No aniversário de 34 anos, veja as principais curiosidades de Lionel Messi

Argentino estreou no time profissional do Barcelona em 2004 pelo Campeonato Espanhol; hoje, segue defendendo o time da Catalunha

Extraordinário, inigualável ou até mesmo gênio. Estas são palavras usadas para descrever Lionel Messi. O argentino, dono de seis Bolas de Ouro e uma carreira de fazer inveja em adversários, completa 34 anos no dia de hoje, 24 de junho de 2021. Para comemorar o aniversário do ídolo de uma geração, separamos os principais momentos do craque em campo e também fora dele.

Quem é Lionel Messi?

O habilidoso argentino deu os primeiros chutes em uma bola nas categorias do Newell's Old Boys. No entanto, logo chamou a atenção de uma grande equipe no futebol mundial: o Barcelona, que o adquiriu em 2000 enquanto jovem.

Com apenas 17 anos, ganhou a primeira oportunidade no time profissional. A estreia aconteceu no dia 16 de outubro de 2004 pelo Campeonato Espanhol, na vitória por 1 a 0 contra o Espanyol. O seu primeiro gol, no entanto, aconteceu seis jogos depois, contra o Albacete em maio de 2005.

Além disso, o dono das seis Bolas de Ouro também é um dos maiores jogadores na Seleção da Argentina mesmo sem ter conquistado uma Copa do Mundo com o elenco. Em 2014, quase colocou a mão na taça após chegar até a final com a Alemanha, até ser derrotado por 1 a 0 no Maracanã, Rio de Janeiro.

Sem titulo 347
Messi defendendo a argentina em 2021 pela copa américa (fc barcelona oficial / @fcbarcelona)

Em aniversário de Messi, veja recordes pelo Barcelona

O Barcelona é o único time que Lionel Messi vestiu a camisa em todos os seus anos jogando futebol. Ao todo, são 778 partidas e 672 gols marcados. Hoje, é o maior goleador do clube e o melhor marcador em uma edição da La Liga.

Messi é o jogador com mais partidas e gols no clube, pelo Campeonato Espanhol e o mais jovem a marcar primeiro 100 e 200 gols. Além disso, é o atacante com mais gols em uma mesma edição da Champions. Ele também é o único na história do clube que marcou em seis competições oficiais em um ano.

Nos recordes também constam o maior número de gols fora e em casa pelo Campeonato Espanhol em uma mesma temporada, além de conquistar o título de único jogador que foi artilheiro e melhor provedor de assistências na mesma temporada em 2011/12. Por fim, Messi tem também a conquista de jogador com mais "hat-tricks" em competições.

Sem titulo 350
Lista de jogadores com mais partidas no barcelona (fc barcelona reprodução / www. Fcbarcelona. Com)

Quantos gols Messi tem na carreira?

Em toda a carreira profissional, Lionel Messi tem 745 gols em 925 jogos disputados. Em assistências, o atacante possui 311.

As marcações foram feitas tanto pelo clube profissional como na seleção argentina, incluindo disputas como Campeonato Espanhol, Champions League, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Mundial de Clubes, Copa do Mundo, Copa América e Eliminatórias Sul-Americanas.

Quantos títulos Lionel Messi tem na carreira?

Já são mais de 20 anos de história em campo. O atacante conquistou 37 títulos em toda a sua carreira, tornando-se o jogador com mais troféus na história. Confira a lista completa a seguir.

 

  • 10 títulos do Campeonato Espanhol
  • 8 Supercopa da Espanha
  • 7 Copa do Rei
  • 4 Champions League
  • 3 Mundial de Clubes
  • 3 Supercopa da UEFA
  • 1 Medalha Olímpica em 2008/09
  • 1 Copa do Mundo Sub-20 em 2005

Messi é recordista no prêmio Bola de Ouro

Com seis Bolas de Ouro, Messi é o maior vencedor do prêmio em toda a história do futebol. Elas vieram nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Em seu primeiro ano de conquista, 2009, o argentino ganhou Bola de Ouro, Jogador do Mundo FIFA, Troféu Pichichi e Chuteira de Ouro na mesma temporada. 

Além disso, em seu currículo, constam também um prêmio FIFA The Best e o título de três vezes o melhor jogador da Europa pela UEFA. Por vinte vezes, Messi liderou a artilharia do Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Champions League. Dentro do clube catalão, foi escolhido como o melhor jogador da época por dez vezes. Em 2014, recebeu o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo deixando Arjen Robben, da Holanda, e até mesmo Manuel Neuer, da Alemanha, para trás.

Pela temporada 2011/12, tornou-se o artilheiro de uma temporada em todas as competições disputadas, com gols na Liga dos Campeões, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e UEFA e Mundial de Clubes. Por fim, na Champions, obtém o título de jogador que goleou o maior número de equipes adversárias.

Sem titulo 348
Fazendo aniversário, messi celebra recordes e títulos (fc barcelona oficial / www. Fcbarcelona. Com)

Qual é o valor de Messi?

De acordo com a Forbes, revista americana que detém os números de cada celebridade no mundo, Messi vale o equivalente em 130 milhões de dólares, ou seja, mais de R$640 milhões em reais. Além disso, o argentino recebe como salário o valor de 92 milhões de dólares, aproximadamente 454 milhões de reais e mais de 33 milhões em publicidade e patrocinadores.

Vida pessoal de Lionel Messi

O jogador é casado com Antonella Roccuzzo, também nascida em Rosário, na Argentina, desde 2017, mas os pombinhos se conhecem desde que eram crianças, assumindo publicamente o romance em 2009. Hoje, o casal tem três belos filhos e moram em Barcelona com dois cachorros.

Messi não é craque somente dentro de campo, mas é também fora dele. Ele é muito ligado em causas sociais. A Fundação Leo Messi, na Argentina, ajuda crianças carentes com educação, saúde básica e lazer. Também tem parceria com a Unicef, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância, e a Fundação Josep Carreras, que trata de crianças com leucemia na Espanha.

Sem titulo 351
Messi e família (instagram reprodução)

 

Leia também: Messi e Cristiano Ronaldo juntos? Entenda a proposta do Barcelona

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes