

Depois de ter realizado os passos anteriores, a  Receita Federal irá exibir ao contribuinte um resumo da situação atual da Restituição do Imposto de Renda. Como o pagamento é sempre feito no último dia útil de cada mês, na proximidade da data o depósito com o valor da restituição do imposto de renda 2021 poderá ser visualizado em "lançamentos futuros”.

CONFIRA | Aposentados não receberão 13º salário do INSS em dezembro; entenda

A consulta permite ainda que o usuário veja a partir de quando o dinheiro estará disponível e em qual conta ele será depositado. A transferência da verba é feita para a mesma conta bancária informada pelo contribuinte ao declarar o imposto de renda, sendo esta uma outra forma de saber o valor da restituição do imposto de renda 2021.

O que significa declaração está na base de dados da Receita Federal? 

Para além do lote da restituição, ao realizar a consulta, o contribuinte também tem acesso ao status de sua declaração de imposto de renda. Assim, caso apareça “aguardando reagendamento”, significa que o pagamento da restituição não pode ser completado (veja o que fazer abaixo). 

Outra possibilidade é aparecer “Em fila de restituição”, quando ela será liberada em um eventual próximo lote. Agora, se aparecer o informar que a “declaração está na base de dados da Receita Federal”, isso significa que os dados da declaração enviada foram completamente analisados e que o valor pago ao Imposto de Renda está dentro dos conforme, não havendo excedente e a prestação de contas com o leão está encerrada. 

LEIA MAIS | Prova de vida INSS 2021: 6 alternativas para manter o benefício

Assim, dizer que a declaração está na base de dados da Receita Federal significa que não há necessidade de nenhum pagamento adicional por parte do contribuinte, que não é preciso nenhuma revisão no cadastro feito na Receita Federal. O status significa também que não o contribuinte não tem direito a restituição por não ter pago nenhum real a mais pelo imposto. 

Não recebi a restituição do imposto de renda 2021? O que devo fazer? 

O pagamento de todos os lotes de restituição do Imposto de Renda é feito de forma automática por meio de uma parceria entre a Receita Federal e o Banco do Brasil. Assim, não é necessário realizar qualquer tipo de cadastro ou nova solicitação. O contribuinte deve apenas monitorar em qual lote será incluído e aguardar o depósito em conta. 

Contudo, caso o repasse da restituição do IRPF 2021 não seja realizado, o cidadão pode recorrer, atualizar seu cadastro e agendar novamente o depósito do valor da restituição do imposto de renda 2021. 

VEJA MAIS | Restituição Imposto de Renda 2021: como alterar a conta bancária para receber?

Nas situações em que o contribuinte possui direito a restituição e ela não ocorre, conforme a Receita Federal, é em virtude de alguma inconsistência no cadastro, especialmente nos dados bancários informados na prestação de contas com o fisco. A Receita garante ainda o prazo de um ano para contestação do não recebimento da restituição. 

Para reagendar o depósito da restituição, basta entrar em contato com o Banco do Brasil por meio dos seguintes contatos da central de relacionamento BB, por meio dos telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Caso prefira, o Banco do Brasil também disponibiliza a opção de reagendamento da restituição do Imposto de Renda no site <bb.com.br/irpf>. Após um ano de prazo, o contribuinte ainda poderá reaver o valor. Para isso, será necessário acessar o portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, depois clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois acessar a aba "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária" e preencher a tabela de solicitação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes