Teleperícia do INSS começa a funcionar na segunda-feira (16)

O atendimento online do INSS deve acontecer até 31 de janeiro de 2021. A teleperícia é para beneficiários exclusivos e agendamento virtual.

A teleperícia do INSS é o atedimento on-line para a validação da continuidade dos benefícios do INSS, como por exemplo o auxílio-doença temporário. Sendo assim, o atendimento à distância deve começar nesta segunda-feira (16). Segundo o Ministério da Economia, responsável também pelas regulações trabalhistas, prevê esse tipo de atendimento até 31 de janeiro de 2021.

O atendimento virtual acontecerá por videochamada com a presença de um funcionário do INSS, médico da empresa e um perito, também da previdência social, além do beneficiário.

 

Teleperícia do INSS

A primeira experiência do INSS com a perícia virtual deve começar na segunda-feira (16). Sendo assim, os atendimentos virtuais são obrigatórios para beneficiários do auxílio-doença temporário e funcionários de empresas conveniadas.

Isso porque a teleperícia foi uma exigência do Tribunal de Conta da União (TCU), para comprovação da necessidade do pagamento de benefícios durante a pandemia. Além disso, para evitar fraudes ou recebimento indevido.

Para a realização do atendimento à distância, houve um consenso de mudanças sobre a atuação dos médicos. Para isso, reuniram-se Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas também, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

 

Agendamento da teleperícia

Para o atendimento por teleperícia, o beneficiário deve realizar agendamento pela plataforma Meu INSS. Pelo portal ou pelo aplicativo. Mas também, através do telefone da Previdência Social, 135.

Sendo assim, para o agendamento pelo aplicativo Meu INSS, siga os seguintes passos:

  • Acesse o app, disponível para Android e iOS;
  • Faça o login com CPF e senha;
  • Clique em “agendar perícia”;
  • Selecione uma das opções: “perícia inicial”, “perícia de prorrogação” ou “remarcar perícia”;
  • Depois disso, siga as orientações do aplicativo;
  • Por fim, clique em “agendamentos/solicitações”.

Dessa forma, os passos para agendamento pelo site são semelhantes. Para isso, acesse o portal do INSS (meu.inss.gov.br). Em seguida, clique em “entrar”. E, prossiga conforme as orientações acima.

Vale lembrar que a teleperícia é para beneficiários do auxílio-doença e funcionários de empresas conveniadas com o INSS, em caso de necessidade, exclusivamente. Dessa forma, a teleperícia do INSS não está disponível para os demais segurados da previdência social.

 

Leia também

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes