Teleperícia do INSS começa a funcionar na segunda-feira (16)

O atendimento online do INSS deve acontecer até 31 de janeiro de 2021. A teleperícia é para beneficiários exclusivos e agendamento virtual.

A teleperícia do INSS é o atedimento on-line para a validação da continuidade dos benefícios do INSS, como por exemplo o auxílio-doença temporário. Sendo assim, o atendimento à distância deve começar nesta segunda-feira (16). Segundo o Ministério da Economia, responsável também pelas regulações trabalhistas, prevê esse tipo de atendimento até 31 de janeiro de 2021.

O atendimento virtual acontecerá por videochamada com a presença de um funcionário do INSS, médico da empresa e um perito, também da previdência social, além do beneficiário.

Teleperícia do INSS

A primeira experiência do INSS com a perícia virtual deve começar na segunda-feira (16). Sendo assim, os atendimentos virtuais são obrigatórios para beneficiários do auxílio-doença temporário e funcionários de empresas conveniadas.

Isso porque a teleperícia foi uma exigência do Tribunal de Conta da União (TCU), para comprovação da necessidade do pagamento de benefícios durante a pandemia. Além disso, para evitar fraudes ou recebimento indevido.

Para a realização do atendimento à distância, houve um consenso de mudanças sobre a atuação dos médicos. Para isso, reuniram-se Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas também, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

 

Agendamento da teleperícia

Para o atendimento por teleperícia, o beneficiário deve realizar agendamento pela plataforma Meu INSS. Pelo portal ou pelo aplicativo. Mas também, através do telefone da Previdência Social, 135.

Sendo assim, para o agendamento pelo aplicativo Meu INSS, siga os seguintes passos:

  • Acesse o app, disponível para Android e iOS;
  • Faça o login com CPF e senha;
  • Clique em "agendar perícia";
  • Selecione uma das opções: “perícia inicial”, “perícia de prorrogação” ou “remarcar perícia”;
  • Depois disso, siga as orientações do aplicativo;
  • Por fim, clique em "agendamentos/solicitações".

Dessa forma, os passos para agendamento pelo site são semelhantes. Para isso, acesse o portal do INSS (meu.inss.gov.br). Em seguida, clique em "entrar". E, prossiga conforme as orientações acima.

Vale lembrar que a teleperícia é para beneficiários do auxílio-doença e funcionários de empresas conveniadas com o INSS, em caso de necessidade, exclusivamente. Dessa forma, a teleperícia do INSS não está disponível para os demais segurados da previdência social.

 

Leia também

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes