Chaveamento da Copa América 2021: saiba como funciona

Competição terá a última rodada da fase de grupos realizada neste domingo (27) e segunda (28), e na sexta (2/7) inicia os confrontos das quartas de final.

A Copa América inicia neste domingo (27) sua 5ª e última rodada da fase de grupos. Dos oito classificados à próxima fase, seis já estão garantidos, incluindo o Brasil que avança com o primeiro lugar do Grupo B. Com apenas mais duas vagas restantes para as quartas de final, confira como funciona o chaveamento da competição e veja os possíveis confrontos.

Chaveamento da Copa América

Para a primeira fase, a Conmebol dividiu as seleções em dois grupos, de acordo com suas posições geográficas. O grupo A da Argentina, conhecido como Zona Sul, tem também a Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado no B, Zona Norte, tem o Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam às quartas de final. Na fase eliminatória, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto do B e assim sucessivamente. Os confrontos ficam da seguinte maneira: 1A x 4B, 2A x 3B, 1B x 4A e 2B x 3A.

Chaveamento da copa américa impossibilita um brasil x argentina nas quartas
Chaveamento da copa américa impossibilita um brasil x argentina nas quartas (foto: twitter/@argentina)

Na Chave A, os quatro classificados já estão definidos, com a Bolívia sem chance de avançar. No entanto, suas posições não estão garantidas e as partidas da última rodada estabelecerão os confrontos das quartas de final. Já no B, Brasil e Colômbia passam de fase, enquanto as outras três seleções brigam pelas duas últimas vagas.

Quem o Brasil enfrenta nas quartas de final?

A única equipe garantida nas quartas de final com sua posição já definida é o Brasil. A seleção tem nove pontos e não pode ser alcançada por nenhuma outra equipe da chave. Com isso, o time de Tite já sabe que enfrentará na próxima fase, o quarto colocado do Grupo A.

Dentre as quatro seleções classificadas da primeira chave, a líder Argentina e o vice Paraguai, com sete e seis pontos respectivamente, não possuem chances de caírem para o quarto lugar. Diante deste cenário, Chile e Uruguai são os possíveis adversário da seleção brasileira para próxima fase. Entretanto, como o Chile não joga nesta última rodada, o rival do Brasil será conhecido após o jogo entre Uruguai x Paraguai.

Se os paraguaios vencerem, os uruguaios, atuais quarto colocados, continuam na posição e encaram os anfitriões nas quartas de final. Entretanto, se a Celeste conseguir pontuar no confronto, quem cai para o quarto lugar são os chilenos.

Brasil está garantido na próxima fase com a primeira posição do grupo b
Brasil está garantido na próxima fase com a primeira posição do grupo b (foto: lucas figueiredo/cbf)

Quartas de final

1: 2º Grupo B x 3º Grupo A
2: Brasil (1º B) x 4º Grupo A
3: 2º Grupo A x 3º Grupo B
4: 1º Grupo A x 4º Grupo B

Semifinais

S1: vencedor Jogo 1 x vencedor Jogo 2
S2: vencedor Jogo 3 x vencedor Jogo 4

Final
Vencedor S1 x Vencedor S2

Em jogo único, o empate leva a disputa para os pênaltis e os vencedores de cada duelo avançam à semifinal e, por fim, à grande final no dia 10 de julho.

Classificação da Copa América

Grupo A

Argentina 7 pts
Paraguai 6 pts
Chile 5 pts
Uruguai 4 pts
Bolívia 0 pt

Grupo B

Brasil 9 pts
Colômbia 4 pts
Peru 4 pts
Equador 2 pt
Venezuela 2 pt

*Em negrito, seleções já classificadas às quartas de final da Copa América 2021

Uruguai encara o paraguai na última rodada da fase de grupos da copa américa
Uruguai encara o paraguai na última rodada da fase de grupos da copa américa (foto: twitter/@uruguay)

Próximo jogo do Brasil

A Seleção Brasileira entra em campo neste domingo (27) em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa América. O time de Tite enfrenta o Equador, no Estádio Olímpico, às 18h. Cinco dias depois, faz seu confronto de quartas de final, com o adversário ainda a ser definido.

Leia também: Brasil é campeão da Liga das Nações de Vôlei masculino 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes