Copom mantém taxa Selic em 2% ao ano pela terceira vez consecutiva

Em última reunião do ano realizada ontem (09) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, se decidiu por unanimidade manter a taxa Selic em 2% ao ano.

Em última reunião do ano realizada ontem (09) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, se decidiu por unanimidade manter a taxa Selic em 2% ao ano. Trata-se da terceira vez consecutiva que a taxa é mantida nesse patamar, está assim desde agosto. Nota-se ainda que é a menor taxa da série histórica.

Como funciona a taxa Selic?

A Selic equivale à taxa básica de juros da economia brasileira, e serve como parâmetro para definir todos os outros tipos de juros, como os juros aplicados em empréstimos, por exemplo. É regulada pelo Banco Central, sendo assim a cada 45 dias o Copom se reúne para definir a meta da taxa.

A Selic é o principal instrumento de política monetária usado pelo órgão para ajudar a controlar a inflação. Nesse sentido, a inflação oficial do país está acima do centro da meta do ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) somou 0,89% no mês de novembro e acumula 4,31% em doze meses, ao passo que a meta de inflação para 2020 é de 4%.

Inflação em 2020

Segundo o Banco Central, “apesar do arrefecimento previsto para os preços dos alimentos, a inflação ainda deve se mostrar elevada”. Ao passo que, o Copom mantém a previsão de que choques atuais da inflação são temporários.

Ademais, o órgão está monitorando em particular a inflação subjacente, que é aquela que tem o objetivo de captar a tendência dos preços, sem considerar os choques temporários. “As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis compatíveis com o cumprimento da meta para a inflação no horizonte relevante para a política monetária” diz em nota.

Por fim, a expectativa para inflação neste ano é de 4,2%. Já para 2021 é de 3,3%.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes