Rodada 38 do Brasileirão 2021: o que está em jogo no último dia?

Atlético Mineiro já é campeão, enquanto Grêmio, Cuiabá, Juventude e Bahia lutam contra o rebaixamento

A 38ª rodada, a última do Campeonato Brasileiro na temporada, vai acontecer na próxima quinta-feira, 09 de dezembro de 2021, com a bola rolando em todos os dez confrontos a partir das 21h30 (horário de Brasília). Mesmo com o título definido, continua em jogo as vagas para a Libertadores, Sul-Americana e a decisão contra o rebaixamento. Confira todos os jogos da rodada 38 no Brasileirão e o que esperar.

O que está em jogo na rodada 38, a última do Brasileirão 2021?

O Atlético Mineiro é o campeão do Brasileirão em 2021. Depois de cinquenta anos de espera, o Galo levantou a sua segunda taça da história depois de vencer o Bahia em 02 de dezembro, de virada por 3 a 2, na Arena Fonte Nova sob o comando do técnico Cuca.

Porém, mesmo com o título já definido, as disputas continuam do meio até a parte de baixo da tabela.

Para a Libertadores, já estão classificados Atlético, Flamengo, Palmeiras (campeão da Libertadores), Athletico-PR (campeão da Sul-Americana), Corinthians e Fortaleza, enquanto RB Bragantino, Fluminense, América-MG, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo seguem vivos pelas últimas duas vagas do torneio.

Chapecoense e Sport já estão rebaixados, com Grêmio, Bahia, Juventude e Cuiabá brigando para deixarem a degola. Séra tudo ou nada para essas equipes.

Confira o calendário da última rodada do Brasileirão e saiba o que esperar em cada um dos jogos.

 

Fluminense x Chapecoense - Rodada 38 do Brasileirão 2021

Para o Fluminense, a vitória no último jogo da temporada significa a classificação na Pré-Libertadores. Porém, se ganhar o jogo e o Bragantino perder, então o time carioca vai direto para a fase de grupos. Se empatar, porém, ainda vai para a preliminar, mas deve contar com resultados de terceiros, assim como se perder.

Enquanto isso, a Chapecoense entra em campo somente para cumprir tabela já que já está rebaixada para a segunda divisão.

 

Palmeiras x Ceará

Já classificado para a Copa Libertadores ao conquistar o tricampeonato diante do Flamengo em 27 de novembro, o Palmeiras entra em campo buscando somente encerrar o ano de maneira positiva, ou seja, cumprir a tabela. Em terceiro lugar, não tem como ser ultrapassado ou sequer avançar para a vice-liderança.

Do outro lado, porém, o Ceará precisa da vitória se quiser disputar a Pré-Libertadores. Além de ganhar o seu jogo, tem que torcer por tropeços de Fluminense, América e Atlético Goianiense, que estão à sua frente na tabela.

 

Santos x Cuiabá

Depois de vencer o Flamengo na última rodada, o Santos está oficialmente fora de perigo. Agora, se quiser se classificar para a Pré-Libertadores, tem que ganhar o jogo desta quinta-feira e torcer contra o Ceará, Atlético-GO, América-MG e até o Fluminense.

Para o Cuiabá, porém, o cenário é de pressão total. Depois de ganhar do Fortaleza em casa na rodada passada, o elenco de Mato Grosso precisa somar apenas um pontinho para escapar do rebaixamento. Se perder, aí tem que contar com tropeços de Bahia e Juventude, o que pode ser difícil já que ambos também lutam na degola.

 

América-MG x São Paulo

Três pontos, é tudo o que o América precisa para chegar até a fase preliminar da Taça Libertadores da América no ano que vem. O clube mineiro realiza uma campanha histórica depois de subir da Série B no ano passado e, agora, encerra o ciclo na parte de cima. Além disso, se o time verde vencer e Fluminense e Bragantino perderem, aí está dentro da fase de grupos.

Para o São Paulo, a situação também é complicada mesmo depois de escapar do rebaixamento. Ocupando a 13ª posição, o tricolor só pode concorrer para a Pré-Libertadores se vencer o seu jogo e Internacional, Santos, Ceará e Atlético-GO não ganhem na rodada. Caso contrário, o São Paulo fica com a vaga na Sul-Americana.

 

Grêmio x Atlético-MG

Este é o grande jogo da última rodada do Brasileirão. De um lado, o Grêmio sofre com a possibilidade de ser rebaixado para a segunda divisão. Com 40 pontos, o tricolor gaúcho precisa da vitória de qualquer maneira, além de torcer por derrota de Bahia e Juventude.

O Galo, por outro lado, já é campeão e vai entrar para curtir o título.

 

Fortaleza x Bahia

O Fortaleza briga somente para terminar em melhor colocação da tabela do Brasileirão, uma vez que já está classificado para a fase de grupos Libertadores.

O Bahia, entretanto, tem que vencer o confronto se quiser escapar do rebaixamento. Se perder ou empatar, entretanto, aí tem que esperar derrotas do Juventude e Grêmio, que também estão na parte de baixo brigando contra a degola.

 

Sport x Athletico-PR - Rodada 38 do Brasileirão 2021

O Sport já está rebaixado e o Athletico se livrou de ser rebaixado na reta final da competição. Por isso, a única coisa que está em jogo é uma provável melhor colocação do time paranaense na tabela.

 

RB Bragantino x Internacional

O Bragantino está praticamente com o pé na fase de grupos da Libertadores. Para confirmar a sua classificação, tem que ganhar o seu jogo. Caso contrário, se perder, aí só não tem a sua vaga encaminhada se Fluminense, América-MG e Atlético-GO ganharem também.

Para o Internacional, entretanto, a briga para chegar na Pré-Libertadores é real, tendo que conquistar a vitória e torcer por tropeços de Santos, Ceará, Fluminense, Atlético-GO e América-MG, todos em sua frente na tabela e com perigo de ameaçar tomar a sua vaga.

 

Juventude x Corinthians

É tudo ou nada para o Juventude nesta quinta-feira. Ameaçado de ser rebaixado para a segunda divisão, o elenco deve colocar os seus melhores jogadores em campo para jogar em casa e, dessa maneira, conquistar os três pontos para afastar o fantasma da degola. Com 43 pontos, depende da sua vitória para seguir vivo e de tropeços do Bahia e Cuiabá. Se empatar, só se salva se o Bahia perder.

Enquanto isso, o Corinthians já está classificado para a Libertadores e só entra em campo para cumprir tabela.

 

Atlético-GO x Flamengo

O Atlético entra em campo cheio de sonhos. Contando com o apoio da torcida em peso na quinta-feira, o elenco goiano precisa vencer para alcançar a Pré-Libertadores do ano que vem e torcer por derrota de Fluminense e América Mineiro, já que possuem o mesmo número de pontos. Porém, se empatar ou perder, suas chances diminuem, tendo que contar com resultados de terceiros para se salvar.

Do outro lado, o Flamengo já está garantido na fase de grupos da Libertadores, além de ser o vice-campeão do Brasileirão.

Classificação atualizada do Brasileirão Série A em 2021

1 Atlético-MG – 84 pontos
2 Flamengo – 71 pontos
3 Palmeiras – 63 pontos
4 Corinthians – 57 pontos
5 Fortaleza – 55 pontos
6 RB Bragantino – 53 pontos
7 Fluminense – 51 pontos
8 América-MG – 50 pontos
9 Atlético-GO– 50 pontos
10 Ceará – 50 pontos
11 Santos – 49 pontos
12 Internacional – 48 pontos
13 São Paulo – 48 pontos
14 Athletico-PR – 46 pontos
15 Cuiabá – 46 pontos
16 Bahia – 43 pontos
17 Juventude– 43 pontos
18 Grêmio – 40 pontos
19 Sport – 37 pontos
20 Chapecoense – 15 pontos

Premiação do Brasileirão 2021

Por ser o torneio de maior expressão do país, a CBF garante prêmios em dinheiro para as equipes que terminam entre o  1º até 16º na tabela de classificação. Este ano, o Atlético Mineiro é quem levou a bolada mais alta, sob o valor de 33 milhões de reais.

Os números são divulgados e determinados pela CBF. Lembrando que se o elenco terminar entre as primeiras posições vai ganhar um alto valor mas, se acabar na parte de baixo, aí leva um número menor. Os times que terminam 17º até o 20º não ganham o prêmio em dinheiro já que são rebaixados para a segunda divisão do futebol brasileiro.

Saiba quais são os valores da premiação do Brasileirão em 2021.

 

1º lugar – 33 milhões
2º lugar – 31,3 milhões
3º lugar – 29,7 milhões
4º lugar – 28 milhões
5º lugar – 26,4 milhões
6º lugar – 24,7 milhões
7º lugar – 23,1 milhões
8º lugar – 21,4 milhões
9º lugar – 19,8 milhões
10º lugar – 18,1 milhões
11º lugar – 15,5 milhões
12º lugar – 14,6 milhões
13º lugar – 13,7 milhões
14º lugar – 12,8 milhões
15º lugar – 11,9 milhões
16º lugar – 11 milhões

 

Leia também:

Quais são os critérios de desempate no Brasileirão 2021?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes